Vamos lar voltar ao assunto. O historico de open finance que ja cancelei é removido depois de um tempo? E o do chat ? Depois de 3 ou 5 anos ja não é mais necesario voces nao acham ? Sugiro essa mudança.
Sinceramente não entenderia porque ser apagado e mesmo que fosse provavelmente seria apenas pro usuário, já que tudo pode ser usado como evidência, ainda mais no universo financeiro, o Nubank tem uma política de privacidade objetiva e que seguem as obrigações impostas pelo Banco Central.
https://nubank.com.br/mobile-web-views/privacy-policies.html
Certo, mas esse historico não é apagado depois de certa data ? Como deveria de acordo com essas regulamentacoes se sim por quanto tempo esse historico é mantido ?
A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) estabelece que os dados pessoais devem ser armazenados apenas pelo tempo necessário para cumprir as finalidades para as quais foram coletados ou para atender obrigações legais e regulatórias. No entanto, a legislação brasileira não define um período máximo específico para a retenção desses dados, deixando a critério das instituições determinar prazos razoáveis conforme suas necessidades e obrigações.
Portanto, embora sua sugestão de limitar a retenção de dados a 3 ou 5 anos seja válida, as instituições financeiras devem equilibrar a proteção da privacidade dos clientes com o cumprimento de suas obrigações legais e regulatórias. Recomendo entrar em contato diretamente com o Nubank para obter informações específicas sobre suas políticas de retenção de dados e avaliar a possibilidade de ajustes conforme suas necessidades.
A instituição que me refiro seria o proprio Nubank. Ja perguntei isso no chat e não obtive uma resposta concreta de fato. Acho que não teria problema nenhum colocar uma opcão para excluir se o cliente desejar. Uma vez que isso não se refere a historico de movimentaçoes da conta.
Alguem por favor que ja tenha feito open finance ou saiba sobre, pode me dizer em quanto tempo o historico de open finance que ja cancelei na aba meus compartilhamentos é excluida de la?
Outra Coisa:
O chat é armazenado por quanto tempo alguem ja teve o chat apagado depois de um tempo? Os mais antigos.
Por fim:
Gostaria de saber uma opiniao ou algo sobre o
historico do registrato. Os vinculos que ficam registrados com instituicoes financeiras no CCS voces acham possivel uma mudança para que nao mostre todo historico dos vinculos ou algo do tipo? Tipo apagar o vinculo que ja tive com um banco desse relatorio do CCS.
O Nubank pode manter os dados por no mínimo 5 anos após um cancelamento de conta, segue a informação oficial:
“Por uma questão legal e regulatória, o Nubank precisa manter o registro de dados cadastrais, transacionais, entre outros, pelo período mínimo de 5 anos após o cancelamento da sua conta ou cartão.”
O Registrato por ser do Banco Central acho que não faria sentido excluírem os dados, uma vez que isso é questão de segurança, o governo precisa ter informações sobre os cidadões, vale dar uma lida na política de privacidade do Bacen no link abaixo.
Me recordo de já ter visto uma dúvida anterior, vale ressaltar que os bancos segue o regulamento do Bacen, então isso tá além do banco, ao abrir uma conta concorda com os termos.
Raniel a conta esta ativa oque eu gostaria de saber é se esse prazo de 5 anos vale para a conta ativa. Se nao gostaria de saber em quanto tempo ambos hsitoricos sao removidos da conta.
Em relaçao ao Registrato ha possibilidade futura de uma conta encerrada deixar de aparecer no relatorio ou o relatorio mostrar somente um periodo de por exemplo 5 anos anteriores?
Não, enquanto a conta tá ativa as informações ficam mantidas, a regra se aplica após exclusão da conta.
Não saberia te informar, visto que os dados são vinculados a sua conta do Gov.br, então os dados sempre estarão lá para consulta, caso queira ver as suas informações financeiras.
Raniel mas futuramente seria possivel essa alteraçao no registrato? Uma exclusao dos vinculos antigos ou redução no periodo do historico do registrato?
Não é possível solicitar a exclusão do Registrato, mas é possível negociar ou quitar dívidas e solicitar somente a exclusão de informações incorretas.
Os dados do Registrato são permanentes e ficam em poder do BACEN (qualquer instituição financeira regulamentada pode requisitar esses dados).
Vale observar que qualquer dívida que seja paga (quitada) é removida do Registrato (o status muda para pago/quitado). Aqui vale uma observação, cartões de Crédito entram no Registrato como dívida/empréstimo, pois o valor utilizado pertence a instituição financeira e, portanto, ao utilizar um cartão de crédito você está contraindo uma dívida.
O Registrato é um sistema do Banco Central que reúne informações sobre o seu histórico financeiro. Lá, ficam registradas todas as suas dívidas, mesmo as que já foram quitadas com bancos e outras instituições.
O Registrato reúne todas as informações sobre sua vida financeira e te permite saber em quais bancos você possui conta, quais chaves PIX estão cadastradas em seu nome, se você tem dívidas e muito mais. Ele funciona como um registro consolidado de todas as suas movimentações bancárias e financeiras com instituições credenciadas.
Algumas das informações que você pode obter através do Registrato são:
- Relatório de Cheques Sem Fundos (CCF)
- Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR): em caso de dívidas com bancos e financeiras.
- Relatório de Dívidas Inscritas no Cadin Federal: em caso de débito com órgãos e entidades federais.
Os dados do Registrato são permanentes e ficam em poder do BACEN (qualquer instituição financeira regulamentada pode requisitar esses dados).
Sim, mas futuramente é possivel essa alteracao onde seria possivel apagar ou deixar de aparecer contas encerradas depois de um tempo ?
Alguem poderia me dizer se voces ainda tem o historico de open finance que voces cancelaram? podem me dizer se esse historico sai do aplicativo? queria apagar e quando entro em contato com o nubank eles me mandam respostas genericas.
OUTRA COISA
Voces tem conversas de chat no app de quanto tempo atras podem me dizer? quando pergunto isso eles nao oferecem uma resposta exata. sobre o tempo de armazenamento dessas conversas.
gostaria de saber se tem como apagar esses historicos ou se eles somem do app.
mas a lgpd nao permite a solicitaçao de exclusao? mesmo com a conta ativa ?
quero excluir apenas o registro de compartilhamentos do open finance
quero excluir aqueles historicos da aba meus compartilhamentos do open finance sabe se sao excluidos algum dia mesmo com a conta ativa?
Oi @Angelo_Gabriel5, seja bem-vindo à comunidade.
As empresas são obrigadas a excluir os dados quando solicitado pelo titular?
A LGPD em seu artigo 18, menciona que o titular poderá a qualquer momento e mediante requisição, a eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento do titular, exceto nas hipóteses previstas no art. 16 desta lei.
Aqui encontra-se o direito fundamental da liberdade, que está disposto no artigo 5º da nossa Constituição Federal, e dá o amparo necessário para que o titular dos dados possa exercer, independente se concordou com a coleta de dados anteriormente, o direito de excluí-los.
O procedimento de exclusão deverá ser de forma gratuita e facilitada. Tendo ainda a empresa o dever de prestar informações sobre a possibilidade de não fornecimento do consentimento e suas consequências.
Mas como quase toda regra tem sua exceção, vale mencionar, os casos que não poderão ser excluídos, ou seja, as exceções do final do mesmo artigo, que são quando a empresa é obrigada legalmente a guardar os dados ou estudo por órgão de pesquisa.
Fonte: Lê compliance
Qualquer dúvidas referente ao tratamento dos dados e a LGPD, o Nu tem o e-mail dpo@nubank.com.br que poderá ajudar a sanar suas dúvidas, recomendo que fale com eles.
Também indicaria a leitura da política de privacidade do Nu para saber como tratam os dados ao clicar aqui.
@Angelo_Gabriel5, dê uma olhada no artigo 16 da lgpd. Acredito que o Nubank esteja amparo pelos incisos I e IV.
Eliminação de dados pessoais
Os dados pessoais serão eliminados após o término de seu tratamento, no âmbito e nos limites técnicos das atividades, autorizada a conservação para as seguintes finalidades:
I - cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador;
II - estudo por órgão de pesquisa, garantida, sempre que possível, a anonimização dos dados pessoais;
III - transferência a terceiro, desde que respeitados os requisitos de tratamento de dados dispostos nesta Lei; ou
IV - uso exclusivo do controlador, vedado seu acesso por terceiro, e desde que anonimizados os dados.
O que eu pergunto é se os registros de que um compartilhamento de open finance aconteceu é apagado mesmo se a conta estiver ativa entendeu?
Entendi, @Angelo_Gabriel5
É uma pergunta muito técnica que para respondê-la necessitaria fazer consultas mais internas que só o Nubank tem. Aqui somos todos ou em maioria clientes do Nubank e não temos esse nível de permissão de acesso.
Segue essa dica do @ranielreis.
Costuma demorar um pouquinho para eles responderem em razão das análises que precisam ser feitas, mas sempre respondem.
Aí, se puder, se não for expor dados pessoais ou sensíveis, nos dê um feedback aqui no tópico?!