O PORQUÊ do Nubank NÃO ser a minha conta principal

Inexoralvelmente eu AMO o Nubank! Sou assumidamente apaixonado por essa Fintech!
Mas quero deixar registrado aqui o porquê do Nubank AINDA não ser a minha conta principal!
Primeiramente quero dizer que eu CONFIO PLENAMENTE na solidez do Nubank como instituição financeira (inclusive eu até ouso a dizer que é a ÚNICA conta digital a qual eu confio plenamente).
Também não posso deixar de elogiar o atendimento do Nubank, que na minha opinião é EXCELENTE ☆☆☆☆☆!!!

Agora que já falei das flores, vou falar dos “espinhos”, que a meu ver são os BLOQUEIOS que ocorrem diariamente em várias contas!

Muitos dirão que tais bloqueios às vezes são necessários para A NOSSA PRÓPRIA SEGURANÇA, fato que eu concordo profundamente!

O que eu NÃO CONCORDO é o que ocasionam esses bloqueios, e também os meios para solucioná-los!

Tenho uma conta no Banco Itaú e outra na CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, ambas com mais de 17 anos como cliente.
Em todos esses anos, meu saldo já sofreu altos e baixos, isto é, já movimentei valores pequenos e também VALORES ELEVADOS, em em todos esses anos nem o Itaú e nem a CAIXA bloqueram minha conta querendo saber a origem do meu dinheiro na conta, pois a meu ver, essa fiscalização compete a autoridades e ao poder público, e não a uma instituição financeira privada.

Outro PONTO NEGATIVO é o meio de comunicação usado para solucionar bloqueios nas contas, que nesse caso se limita APENAS por meio de e-mails.

Bom… Muitos dirão que tudo isso que eu NÃO gosto está no contrato aceitado por mim na abertura da conta.
Mas… enquanto persitirem esses pontos que para mim são EXTREMAMENTE negativos… Infelizmente eu não elegerei o Nubank como a minha conta principal, e muito menos depositarei valores altos na conta digital do Nubank!

20 curtidas

No meu caso, que movimentei a Conta do Nubank como principal por anos e nunca tive a conta bloqueada, as causas dos bloqueios parecem adequadas. Mas eu não posso falar pelos milhões de clientes da empresa. Cada um tem a sua experiência.

Agora o meio de comunicação dos bloqueios pode ser melhor trabalhado mesmo.

Pra mim, pro Nubank voltar ao protagonismo falta só um programa de pontos mais robusto e claro, o Apple Pay! :stuck_out_tongue_winking_eye:

24 curtidas

Discordo. Cabe às instituições financeiras colaborarem no combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.

21 curtidas

Creio que seja uma crítica muito construtiva! Muito bom!

Mas acredito também que seja sim responsabilidade de quem se propõe a cuidar do dinheiro a fiscalizar o mesmo (ou certa medida de fiscalização).
Graças a isso o sistema muitas vezes impede que certos golpes sejam concluídos a tempo. A culpa pode não ser do banco ou do sistema de pagamento… mas eles salvam muitos desavisados do prejuízo!

Continuo acreditando que tem razão. Precisamos ter alternativas mais rápidas de atendimento.

Mas, como me propus a aceitar um sistema de pagamento digital, fico nas mesma condição que você: uso-o, aguardando dias melhores!

AH! E pacientemente… :smiley: :v:

11 curtidas

@Marcio_Duque Para mim, ter a conta bloqueada é uma péssima novidade. Utilizo os serviços bancários desde 1991 e nunca tive minhas contas bloqueadas por qualquer motivo que seja. Creio que isto se trata de uma ingerência e má fé por parte desta Fintech. Torço para que eu não venha a passar por tal situação constrangedora e vexatória o que me deixaria muito insatisfeito, irritado e deprimido. Alguém, por favor, diga para mim que isso trata-se de uma Fake News, pois não estou acreditando no que lí. Abs a todos(as)!

8 curtidas

Em contrapartida, creio que uma fiscalização dentro da própria empresa pode ser bem útil para evitar quaisquer tipos de crimes, principalmente por ser uma instituição privada ou não governamental. Se eu fosse dono de empresa, com certeza não iria querer que fosse usada para fins criminais. Em resumo: fiscalização é essencial, sim! Quem não deve, não teme, comprova e fica tudo certo.

5 curtidas

Os bancos citados bloqueiam contas diariamente da mesma forma que o Nubank, conforme regulamentação do Banco Central. No entanto, você não ficará sabendo porque eles não possuem uma comunidade com 240 mil membros. Dá uma pesquisada no Reclame Aqui sobre bloqueios no Itaú - são dezenas de páginas.

Tudo que acontece no Nubank é amplificado pela presença massiva e engajamento de seus clientes nas redes sociais. Não tome por regra o que é exceção.

18 curtidas

Boa noite
Concordo,com o bloqueio de movimentações financeiras,que são suspeitas.
Mas o banco deveria explicar o porquê da demora,para resolver a situação.
E melhorar a comunicação,com quem teve a conta bloqueada

7 curtidas

Bloqueios preventivos ocorrem em todas as intituiçoes diariamente.
Eles ocorrem para manter a saude do sistema e evitar maiores danos ao cliente e à instituição.
Quando verificado que a transação é legitima a conta/cartão são liberados
Mas infelizmente em alguns casos a suspeita acaba sendo confirmada e medidas mais severas são necessarias.
Nenhuma instituição tem poder para fazer justiça, se necessario as autoridades competentes são acionadas para as devidas providencias.
Em relação ao cliente, as medidas podem ser desde uma advertencia reorientando sobre o uso correto dos serviços e em alguns casos, rescisão contratual.

5 curtidas

Eu também penso assim, não posso confirmar pois nunca pesquisei a respeito.

Tomamos como exemplo essas contas desses caras que usam para estelionato, roubo de dinheiro público e outras coisas que vou citar aqui, elas só são bloqueadas mediante solicitação judicial, ou seja, mediante alguma descoberta por autoridades, que bloqueiam e pedem a quebra do sigilo bancário para investigação. Será que esses caras não movimentam valores altíssimos? Porque as contas não são bloqueadas? Isso é só um exemplo que lembrei agora.

Existe também um caso de uma pessoa que conheço que deu um golpe grande numa concessionária onde trabalhava e quando descobriram, só judicialmente que foram bloquear a conta dele, aí ele já era quase dono da empresa :joy:

Em resumo, sinceramente, não acho esse sistema de bloqueio do Nubank coerente, principalmente no que se trata do pós bloqueio. Creio que esses bloqueios não são apenas por movimentações que chamam de “atípicas”, pois já houve relatos de bloqueios por valores ridiculamente irrisórios, eles devem ter outros parâmetros. Se após os bloqueios, seja por qualquer motivo, eles desses o devido suporte/atenção ao cliente, com certeza não teria uma enxurrada de relatos desse tipo na comunidade, e nem geraria tanta insatisfação.

5 curtidas

@Souzalisz e @marcos_yi De acordo com a legislação vigente, os bancos e instituições financeiras no Brasil tem a obrigação e o dever de informar a Receita Federal e ao Banco Central todos valores movimentados por seus clientes, e PORTANTO compete SOMENTE a esses órgãos (juntamente com o Poder Judiciário) investigar e solicitar bloqueios ou não nas contas dos clientes, e NÃO de forma precocemente arbitrária como ultimamente o Nubank vem fazendo.

Não estou usando esse espaço nem meu tempo para atacar o Nubank, pois como deixei bem claro no início do meu tópico eu gosto muito da instituição!

E como também mencionei eu acho MUITO RUDIMENTAR (para uma instituição que se auto-denomina ser “a maior empresa de tecnologia da América Latina”) se limitar a solucionar esses bloqueios SOMENTE através de e-mails e muito morosamente.

Inclusive eu moro há 30 anos em Goiânia-GO, uma cidade com mais de um milhão de habitantes… E em 90% das vezes que indico o Nubank a álguém, ouço o seguinte comentário:

“Quero Nubank não, pois acompanho relatos de MUITOS clientes que de uma hora para outra tiveram suas contas bloqueadas de forma puramente arbitrária, e para desbloquearem demoraram muito tempo!”.

11 curtidas

(respostas abandonadas pelo autor, serão removidas automaticamente em 24 horas a exceto se forem sinalizadas)

Com tantas sinalizações desnecessárias daqui a pouco o tópico fecha. Muito triste ver isso por aqui, pensei que tinha acabado :neutral_face:

8 curtidas

De acordo com a legislação vigente, os bancos e instituições financeiras no Brasil tem a obrigação e o dever de informar a Receita Federal e ao Banco Central todos valores movimentados por seus clientes, e PORTANTO compete SOMENTE a esses órgãos (juntamente com o Poder Judiciário) investigar e solicitar bloqueios ou não nas contas dos clientes, e NÃO de forma precocemente arbitrária como ultimamente o Nubank vem fazendo.

Não estou usando esse espaço nem meu tempo para atacar o Nubank, pois como deixei bem claro no início do meu tópico eu gosto muito da instituição!

E como também mencionei eu acho MUITO RUDIMENTAR (para uma instituição que se auto-denomina ser “a maior empresa de tecnologia da América Latina”) se limitar a solucionar esses bloqueios SOMENTE através de e-mails e muito morosamente.

Inclusive eu moro há 30 anos em Goiânia-GO, uma cidade com mais de um milhão de habitantes… E em 90% das vezes que indico o Nubank a álguém, ouço o seguinte comentário:

“Quero Nubank não, pois acompanho relatos de MUITOS clientes que de uma hora para outra tiveram suas contas bloqueadas de forma puramente arbitrária, e para desbloquearem demoraram muito tempo!”.

5 curtidas

Existem vários tipos de bloqueio, alguns competem a Policia, outros estão relacionados ao termos de uso do Nubank que foram violados, como o clássico caso de “gerei boleto de deposito pra um terceiro”, considerando que o Banco Inter tem a funcionalidade para Pessoa Física, nenhum lei é infringida, a não ser o contrato que estabelece o uso pessoal e intransferível do Nubank, nesse caso a conta é bloqueada para análise, já que a tentativa de se detectar esse problema é por uma máquina, e durante a análise é confirmado tal situação, muita vezes questionando o usuário para saber se ele agiu de boa fé, ou já é um caso recorrente, nesse último é cancelado a conta.

Nos tópicos da comunidade de bloqueio nos baseamos no achismo, não tem como você afirmar com total certeza que valores irrisórios foram a causa do bloqueio, a não ser que aconteça com você, e tenha explicitamente o detalhamento do Nubank no e-mail relatado esse como motivo.

Eu já tive a minha conta bloqueada por entrar em contato com a Ouvidoria, e um funcionário acreditar que eu não era o titular da conta na linha, recebi um e-mail do Nubank confirmado esse como motivo e pouco depois de enviar a documentação necessária foi desbloqueado, achei péssima a comunicação por e-mail e o despreparo do agente que solicitou o bloqueio, preferia receber uma ligação do analista de segurança para evitar que eu utilizasse o cartão sem saber que o bloqueio tinha acontecido, talvez isso seja o ponto fraco do Nubank.

Lembrando que bloqueios preventivos são para evitar situações como a de Imperatriz/MA.

Conforme a denúncia, a vítima NUBANK teria recebido um número atípico de incidentes reportados como invasões de contas de seus clientes, entre os meses de outubro de 2019 e maio 2020, quando 918 contas de clientes seus teriam sido invadidas. Dessas invasões, 438 teriam acessos teriam ocorrido, ilegalmente, a partir da cidade de Imperatriz/MA.

https://www.policiacivil.ma.gov.br/policia-civil-do-maranhao-deflagra-a-2a-fase-da-operacao-ostentacao-nos-estados-do-maranhao-tocantins-e-goias/

9 curtidas

Agradeço ao Staff por ter agido de forma justa e ter RESTAURADO minha postagem que havia sido sinalizada injustamente nesse tópico!
:purple_heart::purple_heart::purple_heart::purple_heart::purple_heart::wink::wink::wink::wink:

5 curtidas

bom, eu nunca tive minha conta bloqueada, deve ser porque não movimento tanto dinheiro assim :rofl:
Depois de um pequeno incidente fiquei um pouco cabreiro, e uso o básico do roxinho- meu limite que atende e supre minhas necessidades.
Reforçando o que foi dito: o atendimento é excelente, isso não há como negar, só não entendo porque pelo e-mail troca toda hora a pessoa que está atendendo.

6 curtidas

Some todos esses “relatos” e compare com a base de clientes do Nubank.
Baseie suas decisões em dados, não em causos.

2 curtidas

@brunmj Oi tudo bem?! Nos relate qual foi o pequeno incidente que te fez deixar a conta digital de lado, e a usar SOMENTE a função crédito!
Abs!

2 curtidas

@endydealmeida Quero parabenizá-lo pelo bom senso, imparcialidade e precisão de suas respostas!
Tamos juntos meu amigo! :wink:

2 curtidas