Onde investir em 2023?

Onde investir em 2023?
:bar_chart: :money_mouth_face: :dart:

Imagem

Olá, caros colegas da NuCommunity! Tudo bem?

Seguindo a mesma linha do último tópico do nosso amigo @RafaelH trago um assunto que gera muitas dúvidas e inseguranças por parte dos investidores iniciantes: “Quais os melhores investimentos para 2023”?

Analistas da NuInvest mostram as opções para quem quer começar a investir e para quem já investe. Spoiler: 2023 pode ser de novo o ano da renda fixa.


O que é preciso fazer antes de escolher onde investir?

Antes de escolher onde investir em 2023, é preciso primeiro entender o seu perfil de investidor e definir seus objetivos.

O perfil do investidor é uma classificação que uma pessoa que aplica dinheiro em um produto de investimento recebe. E essa categorização está ligada ao risco que ela está disposta a assumir com suas aplicações – ou seja, quanto dinheiro ela suporta perder.

A Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) divide os investidores em três perfis básicos: conservador, moderado e arrojado ou agressivo, também chamado de experiente. Entenda cada um deles:

  • Conservador: esse perfil de investidor é o que tem mais medo de perder dinheiro. Ele prefere investir em produtos de baixo risco, e abre mão da possibilidade de ganhar mais em troca dessa segurança. Por isso, ele geralmente escolhe investimentos da renda fixa, como CDBs, títulos do Tesouro Direto e fundos de renda fixa.
  • Moderado: é aquele que está disposto a assumir riscos um pouco maiores para ter uma rentabilidade também maior. Mas, ao mesmo tempo, não abre mão de certa segurança. Por isso, ele investe tanto em renda fixa, mais segura, quanto em outras opções de médio risco, como fundos multimercados e até algumas ações.
  • Arrojado ou agressivo: também chamado de experiente, ele está disposto a correr riscos altos para ter maior rentabilidade – ou seja, aceita perder uma parcela do patrimônio em busca de maiores retornos. Por isso, a maior parte de suas aplicações está em produtos de renda variável, como ações, fundos de ações, fundos imobiliários e até criptomoedas. Normalmente, esse investidor já tem muito conhecimento do mercado e também um patrimônio maior para suportar as eventuais perdas.

Para entender melhor o seu perfil, você pode ouvir o podcast abaixo:
Você conhece mesmo o seu perfil de investidor? | Semanada - Ep. 77 - YouTube

Confira o conteúdo completo diretamente no blog do Nubank:
Onde investir em 2023? Há opções para todos os perfis e bolsos - Fala, Nubank

Não deixe de conferir os conteúdos incríveis do NuEnsina, pois te ajudará a direcionar os seus investimentos:
NuEnsina: conheça sua nova forma de aprender sobre finanças - Nubank

Linha

Se quiser dicas de livros para te auxiliar nesse processo de Imersão no Mundo dos Investimentos, confira o tópico abaixo:

Que em 2023 consigamos poupar mais e investir melhor! :pray:
PS: Quero deixar um agradecimento aos amigos @RafaelH e @ranielreis que me auxiliaram com a ideia e imagens deste tópico! :hugs: :purple_heart:

541ad7b4e2fb7066de2ff2d4b1667cc1371d4ba6

41 curtidas

Tô amando essa collab seguida de tópicos educativos. :smiling_face_with_three_hearts:

Sem sombra de dúvidas! Ainda tô aprendendo um pouco mais a fundo sobre o mercado de investimentos, então meu perfil é bem Moderado, não vou assumir mais do que consigo suportar :blush:

Eu que agradeço pelo conteúdo didático, conta comigo amigo :purple_heart:

18 curtidas

Parabéns :clap: pelo tópico @ThiagoMoura!

  • ficou excelente!

Pra mim que conheço muito pouco sobre investimentos ainda me enquadro no perfil de Conservador, mais ainda pretendo aprender o máximo que eu puder sobre investimentos, para quem sabe no futuro não conseguir me arriscar um pouco mais?!

Eu que agradeço por trazer esse conteúdo de extrema importância para todos nós!

20 curtidas

Ótimo tópico @ThiagoMoura , parabéns, sempre bom trazer esse assunto para discussão, ainda mais no inicio do ano, abrindo oportunidades para as pessoas aprenderem e fazerem suas metas e compromissos.

17 curtidas

Otimo topico @ThiagoMoura,

Esse ano vou continuar fazendo o meu basico

balanceamento da reserva de emergencia
fiis na maioria de papel e alguns de tijolo em alguma oportunidade
reits e stocks la fora

17 curtidas

Muito bom @ThiagoMoura, obrigado por compartilhar!

Os nervos de aço kkkkk

16 curtidas

Acabo de descobrir que eu seria a investidora conservadora haha
Considero de grande valor sua iniciativa em trazer esse conteúdo para nós.

O mais interessante ainda é que contém informações sobre o tipo de investimento ideal para cada perfil de pessoa.

Excelente seu tópico! :clap::clap::clap::sparkles:

18 curtidas

Bom demais. A gente acha super complicado esse universo novo… Até dar o primeiro passo. Após ele, é inevitável pensar: “Nossa, então era isso? Por que não comecei 5 anos antes?” Hehehe Conhecimento é poder. Sempre bacana conversar sobre esse tema - e “desmistificá-lo”.

12 curtidas

Isso aí meu amigo! É assim mesmo. Quanto mais conhecimento e experiência nos investimentos, mais segurança vamos adquirindo. E aos poucos vamos fazendo investimentos com maior risco.

Muito obrigado! :pray:t3::purple_heart:

14 curtidas

Obrigado meu amigo! :purple_heart:

Com certeza! Aos poucos você vai adquirindo conhecimento, segurança e passa a arriscar mais ciente do que está fazendo! :pray:t3:

:hugs::purple_heart:

13 curtidas

Muito obrigado! :pray:t3::hugs:

12 curtidas

Valeu @Everton_J_da_Silva :pray:t3::facepunch:t3:

Isso aí :clap:t3::clap:t3::clap:t3::moneybag:

12 curtidas

Eu que agradeço por sempre interagir aqui! :slightly_smiling_face::pray:t3:

Exatamente! Kkkkkk você já se encontra nesse perfil?

13 curtidas

Isso… eu “linkei” alguns conteúdos que você pode acessar facilmente, para verificar por exemplo, o seu perfil e também conhecer algumas dicas de investimento!

Muito obrigado! :pray:t3::hugs:

13 curtidas

Exatamente, @DaviCR! É um Universo viciante e que nos faz querer aprender sempre mais.

Sempre fazemos esse questionamento mesmo… mas daqui há 5 anos, quem começou hoje não vai se arrepender! :slightly_smiling_face::pray:t3::facepunch:t3:

13 curtidas

Excelente tópico!!

7 curtidas

@ThiagoMoura sempre ótimas dicas

9 curtidas

Muito obrigado! Fique a vontade para compartilhar. :handshake::slightly_smiling_face:

12 curtidas

Muito obrigado, @Tarcizio_Mendes_Juni! “Tamo junto” :pray:t3::facepunch:t3:

10 curtidas

Pra ir mais além é preciso, mas sempre estudando e analisando tudinho! kkkkkk

9 curtidas