Olá, comunidade! Como estão?
Um tema que sempre gera muitas dúvidas é o bloqueio de produtos no Nubank. Por isso, trouxemos alguns esclarecimentos.
Vamos lá, por que o Nubank pode bloquear minha conta?
Aqui no Nubank, valorizamos a experiência e segurança dos nossos clientes. Temos um sistema de monitoramento automático que nos avisa quando acontece alguma ação na sua conta que precisamos checar.
Esse alerta entra para análise do nosso time de segurança e, até que o time chegue a uma conclusão, pode acontecer de sua conta ficar temporariamente bloqueada. Isso pode acontecer por minutos ou por um tempo maior, mas nós avisaremos quando a análise for liberada e sua conta, desbloqueada.
Mas e aí, quais são os motivos de alguém ser bloqueado?
Nós realizamos bloqueios em situações muito atípicas, sempre prezando a segurança de todos, para prevenir e coibir práticas maliciosas e proteger os clientes de perdas financeiras por golpes ou fraudes. Alguns desses motivos podem ser:
DOCUMENTOS PENDENTES
Pode acontecer de ter alguma documentação pendente para a liberação do seu cadastro. Nesse caso, entraremos em contato pelo seu e-mail de cadastro para te orientar sobre os próximos passos no aplicativo.
BLOQUEIO DE SENHA
Após errar a sua senha de 4 dígitos, podemos efetuar um bloqueio preventivo do aplicativo, mas você sempre recebe um e-mail com instruções. Basta nos responder por lá mesmo para desbloquearmos.
AUTORIZAÇÃO DE DISPOSITIVO
Seu celular deve estar autorizado para movimentações financeiras. Para autorizar o aparelho, basta clicar em Perfil > Meu dados > Autorizar aparelho e seguir as instruções. Sempre que desinstalar o app ou acessar de um novo dispositivo, esse processo deverá ser realizado.
ALERTA DE SEGURANÇA
São os bloqueios gerados pelo nosso sistema. Nosso modelo realiza bloqueios preventivos baseados em diversos fatores (como risco da transação, horário, volume, entre outros).
Não podemos especificar muito esses fatores por motivos de confidencialidade e propriedade industrial, para que pessoas mal intencionadas não se aproveitem dos nossos modelos de análise.
BLOQUEIOS JUDICIAIS
Caso você receba um bloqueio judicial, essa informação estará na linha do tempo da sua conta. Nesse caso em específico, pelo atendimento do Nubank não será possível o desbloqueio.
Com o número de processo em mãos, verifique o que aconteceu com um advogado, pois há alguma pendência não relativa ao Nubank que deve ser resolvida.
Tem alguma ação proativa que eu possa fazer para me prevenir de um bloqueio?
Os casos de bloqueio são muito raros (menos de 0,1% ao mês), basta usar sua conta do Nubank como faria normalmente.
Uma boa prática é não utilizar a conta pessoal do Nubank para propósitos comerciais. Para isso temos a conta PJ gratuita, que você pode requisitar pelo app ou pelo site.
Outro ponto importante é informar ao Nubank antes de realizar transferências ou pagamentos fora do seu padrão de uso, tais como compras de alto valor, evitando eventuais bloqueios preventivos para a sua segurança.
Então, se acontecer de você ser bloqueado, o Nubank te notifica por app ou por e-mail com todos os detalhes, os documentos que deverá enviar em anexo (caso haja necessidade) e o prazo para retorno.
Entendemos que alguns usuários da comunidade podem criar tópicos a respeito, o que pode gerar ansiedade em outros membros, e viemos tranquilizá-los sobre contextos e como resolver, pois é possível que tenham aberto tópico antes do prazo ou do envio completo dos documentos que requisitamos.
É muito importante que siga tudo exatamente como solicitado, pois acredite, nós sabemos que não é uma situação que alguém queira e também atuamos para que tudo seja resolvido com a maior brevidade possível.
Nosso time de atendimento está sempre disponível para te auxiliar por meio do endereço meajuda@nubank.com.br! Ah, mas fale com a gente sempre do mesmo e-mail que registrou no app para que tenhamos o vínculo com sua conta, feshow?