O que é esse parcelamento em minha fatura?

Muitos clientes se chocam com o parcelamento automático, e começam a se perguntar, “que parcelamento é esse?”, "Eu não solicitei parcelamento?”. Hoje vamos trazer detalhes sobre o parcelamento automático.

Evil Queen Reaction GIF

O Nubank segue as normas do Banco Central (assim como todas as outras instituições financeiras), que estabelece que é necessário a oferta do pagamento dos valores em aberto, com juros menores aos do rotativo.

Mas o que é esse tal de rotativo? Quando ocorre o pagamento parcial da fatura (seja o valor do mínimo ou um valor maior que não atinge o total da fatura), o valor em aberto é financiado pelo rotativo e lançado para pagamento na próxima fatura, junto aos encargos de rotativo.

De acordo com o Bacen, os clientes não podem ficar 30 dias com valores no rotativo, ou seja, o cliente não pode ficar pagando parcialmente sua fatura por mais de um ciclo.

Vamos pensar com um exemplo: No mês de Março, a minha fatura fechou em R$ 500. Pago R$ 250, e os R$250 restante não ficará como um saldo em atraso (afinal paguei minha fatura parcialmente) e sim será financiado pelo rotativo e lançado para pagamento em Abril.

Então, na minha fatura de Abril terá as compras do ciclo + valor em aberto da fatura de março. Se eu não pagar o total desta fatura, encerrando o ciclo rotativo, o saldo que eu deixar em aberto será parcelado automaticamente.

Shocked Oh No GIF

“E se no mês seguinte eu ainda não conseguir realizar o pagamento total da minha fatura?”

Você pode contar com as funções do app, como o parcelamento da fatura ou a renegociação de pendências.

Se o parcelamento ainda não se encaixa a sua necessidade, você pode realizar o seguinte pagamento: Valor em aberto do mês anterior + o mínimo da fatura atual.

EX: Em Abril eu tenho minhas compras do ciclo + valor em aberto da fatura de março. Suponha que minha fatura de abril estava em R$300, entrou o valor em aberto de março, minha fatura fechou então em R$550.

Nesse cenário, para meu saldo não ser parcelado eu vou precisar pagar, R$250 (valor do rotativo) + o mínimo da fatura (suponha que o mínimo seja R$150) então eu preciso pagar no mínimo R$400 para que o restante do valor não seja parcelado automaticamente.

Diferente do parcelamento de fatura padrão, a taxa de juros não é variável, a taxa é fixa de 13.75% a.m, a quantidade de parcelas é padrão, o parcelamento é efetivado em 18x.

“Socorro! É muita informação, não vou me lembrar de tudo isso”

Calma, tá tudo bem! Pensando nisso, atualizamos o PDF da fatura!

Agora você consegue ver no detalhamento: valor do pagamento mínimo para não ficar em atraso e o pagamento necessário para não parcelar automaticamente. Você recebe esse PDF em seu e-mail após o fechamento da fatura.

Lembrando, o pagamento do valor mínimo da fatura não evita o parcelamento automático.

Abaixo deixei o PDF atualizado da fatura:

Uffa! Quanta informação né? Espero que o post tire suas dúvidas, mas, se surgirem novas dúvidas, ou algum ponto ainda não ficou claro, fique à vontade para deixar suas dúvidas aqui nos comentários. Super abraço! :purple_heart: :sparkles:

36 curtidas

Ótimo tópico @NathaliaP , esses dias mesmo tive um imenso trabalho pra explicar a um amigo como funciona o parcelamento automático

17 curtidas

Ótimas explicações, o pessoal tem muitas duvidas sobre esse assunto, já marquei como favorito

18 curtidas

@NathaliaP Tópico mais que perfeito! :purple_heart:

snow-white-64

20 curtidas

Eita que show de explicação @NathaliaP. Parabens. Eu nem sabia direito como funcionava, ate por que nunca usei e tomara que nao precise. Mas ficou bem explicadinho.

É fazer de tudo para que nao precise disso, por que é salgado esse juros. Mas para quem se complicar, é melhor parcelar.

12 curtidas

Muito bem tedalhado @NathaliaP :clap:t6:

11 curtidas

Impossível ter alguma dúvida depois desse tópico! :purple_heart:

10 curtidas

Ótimo conteúdo, parabéns @NathaliaP ficou: Shofball :wink:
:clap::clap::clap:

7 curtidas

Show, o tópico está bem explicativo, agora entendo mais sobre o assunto. :clap:t5::purple_heart:

7 curtidas

Deus me dibre de gastar o que não tenho.
Porém post necessário e muito bem explicado por sinal.

6 curtidas

Booa! Agora na duvida é só enviar o link do post para os próximos amigos :star_struck:

6 curtidas

Isso mesmo Kleber! Fico feliz que o post tenha ajudado :sparkles:

6 curtidas