Observações sobre a tal integração NuInvest com App Nubank

Estou fazendo esse post levando em consideração que irão matar de vez o acesso da NuInvest (Mobile/Web) e manter somente o app do Nubank para realização de todas as funçõs.

Estou com um pé atras dessa intergração, pq quando um app quer tentar fazer de tudo ele muito dificilmente consegue fazer tudo com qualidade, sempre vai faltar funcionalidades para funções especificas. E para pessoas que estão investindo o seu dinheiro isso é essencial.

Então tenho alguns pontos em que eu estou preocupado com essa tal fusão.

1 - Simplismente nao existirá mais um HomeBroker para acompanhar o mercado? Um app de investimento sem essa opçao não é um app de investimento.

2 - Como fica a questao de poder enviar ordens de compra com valor desejado?

3 - O histórico de com as notas de negociaçoes que foram geradas por todos esses anos vai para onde?

4 - Ainda existira a opcao de transferencia de custodia?

5 - O extrato da conta da corretora será separado da conta corrente?

6 - Ainda existirá uma conta da corretora?

7 - Irá ter uma distinçao entre a conta corrente e conta da corretora? Ou seja os dividendos recebidos irão cair em cima da conta corrente? (Isso é completamente sem noção se for feito, vai contra qualquer conceito de investimento)

8 - Os gráficos e preços a mercado serão em tempo real? Sempre que vejo pelo nubank esta sempre atrasado!

9 - As opções de renda fixa continuarão as mesmas? Tenho investimentos em renda fixa na NuInvest que nem consta pelo app da Nubank.

10 - Histórico de dividendos dos ultimos meses e anos, isso vai ser perdido? É muito bom poder ver o progresso da carteira tanto em patrimonio quanto em dividendos, essas funções nao existem no app do Nubank

São vários pontos que estão muito em aberto, tenho medo do Nubank ter uma pegada meio “Apple” com os seus usuários e tratar eles como incompententes que não sabem o que fazem e acabam simplificando muito o app, deixando ele completamente simples e limitante, sem opções mais robustas. Não acho ruim o fato em si de simplificar as coisas, mas agora retirar totalmente algumas funçoes e simplismente é um retrocesso.

Esses foram alguns pontos nos quais eu pensei, se alguem mais quiser trazer outros pontos e outras opiniões seria muito bom para a comunidade

5 curtidas

@Playjoa

Diante de tudo que já sabemos e observando o modelo adotado por outros instituições financeiras, é possível responder da seguinte maneira:

1 - Simplesmente não existirá mais um Home Broker para acompanhar o mercado? Um app de investimento sem essa opção não é um app de investimento.

Conforme informado no site (Fusão Nuinvest com Nubank dia 30/01 - #69 de laetemn), o app e site da Nuinvest irão deixar de existir, portanto, todos os recursos existentes neles também não serão mais disponibilizados.

Os novos recursos que serão acrescentados ao app do Nubank podem ser iguais, melhores ou inferiores aos existentes atualmente no app e site da NuInvest. Não temos como saber, com certeza, até que seja liberada a integração entre ambos.

2 - Como fica a questão de poder enviar ordens de compra com valor desejado?

Supondo que sigam o modelo adotado por outras instituições financeiras, esse recurso deverá ser liberado no app do Nubank.

3 - O histórico de com as notas de negociações que foram geradas por todos esses anos vai para onde?

Isso não deve ser alterado, e provavelmente será transferido para o app do Nubank, pois trata-se de documento comprobatório para fins de fiscalização da Receita Federal.

4 - Ainda existira a opção de transferência de custodia?

Isso não será alterado, pois a transferência de custódia de ativos é uma determinação dos órgãos reguladores. O processo de transferência de custódia não tem custo! Porém, a instituição financeira/corretora tem total liberdade de cobrar taxas de custódia (para manter o ativo sob sua proteção).

5 - O extrato da conta da corretora será separado da conta corrente?

Seguindo o modelo adotado pelas outras instituições, o Nubank provavelmente irá adotar somente uma única Conta Corrente/Pagamentos onde serão depositados todos os valores, incluindo dividendos.

6 - Ainda existirá uma conta da corretora?

Como todos os valores estarão concentrados no Nubank, provavelmente a corretora NuInvest deixará de existir, portanto, as Contas Correntes existentes nela também serão canceladas, ficando tudo centralizado no app do Nubank.

7 - Irá ter uma distinção entre a conta corrente e conta da corretora? Ou seja os dividendos recebidos irão cair em cima da conta corrente? (Isso é completamente sem noção se for feito, vai contra qualquer conceito de investimento)

Como mencionei anteriormente, o padrão adotado pelas instituições com gerenciamento de investimentos dentro do próprio app é a centralização de todos os valores numa única Conta corrente, visando a total integração e redução de custos.

8 - Os gráficos e preços a mercado serão em tempo real? Sempre que vejo pelo nubank esta sempre atrasado!

Isso é o esperado, porém,. conforme explicado pela própria B3, existe um delay (atraso) de até 15 minutos na transmissão dos dados entre a B3 e as demais instituições financeiras.

9 - As opções de renda fixa continuarão as mesmas? Tenho investimentos em renda fixa na NuInvest que nem consta pelo app da Nubank.

Isso não irá mudar.
As opções já existentes no app do Nubank continuarão as mesmas, além de terem novas opções de renda fixa que, até o momento, só estão disponíveis na NuInvest.

10 - Histórico de dividendos dos últimos meses e anos, isso vai ser perdido? É muito bom poder ver o progresso da carteira tanto em patrimônio quanto em dividendos, essas funções não existem no app do Nubank

Como mencionado, esses recursos deverão ser transferidos para o app do Nubank, mas a maneira como serão apresentados no app poderá ser diferente do atual.

O jeito é esperar a integração total e ver o resultado.

“São vários pontos que estão muito em aberto, tenho medo do Nubank ter uma pegada meio “Apple” com os seus usuários e tratar eles como incompetentes que não sabem o que fazem e acabam simplificando muito o app, deixando ele completamente simples e limitante, sem opções mais robustas. Não acho ruim o fato em si de simplificar as coisas, mas agora retirar totalmente algumas funções e simplesmente é um retrocesso.”

A simplificação dos apps é algo inevitável, pois a tendência tem sido essa nos últimos 6 anos, e deverá continuar por um bom tempo.

4 curtidas

Nao sei o motivo de alguns acharem que pra simplificar tem que tirar opções. A Clear, por exemplo, tem uma das plataformas mais amigáveis, simples e ao mesmo tempo robusta, cheio de opções profissionais.
Vamos ver como vai ficar isso. Atualmente está ruim pelo app Nubank e ruim pela NuInvest.

3 curtidas

Só nos resta aguardar mesmo pra ver se eles vão conseguir fazer essa integração sem matar diversos recursos.

Agora essa questão de ir jogando os dividendos junto ao valor da conta corrente, acho isso um absurdo, por isso sempre fugi dos outros bancos que fazem esse tipo de coisa. Vc simplismente incentiva as pessoas a sairem gastando o que recebe, nao podendo ter aquela simples separacao entre sua conta e corretora, o costume de receber meu salario e ja jogar pra corretora e separar os valores é essencial para se organizar.

1 curtida

Agora uma grande especulação!

Duas coisas que ninguém está falando e que podem ser implementadas, na mesma data (supostamente dia 30/01/2024), com a integração total da NuInvest com o Nubank.

  • Conta Global (Dólar/Euro)
  • Conta de Investimentos no Exterior (Dólar - nos EUA)

São duas coisas que o Nubank pode implementar como objeto motivador para continuar utilizando o sistema de investimentos através do app do Nubank.

OBSERVAÇÃO: A Conta Global é do tipo não remunerada, para evitar a cobrança de impostos.

3 curtidas

Empresa não tem que ser pai e mãe. Se a pessoa não consegue se controlar com o próprio dinheiro, não é problema da Nubank e nem meu. Isso é coisa que tem que ser resolvido com um psicólogo.
Separar em contas diferentes é só pra burocratizar e aumentar os custos de operação da empresa (e alguém vai pagar esse aumento de custo).

1 curtida

Certo. Deve-se fazer isso, sem extinguir alternativas mais avançadas para os clientes que assim o desejam.

3 curtidas

Eu acredito que se a empresa dificulta a organizaçao do usuario isso é um ponto negativo sim

2 curtidas

Com esta integração se manterá uma plataforma online para investimento? Por exemplo o homebroker da Nuinvest funciona bastante bem, mas a nuinvest também tem opções de contratação de plataformas profissionais para operar no notebook para quem quer mexer com opções, faz trade etc… Fico na dúvida ou não sei se tou interpretando errado mas entendo pelos comentários que a plataforma da nuinvest vai sumir? se não ficar uma plataforma mesmo que mudando o nome para nubank vai perder muita qualidade o serviço. Só APP mesmo?

1 curtida

Pelo que foi oficialmente divulgado (e depois excluído) no site da NuInvest.
O site e o app serão encerrados.

Conforme o comunicado, irão matar em definitivo não apenas o app da NuInvest, mas também o site da NuInvest.

Cliquem na imagem para ampliar!

4 curtidas

Alguns detalhes que faria a diferença:

No App Nubank em Meus Investimentos a Analise da Distribuição poderia ser melhor detalhada, separada por tipos de investimentos como: Açoes , Bdrs, Fiis, Renda Fixa e incluir o valor em criptomoedas.

Também incluir o Histórico de dividendos por mês;
E incluir rentabilidade da carteira comparada com CDI, Ibovespa , Ifix…

9 curtidas

Os Fiis e Ações no App do Nubank tá muito caro com o valor sugerido pelo banco, eles pedem pra colocar valor e não quantidade de ativos, outro fator preocupante é o fato de as ações da NUINVEST estarem mais baratos do que no app!! Tô de OLHO EM VOCE NUBANK!! só observando meu dinheiro indo pro ralo devagar só observando…

1 curtida

Se um ativo custar 100,00 reais, não dá pra comprar 50,00 dele.

O valor no app Nubank é o valor de mercado, porém não atualiza em tempo real. A diferença é devolvida pra conta.

2 curtidas

Cara, matar o site e homebroker e fazer a gente investir somente pelo APP é dar um tiro no próprio pé. Não faz sentido nenhum! Tomara que isso não vá para frente, já to com fadiga só de pensar no pedido de transferência de custódia pra uma plataforma decente. Tava tão bom começar a centralizar tudo no NuBank.

4 curtidas

espero que eles resolvam isso, o site da nubank não serve pra nada praticamente, então que eles coloquem essa opção de homebroker no site da nubank ja que estão desenvolvendo uma area pra conta no site deles.

2 curtidas

O home broker continuará existindo normalmente no site da nuinvest após 7 de maio.

1 curtida

@laetemn @Playjoa nessa FAQ dá pra sanar várias dúvidas:

7 curtidas

Vi que será mantido o app NuInvest para operar no Home Broaker! Mas também estou com o pé atras, pois desde que ainda eram rumores, ainda em 2023, a leitura dos meus investimentos pelo app Nubank estão errados e não corrigem. Ainda existe um ativo em carteira (pelo Nubank) que já foi vendido faz tempo. E nem no Nuinvest muito menos pela B3 existe esse ativo em carteira. Realmente preocupante assumirem a migração com este tipo de problema! Hoje é 09/04/2024 e ainda consta o erro.

1 curtida

O meu tbm tem um ativo o qual eu vendi todo e ele ainda consta como no meu saldo total :confused:

2 curtidas

Isso é realmente preocupante, pois se os apps "conversam com a B3 e carregam informações de lá, como pode constar um ativo que já foi vendido a meses!

2 curtidas