O preço da praticidade

Após vários relatos de casos de transações indevidas com a NuConta após o roubo do smartphone, eu comecei a me indagar: a praticidade criada vale o preço da segurança mais frágil?

Eu estava vendo aqui o passo a passo pra visualizar a senha de 4 dígitos do cartão, que é:


"Como recupero a senha do meu
cartão?

É possível recupera-la diretamente no app.
Basta fazer assim:

Na tela inicial, acesse suas
configurações pessoais, tocando no seu
nome;

Selecione “Perfil”;

Toque em “Senha de 4 dígitos”;

Informe a sua senha do app, com 8
dígitos (letras e números) e toque em
Recuperar”;

Informe os 4 últimos números do seu
cartão;

Pronto, sua senha de 4 dígitos irá
aparecer na tela."


Não achei tão complexo para alguém que esteja com acesso ao smartphone. Por exemplo, a senha de 8 dígitos você cria uma nova se tiver acesso ao email.
Os 4 últimos dígitos do cartão é fácil descobrir num preenchimento automático do navegador ou pesquisando os cartões cadastrados numa carteira digital que a pessoa tenha.

O que vocês acham? Vale o risco?

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É bastante pertinho sua indagação. Mas @anon2189516, vale lembrar da senha que protege o App. Ela é bem útil. Mas, supondo que a pessoa já tenha acesso ao smartphone, logo essa sabe dessa senha, pois é a mesma do aparelho.
Eu acho que a Nubank poderia apostar na segurança por impressão digital.

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Eu acredito que a recuperação da senha de 8 dígitos deva ser mais burocrática.

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Mas já tem isso, pra entrar no app eu só uso a digital ou a senha de desbloqueio do celular

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Ainda mais se está com o smartphone tem acesso ao e-mail que também uso no celular. Realmente deveria melhorar a segurança.

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Essa sua análise já fiz há muito tempo e cheguei à conclusão que não devo deixar nenhum dinheiro na conta do Nubank e correr o risco apenas com o cartão de crédito (só uso o cartão). “É meu cartão principal.”

Para não me esticar muito, vou resumir, pois já falei em vários tópicos que envolvem o assunto. Usar o cartão, fazer empréstimo e transferências por um fraudador no Nubank pode não ser tão difícil desde que:

1 - O celular não contenha senha de acesso ou esteja desbloqueado no momento do ocorrido.
2 - O meliante conheça o app do Nubank, o que creio que já existam quadrilhas roubando celulares no intuito de que a pessoa tenha Nubank devido sua fama.
3 - O meliante tem que ser rápido nas operações, para que não ê tempo da vítima desconectar seu aparelho em um PC, notebook ou coisa do tipo. Essa parte é fácil para o meliante, pois a pessoa no momento fica meio perturbada e talvez nem atine para isso.

Partindo do que foi descrito acima, algumas medidas podem prevenir ou até mesmo evitar esse tipo de ocorrência.

1 - Arivar senha no app Nubank, apesar de ser a mesma do aparelho quando deveria ser uma independente.
2 - Teve seu aparelho roubado? Tente pensar e conectar sua conta do Google o mais rápido possível e desconectar seu aparelho e não apenas entrar no site do Nubank e desconectar apenas o mesmo. Pense na segurança geral dos seus dados e inclusive de outros bancos caso os tenha.

Bem, isso são apenas alguns métodos de segurança levando em consideração alguns relatos aqui na comunidade. Não sou nenhum perito em segurança, apenas tento ser o mais seguro possível com o que uso.

Fazendo uma observação: Conheço pessoas que nem sequer lembram da conta principal que é a do E-mail, Android ou IOS. Elas simplesmente criam uma a cada compra de aparelho, porque já esqueceram da conta existente no aparelho anterior. Essas realmente estão perdidas em todos os sentidos.

A praticidade realmente exige um preço, e pode sair bem caro

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Praticidade da NuConta é ótima, isso ninguém pode questionar. Segurança da conta ainda é preciso ser aprimorada para travar “transferências” e pagamentos indevidos, mas como fazer? Vejo uma opção pratica no app do Bradesco, lá para transferir precisa estar pré-cadastrado no aplicativo e somente com essa conta que pode fazer TED pelo aplicativo, se não não tem como, e é travado entre contas.

Funções de segurança deveriam ser aplicadas na NuConta, está para facilitar, mas vejo que com simples “regras” é possível mitigar invasões e minimizar perdas.

:purple_heart: :love_you_gesture:t2:

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Acredito que o Nubank precisa criar um token ou uma segunda camada de proteção lincada ao sistema do banco, que seja completamente independiente do sistema de segurança do aparelho.

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Exatamente isso.

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Essa é a famosa autenticação por dois fatores (2FA), que todos os bancos têm, mas o nubank não tem, por isso essa farra/facilidade dos larápios.

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@gpaulinno, só não entendi essa parte. Como assim a mesma senha? A senha de desbloqueio do aparelho não é a mesma (ou não deveria ser) do app.

Apesar que a senha do app Nubank é a mesma do aparelho, eu aconselho a usar… Vou esitar pra ficar um melhor entendimento.

Não sei os demais usuários, mas eu não acesso o e-mail que tenho cadastrado no Nu através do meu celular, meu e-mail da conta do celular e o da conta do Nu são diferentes, isso dificulta a recuperação da senha por terceiros em caso de perda do celular.

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A partir do momento em que voce deixa todas os aplicativos salvos com senha no Celular, voce mesmo acaba deixando a sua segurança de lado. O Celular permite varias formas de segurança e isso inclui o uso dos Apps, vale pensar por esse lado tambem.

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É uma alternativa que passarei a usar

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