O Nubank NÃO errou!

Venho dizer isso aos “militantes” de plantão! PAREM de ficar criando polêmica em cima da frase da Cristina (cofundadora do Nubank). Nos últimos dias ela deu uma entrevista e distorceram tudo da fala dela, dizendo que ela foi racista! Absurdo! Eu assisti a entrevista do início ao fim e ela NÃO FOI racista! Ela foi coerente.

Quando perguntada por uma jornalista se o “alto grau de exigência” para contratar funcionários no Nubank não seria uma barreira para pessoas negras, ela respondeu “Mas tbm não da pra gente nivelar por baixo, né?” Com essa fala, eu entendi que ela quis dizer que não dá pra “priorizar” os currículos com menos qualificações, ela não se referiu a cor dos candidatos, nem nada disso!! Quem assistiu a entrevista completa viu que ela o tempo todo falou que no Nubank eles priorizam as “qualificações” e qual o problema nisso?? Se eu tivesse uma empresa eu tbm iria priorizar os currículos com mais qualificações, afinal, o Nubank só tem esse atendimento tão elogiado porque justamente eles priorizam as qualificações das pessoas.

Além de tudo eles tem um grupo na empresa chamado “NuBlacks” que reúne funcionários negros pra discutir ideias que abordam esse tema de diversidade e ver no que pode ser melhorado. Não há necessidade de estarem criando polêmica em cima disso! Tentaram fazer a mesma coisa com o Magazine Luiza semana passada, quando anunciaram que iam criar um programa de trainee só para negros. Na minha opinião tem muita gente grande com raiva do sucesso que o Nubank vem fazendo! Os números só crescem a cada dia! Foi o banco que teve mais chaves do PIX cadastradas, ficou em primeiro lugar desbancando os “bancões” retrógrados. Eles ficam procurando qualquer oportunidade pra tentar queimar a imagem do Nubank. Não vamos deixar isso acontecer! Semana passada eu convenci 2 parentes meus a cancelar conta no lixo do Bradesco e mudar pro Nubank. :purple_heart:

Vocês estão no caminho certo, Nubank! Amo vcs e o propósito de vcs.

12 curtidas

Exatamente!
Só não enxerga isso, quem propositalmente não quer enxergar!

3 curtidas

Antes de chamar alguém de “militante de plantão”, é muito importante saber se você está no lugar de fala. Existe um problema real que essas pessoas enfrentam. Dizendo isso, você automaticamente vai contra a via da solução.

A Cris pode não ter desejado ter dito isso, mas disse. Como conclusão do contexto, basicamente disse que é difícil contratar líderes pretos.

O problema não está diretamente ligado na fala em si, mas no contexto em que ela foi colocada. Responder com essas palavras após uma pergunta referente a condição racial certamente não foi uma boa colocação.

Compreendo que a Cristina se expressou mal, mas isso não torna o problema menos real e também não absolve ela do erro. Caso contrário, a desculpa “me expressei mal” seria a solução para todos os problemas que estamos enfrentando e ficaria por isso mesmo: sem mudança alguma.

O Nubank errou. Pessoas e empresas erram todos os dias, e temos que parar de ver isso como algo negativo. Entre tantos acertos e resultados incríveis, nosso dever aqui não é querer tentar defender a instituição ou passar o pano para os erros, mas abrir espaço para mudanças - e acompanhá-las - aos decorrer dos próximos dias.

https://blog.nubank.com.br/nubank-erramos/

Eu realmente sinto-me aliviado que a empresa que mais admiro nesse segmento tenha assumido o erro e, mais importante que tudo, esteja trabalhando em mudanças. :wink:

5 curtidas

É muito mimimi e mts querem lacrar

1 curtida

E você criou mais um tópico para ampliar a polêmica. :man_shrugging:

2 curtidas

Aí vem o branco pra definir o que é racismo ou não né, tá de parabéns.
Não é seu lugar de fala amigo, só quem sofre pode dizer se é ou não.

3 curtidas

Olá @Rafael_Marcos1 seja bem-vindo a Nucommunity , se depender da lacrolandia tudo é racismo preconceito e vira motivo pra mimimi então acho que tem que entrar o bom senso

Antes de dizer que para a “lacrolândia” tudo é racismo ou que essas pessoas criam motivo de “mimimi”, saiba que de fato nós vivemos numa sociedade racista. Não é questão de querer lacrar ou criar motivo para “mimimi”, como você diz. Isso é um problema real que pessoas de um grupo menor enfrentam todos os dias.

Assim como eu, você também é um homem branco no topo da pirâmide social. Comentários como esse apenas comprovam a existência do racismo estrutural em nossa sociedade.

Falta muita compreensão dos grupos maiores sobre esse e outros problemas. Por tanto, deixo aqui como utilidade pública dois artigos sobre essa discussão:

2 curtidas

Empresas grandes devem ser imparciais e evitar esse tipo de escolhas. Nubank ja deu.