Faz um tempo que cancelei a minha conta integralmente, incluindo a função crédito. Voltei e quero muito ter a minha função crédito ativa novamente. Em contato com alguns atendentes pelo app eles disseram que NUNCA mais eu teria a função crédito ativa, mas no próprio app consta a seguinte informação:
“O cancelamento do crédito é um processo irreversível e se você tiver interesse em obter o cartão novamente, será preciso passar por uma nova análise de crédito.”
Entrei em contato no chat com esse argumento e a atendente disse que a função estava indisponível no momento, mas que quando estivesse eu seria notificado. Questionei o prazo e ela disse que não teria. Informei que estaria abrindo uma reclamação no BC por não cumprimento do que é informado e rapidamente o chat foi encerrada. Nem me pediram para avaliaro atendimento.
Abri uma reclamação na Ouvidoria e sigo no aguardo de uma resposta.
Gostaria de saber o motivo do Nubank dificultar tanto a reativação do cartão de crédito. Por tudo o que acontece durante os pedidos, parece que é algo proposital por parte da empresa e não uma regra, legislação ou algo do tipo.
Nubank, reativem nossos cartões de crédito. O meu não foi cancelado por inadimplência ou algo do tipo, foi uma escolha. Verifiquei essas situações com carinho e respeito.
Infelizmente, até o presente momento, o cancelamento é de fato irreversível, há algumas estórias, sem comprovação cabal, de que alguém conseguiu reativar o crédito, mas até onde sei, são só estórias.
Complementando a resposta do @Mr.Xis, os critérios de concessão de crédito são exclusivos à instituição e passam por análise segundo metodologia própria de cada uma delas.
O fato de ter cancelado totalmente a sua conta joga muito contra, infelizmente.
E disponibilidade não implica automaticamente em concessão. Sempre haverá a análise de crédito, que é uma análise de risco essencialmente.
Eu super entendo, eu estou apenas questionando o fato de eles informarem que é possível passar por uma nova análise de crédito e não me submeterem a ela.
Sim, claro que você passa por uma nova análise, mas no momento que vc tenta essa nova análise, o sistema identifica que você já é cadastrado, te impedindo de fazer uma nova análise do zero.
Não entendi qual seria sua reclamação de não cumprimento, já q é avisado q o cancelamento é irreverssível e q será preciso passar por uma nova análise, q o resultado pode ser tanto positivo quanto negativo, e conforme o próprio Banco Central:
As instituições não são obrigadas a oferecer cartão de crédito
As instituições financeiras não são obrigadas a conceder um cartão de crédito a quem o solicitar. Cada uma pode estabelecer critérios próprios em decorrência de sua política de crédito.
Não acho q isso seja fator determinante, já q várias pessoas já apareceram aqui pela comunidade reclamando de terem valores altos investidos/movimentados e mesmo assim não reaprovarem o crédito.
Talvez só tenha passado novamente na análise deles, mas acho q realmente não tem como saber…