Olá, comunidade!
Final do ano chegou e aquela renda extra também.
Se você trabalha de carteira assinada, já recebeu a parcela única do seu 13º salário ou deve receber a parcela final na próxima semana. Mas e aí… quais são os seus planos para esse dinheiro extra? Você é do time que economiza, do time que gasta sem pensar ou do time que investe?
A, B, C ou D? Responde aí nos comentários!
E antes de sair gastando tudo, confira algumas dicas valiosas de como você pode usar o seu 13º:
1. Quitar as dívidas
Se possível, aproveite este momento de renda extra para quitar as dívidas e sair do vermelho. Já sabemos que nada trava mais a vida financeira do que as dívidas, certo? Antes de começar a investir ou montar um planejamento financeiro, o pontapé inicial para finanças saudáveis é quitar as dívidas. Afinal, os juros das dívidas não conseguem competir com uma possível rentabilidade dos investimentos.
2. Planejamento financeiro
Para ter uma vida financeira tranquila é essencial um planejamento financeiro. Que tal organizar ou reorganizar as finanças para começar 2022 com o orçamento no verde e se preparar para aquelas despesas de começo do ano? E para isso, o 13º salário pode ser uma boa opção! Assim, você tem controle do seu orçamento e sabe a verba que é possível economizar e até mesmo investir.
3. Investimento
Você também pode aproveitar o seu 13º para investir. Calma, não precisa usar todo o saldo, mas se possível separe uma parte do valor.
Se, por exemplo, você está começando no mundo dos investimentos agora, uma opção é aplicar na renda fixa para garantir mais segurança e liquidez diária, ou seja, poder resgatar o investimento quando quiser. As principais opções são títulos do Tesouro Direto e CDBs.
Outra dica valiosa: não perca tempo e comece já a sua reserva de emergência!
Confira algumas leituras recomendadas: