O ''Setembro Amarelo'' deveria ser todos os dias

Anima-te! Tens de sair dessa! Há pessoas que estão em situação pior! A vida continua. Sabes que toda a gente tem problemas! Sai e diverte-te! És muito sensível. Tu és forte, vais ficar bem. Tens de parar de ter pena de ti próprio. Toma vitaminas para o stress. Telefona-me! A vida é dura! Tens de te esforçar mais! Já deves estar melhor agora! Vais ter de aprender a viver com a Depressão.

A vida pode ser resumida assim:

image

Não estar bem, não é um problema, ninguém precisa ser forte o tempo todo, o problema é que nos momentos de fraqueza, precisamos de um impulso para voltar a subir e continuar. Muitos dizem que esse impulso depende explusivamente das pessoas, individualmente.

O que muitos esquecem é que ações diárias, individuais de outras pessoas também influênciam. É nesse ponto que, se você conhece alguém que está passando por problemas relacionados a depressão, pense que suas atitudes sejam positivas ou negativas também irão influenciar.

No final, estará sempre nas nossas mãos, dar um impulso, mas a força desse impulso não vem apenas de nós em muitos momentos.

‘‘O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde - OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.’’

Fonte: https://www.setembroamarelo.com/

Fiquem de olho nas pessoas que vocês amam, que estão ao seu redor, um sorriso, muitas vezes esconde muitas outras coisas. Converse sempre, abrace sempre, e se possível nunca deixe de dizer eu te amo, você é importante para mim.

Mas acima de tudo demostre isso também com ações, até porque palavras são tão fáceis de dizer.

Deixo aqui uma das minhas maiores inspirações em relação a esse tema. Hoje ela está curada? Não, não está. Ainda vive nesse montanha russa chamada vida, mas ela é a prova viva de que, com as pessoas certas ao lado, e no caso dela, a música, são fortes o suficiente para termos o impulso diário, até chegar o dia, que nós mesmos daremos ele.

‘‘Uma realidade distorcida, uma insanidade sem solução. Eu te disse que estava bem, mas eu estava mentindo.’’

32 curtidas

Que tópico @FelipeMoraes, bem relevante para nossa época. Parabéns pela iniciativa. :clap::clap::clap::purple_heart::purple_heart:

Semana passada estava lendo algo a respeito e lembro dessas frases, quando estiver lidando com essa situação.

É verdade que você talvez não consiga ver uma solução imediata para seu problema, mas as coisas costumam melhorar com o passar do tempo. Enquanto isso, o que pode ser de ajuda?

Desabafe com um amigo maduro e confiável.
Procure ajuda de um profissional.
Abra seu coração a Deus em oração.

21 curtidas

São ótimas ações a serem tomadas @Kleber_Vieira1 e não há nada de errado em pedir ajuda, exatamente isso.

19 curtidas

Que tópico fenomenal, @FelipeMoraes! :clap:

Não encontro palavras para descrever o quanto ficou bom, é uma pauta muito importante que nunca deve ser deixado de lado e você abordou muito bem. Parabéns!

19 curtidas

Obrigado @ranielreis , acredito que nesses assuntos, temos que ser o mais transparentes possíveis, exatamente para mostrar que está tudo bem não estar bem, e que isso pode sim ser mudado, mais uma vez obrigado!

19 curtidas

Ótimo tópico fé, e mais do que necessário!

Exatamente, e tem que aproveitar o impulso da queda pra se reerguer, porque quanto mais tempo se passa “lá embaixo”, tão mais difícil é pra subir.
Família é importante, amigos são importantes, e cada um é importante.

Viva, a vida é uma festa!

19 curtidas

Excelente tópico amigo, assunto extremamente necessário!
E concordo, não deve ser apenas durante o mês de setembro! :slight_smile:

15 curtidas

Há pessoas que estão em situação pior!
Sabes que toda a gente tem problemas!
És muito sensível
Tens de te esforçar mais!

Pode parecer q essas frases ajudam, mas na verdade, na maioria das vezes acaba ou não ajudando a pessoa a se sentir melhor ou piorando a situação da pessoa

As vezes é dificil mesmo pensar em uma maneira de ajudar a outra, e tbm a pedir ajuda pra se tratar

Caso alguem tenha vergonha (oq infelizmente ainda é mto comum) ou precise de outra pessoa pra escutá-la, ha o CVV - Centro de Valorização à Vida, que dispoe de canais de atendimento para apoio emocional e tbm é um canal de prevenção ao su1c1d1o (ou vc tbm pode se voluntariar para o atendimento)

21 curtidas

Maravilhoso tópico @FelipeMoraes :clap::clap::clap::clap:

Situação que deve ser escancarada mesmo,muitas pessoas passaram, passam ou passarão por um período assim na vida, uns menos outros mais! :pray::pray:

@lorenatelles :rose::rose:
Acertou bem demais em trazer
o link do CVV :fist_right::fist_left:

Definiu muito bem Fada! :clap::clap::clap:

O uso dessas frases é o que me afasta de me abrir com as pessoas!

:metal::metal::metal::metal:

16 curtidas

Parabéns pelo tópico, @FelipeMoraes! É um assunto extremamente delicado e relevante! A vida pode parecer difícil, mas vivê-la é uma dádiva! Alegremo-nos!

Obrigado por lembrar disso, Lô! Posso provar que o CVV já salvou a vida de muitos próximos a mim! Obrigado, CVV! E sim, precisamos parar de tratar essa dura realidade que muitos passam como bobagem ou frescura, porque a dor só sabe quem a vive!

15 curtidas

Assunto delicado e importante, amigo, ficou incrível! :yellow_heart::yellow_heart:

12 curtidas

Que assunto dolorido e ao mesmo tempo necessário, já passei por isso e não desejo ao meu inimigo que seja, quantos e quantos sorrisos meu por trás havia uma tristeza sem fim e muitos não perceberam, muitas pessoas não tem empatia com o próximo que oque estava ruim acaba piorando. Já perdi um conhecido que infelizmente entregou-se e eu não pude ajudar , agora tenho um amigo que ultimamente vem falando umas coisas “estranhas” e eu tô ajudando para que tenha um caminho diferente do conhecido (não e fácil pois tudo se torna gatilhos, mas acho que estou conseguindo).
Conversar, desabafar ajuda e muito , as vezes você nem precisa falar nada só ouvir oque aquela pessoa tem para falar. Muitos falam que e frescura, bobagem, falta de Deus enfim só quem passou sabe exatamente oque e.

Parabéns pelo tópico xará @FelipeMoraes e @lorenatelles muito importante seu comentário relatou muito bem oque pode acontecer em algumas situações. Achei interessante o CVV não conhecia!

12 curtidas

Ótimo assunto eu já passei por depressão e tentei já suicídio e o que muitos dizem não é frescura e algo muito sério que a sociedade acha que é charminho ou querer chamar atenção graças a Deus consegui lidar com isso mas não é fácil

10 curtidas

Tópico bastante relevante, ao mesmo tempo delicado.

Mas do que palavras são as atitudes, pois elas fazem a diferença, seja um bom dia ao um abraço.

8 curtidas

É um assunto muito importante e deve ser tratado com cuidado. Muitas pessoas ainda acham que pode ser falta de fé, mas na verdade é um problema que pode acontecer com qualquer um seja ele introvertido ou extrovertido.
Deveria ser um assunto para todos os meses…

5 curtidas

Por mais tópicos como esse:

Assunto de suma importância!!!

10 curtidas

Queria mostrar esse papelzinho que estavam distribuindo na minha cidade e achei incrível, mesmo que pareça simples, é algo muito importante que gostaria de compartilhar aqui. :yellow_heart:

11 curtidas

Pequenos gestos, grandes resultados @ranielreis !

10 curtidas