O que é 100% do CDI?/Taxa CDI: entenda o que é

O que é 100% do CDI?

Saber o que isso significa é essencial para tomar decisões mais estratégicas para o bolso e ter mais controle sobre as finanças.

Quando se fala em rendimento ou investimento , é comum ouvir a expressão “ 100% do CDI “. Mas são tantas siglas que fica fácil se perder no meio das letrinhas e acabar ainda mais confuso.

Saber o que isso significa, entretanto, é essencial para tomar decisões mais estratégicas para o bolso e ter mais controle sobre as finanças.

Primeiro, o que é o CDI?

Por uma regra do Banco Central, todo banco deve fechar o dia com saldo positivo – ou seja, com mais dinheiro entrando via depósito do que saindo via saque, empréstimos ou crédito.

Quando isso não acontece, o banco precisa pegar dinheiro emprestado de outro banco para fechar o dia com saldo positivo.

Esse título de empréstimo emitido pelo banco é chamado de Certificado de Depósito Interbancário (CDI) e precisa ser pago pelo outro banco em até 24 horas – por isso é considerado de curtíssimo prazo.

Como em todo empréstimo, entretanto, o banco que tomou o CDI também precisa pagar juros. Da taxa média praticada nesses empréstimos entre bancos é que nasce a taxa CDI.

Considerando que esses empréstimos precisam ser pagos em 24 horas, a taxa CDI é calculada diariamente pela B3 (a bolsa de valores oficial do Brasil) a partir das operações feitas no dia.

Com as taxas diárias, é calculada uma média mensal e anual do CDI, que são consideradas para o rendimento de investimentos de renda fixa. Em 2018, por exemplo, a taxa CDI anual foi de 6,40%.

Entenda tudo sobre o CDI e como ele pode afetar seu dinheiro.

E o que é 100% do CDI?

Dá próxima vez que você ouvir que um investimento rende 100% do CDI até o vencimento da aplicação, saiba que isso significa que ele terá exatamente a mesma rentabilidade da taxa CDI.

Por exemplo: se durante o período em que o dinheiro ficou aplicado o CDI foi de 6,40%, ele renderá esses mesmos 6,40% pelo mesmo período.

Alguns títulos também podem render abaixo ou acima do CDI. Se um rende 90% da taxa, por exemplo, ainda considerando que a variação do CDI foi de 6,40%, o título renderá 5,76% (que representa 90% do valor do CDI).

Agora que você já sabe o que é 100% do CDI, que tal aprender mais sobre finanças?

A gente sabe que finanças pessoais parece um assunto complicado, mas não é. Aprender mais sobre isso é o primeiro passo para ter mais controle sobre seu dinheiro.
Que tal começar do começo, aprendendo o básico das finanças pessoais?

Outra opção é tirar lições importantes dos 7 erros mais comuns que atrapalham as finanças de qualquer pessoa.


Taxa CDI: entenda o que é

Muitos investimentos falam sobre taxa CDI, 100% do CDI… E saber o que isso significa tem impacto em seu dinheiro.

Muito se ouve falar sobre a taxa CDI em relação a investimentos, taxas de rentabilidade e o mundo financeiro num geral. E saber o que é a taxa CDI é, de fato, importante: ela é um indicador fundamental de investimentos e pode afetar suas economias.

Antes de saber o que é a taxa CDI, entretanto, é importante saber o que é o CDI , sigla para Certificado de Depósito Interbancário.

Basicamente, o CDI são os empréstimos que os bancos fazem entre si. E por que? Pois, por determinação do Banco Central, todo banco necessita fechar o caixa do dia no positivo – com mais dinheiro entrando do que saindo, basicamente.

Nem sempre os bancos terminam o dia no azul, e por diversos motivos – o número de saques no dia pode ter sido maior que o de depósitos, por exemplo.

Nesse caso, para cumprir a regra do BC, o banco precisa fazer um empréstimo para cobrir a diferença e deixar o caixa do dia positivo. E eles pegam esse dinheiro emprestado de outros bancos, através dos Certificados de Depósito Interbancários.

Como todo empréstimo, os bancos também pagam juros que, neste caso, são definidos pela taxa CDI. Ela é usada como índice de rentabilidade para muitos investimentos de Renda Fixa, como a NuConta – que garante 100% da taxa CDI.

Veja aqui quanto rende R$ 1 mil na NuConta.

Como a taxa CDI é calculada?

Como acontece com todo empréstimo, os bancos também pagam juros entre si. Neste caso, eles são definidos pela Taxa DI , uma média diária calculada pela Cetip (Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos, parte da B3, a bolsa de valores), a partir das operações feitas naquele dia.

A taxa CDI, por sua vez, é determinada a partir da conversão da taxa DI em uma taxa anualizada, calculada com base nos 252 dias úteis que, em média, um ano tem.

Ou seja: a taxa CDI reflete o quanto os bancos estão ganhando de juros por emprestar dinheiro para outros bancos e é utilizada para indicar a rentabilidade de produtos financeiros. Vale ressaltar que pessoas físicas não podem investir no CDI.

Taxa CDI e Selic

A Selic é a taxa básica de juros da economia, definida a cada 45 dias pelo COPOM (Comitê de Política Monetária do Banco Central), e considerada nas operações de empréstimo de dinheiro de bancos e pessoas físicas ao governo federal. Ela também é um índice que indica o rendimento de alguns produtos financeiros.

A taxa Selic e a taxa CDI sempre estarão muito próximas – mas por quê? Simples: se a Selic for muito maior que a Taxa CDI, fica mais vantajoso para os bancos emprestar dinheiro ao governo, e não a outras instituições financeiras.

Por outro lado, se a Taxa CDI estiver muito acima da Selic, a rentabilidade dos títulos que têm essa taxa como índice sobe, o que também não é interessante para os bancos.

Ficou com dúvidas? Saiba tudo sobre o CDI e suas aplicações aqui .

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira.

Fonte: Blog: Fala Nubank!

8 Curtidas

Se alguém tiver dúvidas agora pode esclarece -las

1 Curtida

hunrum!!

Ótima leitura!!!
:metal::metal::metal::metal:

1 Curtida

Me ajudou Muito! Obrigado!

Se alguém tinha dúvidas, agora não tem mais.

1 Curtida