Muitos clientes se chocam com o parcelamento automático, e começam a se perguntar, “que parcelamento é esse?”, "Eu não solicitei parcelamento?”. Hoje vamos trazer detalhes sobre o parcelamento automático.
O Nubank segue as normas do Banco Central (assim como todas as outras instituições financeiras), que estabelece que é necessário a oferta do pagamento dos valores em aberto, com juros menores aos do rotativo.
Mas o que é esse tal de rotativo? Quando ocorre o pagamento parcial da fatura (seja o valor do mínimo ou um valor maior que não atinge o total da fatura), o valor em aberto é financiado pelo rotativo e lançado para pagamento na próxima fatura, junto aos encargos de rotativo.
De acordo com o Bacen, os clientes não podem ficar 30 dias com valores no rotativo, ou seja, o cliente não pode ficar pagando parcialmente sua fatura por mais de um ciclo.
Vamos pensar com um exemplo: No mês de Março, a minha fatura fechou em R$ 500. Pago R$ 250, e os R$250 restante não ficará como um saldo em atraso (afinal paguei minha fatura parcialmente) e sim será financiado pelo rotativo e lançado para pagamento em Abril.
Então, na minha fatura de Abril terá as compras do ciclo + valor em aberto da fatura de março. Se eu não pagar o total desta fatura, encerrando o ciclo rotativo, o saldo que eu deixar em aberto será parcelado automaticamente.
“E se no mês seguinte eu ainda não conseguir realizar o pagamento total da minha fatura?”
Você pode contar com as funções do app, como o parcelamento da fatura ou a renegociação de pendências.
Se o parcelamento ainda não se encaixa a sua necessidade, você pode realizar o seguinte pagamento: Valor em aberto do mês anterior + o mínimo da fatura atual.
EX: Em Abril eu tenho minhas compras do ciclo + valor em aberto da fatura de março. Suponha que minha fatura de abril estava em R$300, entrou o valor em aberto de março, minha fatura fechou então em R$550.
Nesse cenário, para meu saldo não ser parcelado eu vou precisar pagar, R$250 (valor do rotativo) + o mínimo da fatura (suponha que o mínimo seja R$150) então eu preciso pagar no mínimo R$400 para que o restante do valor não seja parcelado automaticamente.
Diferente do parcelamento de fatura padrão, a taxa de juros não é variável, a taxa é fixa de 13.75% a.m, a quantidade de parcelas é padrão, o parcelamento é efetivado em 18x.
“Socorro! É muita informação, não vou me lembrar de tudo isso”
Calma, tá tudo bem! Pensando nisso, atualizamos o PDF da fatura!
Agora você consegue ver no detalhamento: valor do pagamento mínimo para não ficar em atraso e o pagamento necessário para não parcelar automaticamente. Você recebe esse PDF em seu e-mail após o fechamento da fatura.
Lembrando, o pagamento do valor mínimo da fatura não evita o parcelamento automático.
Abaixo deixei o PDF atualizado da fatura:
Uffa! Quanta informação né? Espero que o post tire suas dúvidas, mas, se surgirem novas dúvidas, ou algum ponto ainda não ficou claro, fique à vontade para deixar suas dúvidas aqui nos comentários. Super abraço!