O que vale mais à pena, rendimento da NuConta ou Desconto no adiantamento?

Um dia desses me vi com uma dúvida:

1 - Tinha uma compra de R$ 1.000,00 que dividi em 6 meses.
2 - Tinha R$ 1.000,00 na NuConta.

O que é mais vantajoso? Pagar o meu parcelamento adiantado ou deixar o dinheiro rendendo na NuConta e pagar as parcelas no vencimento?

6 curtidas

com certeza 1000 na conta, claro se tiver como pagar os 1000 parcelado.

1 curtida

Cara, fica difícil falar porque como o rendimento da conta é baseado no CDI, ele é variável!
Mas você pode simular o valor do desconto do adiantamento, que lá aparece quanto você teria de saving. Daí você pode ver a taxa do CDI no dia e ver qual é mais vantajoso!
Espero ter ajudado!

2 curtidas

acharia melhor manter o dinheiro guardado

1 curtida

Já tive essa mesma dúvida e em um outro grupo de discussão, me enviaram a seguinte resposta:

img

6 curtidas

Será que consideraram que a cada mês teremos uma parcela a menos para render? :blush:

3 curtidas

Simulação bem, mas bem simplificada, para deixar bem claro. Com taxa de 6,4% a.a. (0,53% a.m.) se aplicar (peguei taxa em outro comentário).

Investido Juros/mês (6,4% a.a. Subtrai todo mês R$100,00 para pagar a prestação
R$1.000,00 R$5,33 R$905,33 R$100,00
R$905,33 R$4,83 R$810,16 R$100,00
R$810,16 R$4,32 R$714,48 R$100,00
R$714,48 R$3,81 R$618,29 R$100,00
R$618,29 R$3,30 R$521,59 R$100,00
R$521,59 R$2,78 R$424,37 R$100,00
R$424,37 R$2,26 R$326,64 R$100,00
R$326,64 R$1,74 R$228,38 R$100,00
R$228,38 R$1,22 R$129,60 R$100,00
R$129,60 R$0,69 R$30,29 R$100,00
Total juros recebidos no fim R$30,29

Veja quanto poupará se antecipar. Mais uma vez, é uma simulação muito simplista. Só pra tentar ajudar um pouco.

4 curtidas

Eu prefiro o rendimento da Nuconta pois eu não tenho nenhuma conta parcelada em meu cartão de crédito, então não tenho desconto no adiantamento de fatura… Mas particularmente se eu tivesse alguma conta parcelada no crédito, então eu gostaria mesmo era do desconto na fatura… :stuck_out_tongue_winking_eye::v:

2 curtidas

Mano, isso depende de quanto tempo vc quer deixar seu rico dinheirinho lá.

Então meu conselho de amigo é que vc deixe seu dinheiro gerar dinheiro pra você.

1 curtida

Importante também é tratar isto como uma oportunidade.
Há produtos, principalmente lançamentos de tecnologia, que é comum zero% de desconto para pagamento à vista, mas com possibilidade de parcelar em 10x.
Nesse caso, se não conseguir mesmo o desconto à vista, parcele e aproveite o desconto do Nubank na antecipação das parcelas.

3 curtidas

vai depender. Se estes mil reais que deixar na nuconta for oq mensalmente ira subtrair pra pagar as parcelas… Com certeza sera melhor adiantar as parcelas.
Pois retirando valor mensalmente terá IOF e também um valor menor rendendo sobre os 6.4% anuais.

1 curtida

Já utilizei essa tática, e é por isso que eu amo o Nubank! :purple_heart:

1 curtida

Você está equivocado, faça as contas, adiantar parcelas leva uma pequena vantagem.

Rendimento da Nuconta com certeza

A resposta é: depende de quanto você realiza o adiantamento.

Fiz duas simulações:

Na Primeira, montante de R$ 1.200,00, dividido em 12 parcelas iguais de R$ 100,00, onde cada parcela rende o proporcional mensal aos 6,4% a.a (100% CDI).

A Segunda, é dividida em duas partes. A primeira parte, uma simulação de desconto das 12 parcelas, onde cada parcela sofre desconto proporcional aos juros de 4,5% a.a. A segunda parte, inclui o rendimento de 1200 na Nuconta por período de 30 dias.

Com isso, a conclusão que cheguei foi: desde que haja no mínimo 28 dias (por conta do IOF) o Desconto Antecipado vale apena. Por exemplo: minha fatura fecha dia 06/04 e vence dia 13/04, até o dia 13/05 serão 37 Dias corridos. Se eu fizer uma compra de R$ 1200,00, parcelada em 12 vezes de 100,00, no dia 06/04/2019, quando chegar o dia 04/05/2019(28 dias depois) o Desconto Antecipado se tornará viável (comparado com o rendimento da Nuconta).

O “Desconto Antecipado” Ultrapassa o rendimento da Nuconta, a partir desses 28 dias, pois a incidência de IR na Nuconta. Caso não houvesse incidência, o rendimento da Nuconta seria superior, e a comparação seria tão simples quanto comparar 6,4% e 4,5%.

Outra coisa é o prazo inicia no vigésimo oitavo dia, e vai até o dia do fechamento da fatura. Após isso, se fizer depois do fechamento, o adiantamento só entra no m~es seguinte, e após o vencimento, os juros do rotativo destroem a rentabilidade.

Gostaria de acrescentar, que para o mesmo período de tempo (12 meses) há outras opções de investimento na Renda Fixa, que ultrapassam o rendimento da Nuconta. Com isso, a Nuconta serve mais para a construção da “Reserva de Emergência”, e não exatamente para carregar o dinheiro (como o pessoal faz com a Poupança, erroneamente).

A Taxa de Desconto utilizada foi de 4,5%. Percebi que a Taxa de Desconto hoje é de 5,07%, uma variação de 26,67%. Muito provavelmente, bem antes do vigésimo oitavo dia se tornará viável.

OBS: Aceito Críticas

Tópicos/Respostas que já criei/dei (Parte 1):

O que você sugeriria para o Nubank criar ou melhorar? - #40 por Lucas_Santos

Respostas que já criei/dei (Parte 2):

O que você sugeriria para o Nubank criar ou melhorar? - #46 por Lucas_Santos

4 curtidas

Criei um tópico com o mesmo objetivo ontem

Adiantar parcelas x Deixar dinheiro rendendo na Nuconta

Aí me passaram esse vídeo aqui ó

Eu achei muito interessante pq ele faz a simulação de uma compra que ele parcelou em 12x, apesar de parecer que é mais vantajoso deixar na nuconta, pagar antecipado as vezes é melhor, mas depende do caso, é bom pegar a planilha dele e fazer a análise você mesmo, a planilha tem na descrição do vídeo

3 curtidas

Sempre, SEMPRE opte por pagar as suas dúvidas o mais rápido possível, ainda mais se você tenha parcelado sua fatura, os juros das parcelas vão superar os rendimentos da sua NuConta. Então sempre pague suas dúvidas antes de investir.

Cara, eu tenho me feito a mesma pergunta várias vezes. O que percebi é que esse desconto aumentou de uns tempos pra cá. Ele não é exatamente proporcional (se adiantar uma parcela você ganha x de desconto, adiantar 2 parcelas não significa 2x de desconto), e acredito que quanto mais parcelas adiantar, melhor o desconto.
Mas se for comparar com a Nuconta, ela ainda está valendo mais a pena.
Pelo menos a minha tá tendo um rendimento médio de 0.41% a.m., às vezes deu 0.34%, outras 0.44%, mas quase sempre mais que os 0.37% da poupança do BB atualmente.
O desconto dado por adiantar estaria saindo na média um pouco mais que o valor ganho pela poupança do BB, uns 0.38% mais ou menos.

2 curtidas

Melhor análise a ser feita, simples e fácil.

2 curtidas

Essa é uma boa análise, mas eu desconfio desse valor de 6.5% ao ano. Nos meus últimos 12 meses, na média fiquei com 0.41% ao mês.

2 curtidas