No fim do ano passado eu fui na confraternização da empresa. Fizeram um jantar num restaurante chique que foi muito legal. Ai na hora de fechar a conta paguei a minha parte com o roxinho e um colega me perguntou se aquilo era um “cartão de subeiro”.
Eu não entendi direito e acredito que ele se referiu ao cartão do bilhete de metrô (subway) e talvez ele achou que fosse algo que além das passagens também tivesse a função crédito. Mas aqui o cartão do bilhete único geralmente é azul ou cinza.
Um cartão de “subeiro” é uma expressão usada em algumas regiões do Brasil, particularmente no sul, para se referir a um cartão utilizado como garantia de pagamento em bares ou festas. O nome vem do verbo “subir”, indicando que as despesas vão “subindo” conforme o cliente consome, e o valor é pago ao final.
Normalmente, o cliente recebe esse cartão ao entrar no local e registra nele tudo o que consome. Caso o cliente perca o cartão, é comum que o estabelecimento cobre uma multa alta, como forma de garantir o controle sobre o consumo.
Em resumo: foi só uma gíria mesmo fazendo uma analogia com o roxinho.
su.bei.ro, masculino. pequena casota para guardar ferramenta ou lenha; cortelho pequeno para porco. Sinónimos. editar. De 1: sobeira, subeira. Etimologia.
su.bei.ro, pessoa que trabalha em sub-emprego, “subão”, emprego de baixa remuneração e sem perspectiva de melhora no longo prazo, por vezes com jornada prolongada e exaustiva.
A mensagem cortou antes que eu terminasse de escrever. Pois que eu cruzei com esse colega no refeitório e ele me viu usando o roxinho pra pagar meu guaraná.
Eis que ele me fala que mais tarde eu seria convocado pra prestar esclarecimentos sobre minha condição de f… no contexto do capitalismo tardio.
O que me restou foi esboçar um sorriso e falar que queria um pouco daquilo que ele estava fumando
Seria muito mais prático registrar a digital no sistema e a cada pedido que o garçom entregasse. Na verdade em alguns restaurantes mais modernos já existe um terminal touch sobre a mesa, onde o cliente faz seus pedidos de modo prático e sem possibidade de erros.