O que fazer com o 13º salário? Confira 3 dicas

Olá, comunidade!

Final do ano chegou e aquela renda extra também.

Se você trabalha de carteira assinada, já recebeu a parcela única do seu 13º salário ou deve receber a parcela final na próxima semana. Mas e aí… quais são os seus planos para esse dinheiro extra? Você é do time que economiza, do time que gasta sem pensar ou do time que investe? :eyes:

A, B, C ou D? Responde aí nos comentários!

E antes de sair gastando tudo, confira algumas dicas valiosas de como você pode usar o seu 13º:

1. Quitar as dívidas

Se possível, aproveite este momento de renda extra para quitar as dívidas e sair do vermelho. Já sabemos que nada trava mais a vida financeira do que as dívidas, certo? Antes de começar a investir ou montar um planejamento financeiro, o pontapé inicial para finanças saudáveis é quitar as dívidas. Afinal, os juros das dívidas não conseguem competir com uma possível rentabilidade dos investimentos.

2. Planejamento financeiro

Para ter uma vida financeira tranquila é essencial um planejamento financeiro. Que tal organizar ou reorganizar as finanças para começar 2022 com o orçamento no verde e se preparar para aquelas despesas de começo do ano? E para isso, o 13º salário pode ser uma boa opção! Assim, você tem controle do seu orçamento e sabe a verba que é possível economizar e até mesmo investir.

3. Investimento

Você também pode aproveitar o seu 13º para investir. Calma, não precisa usar todo o saldo, mas se possível separe uma parte do valor.

Se, por exemplo, você está começando no mundo dos investimentos agora, uma opção é aplicar na renda fixa para garantir mais segurança e liquidez diária, ou seja, poder resgatar o investimento quando quiser. As principais opções são títulos do Tesouro Direto e CDBs.

Outra dica valiosa: não perca tempo e comece já a sua reserva de emergência! :wink:

Confira algumas leituras recomendadas:

26 curtidas

Aqui é D, sempre tive o pensamento meu 13º uso sempre para não começar o próximo ano preocupado, ele chega na conta e já sai para o IPVA, IPTU e demais custos de inicio de ano, esse ano ainda vai entrar na conta materiais escolares.

12 curtidas

Fim de ano é só nostalgia e gratidão pelas memórias vividas. E o 13° chegando pra somar e trazer um pouco do equilíbrio que às vezes não tivemos ao longo do ano, hahaha.

Mas diante as opções acima, @Victoriaferreira, fico com a 2°, planejamento financeiro. Se organizar pra que tudo possa se encaixar certo no gasto é gerar aquela despreocupação é o ideial! Letra D

Que venha 2022 com muita prosperidade financeira! :purple_heart::clap:t4:

11 curtidas

Eu como PJ não sei o que é mais isso, mas olha, que dicas @Victoriaferreira , excelente!

10 curtidas

Que tópico excelente e necessário @Victoriaferreira :clap: :wink:

Sempre que possível, D. Tento organizar tudo o que for possível!

6 curtidas

O que fazer com o Décimo terceiro?
Já fiz, uma pequena parte virou investimento, outra parte foi pra reserva de emergência.

8 curtidas

Tarde demais, já gastei tudo! :rofl:

Brincadeira! Geralmente eu tento reservar esse valor pro IPVA dos veículos no começo do ano. :money_with_wings:

8 curtidas

Um pouca da opção 2 e da opção 3, e claro também gastar um pouco na Black Friday e Natal. Mas boa parte deixo reservado pra investir e nas despesas do IPVA.

6 curtidas

Excelente tópico, muito importante essas dicas, que a galera comece 2022 com o pé direito!

4 curtidas

A resposta seria a D, organizar as finanças, pois esses últimos anos só desafios.

3 curtidas