OpenFinance com Plaid (Conectar apps ao Nubank)

Penso que seria muito legal Nubank fazer parte do ecossistema da Plaid para permitir conectar diferentes aplicativos com a NuConta e Cartão de Crédito?

4 curtidas

Bom dia @Anderson_da_Silva!
Pela minha análise essa empresa funciona apenas com instituições dos EUA, Reino Unido e União Europeia.

7 curtidas

A ideia é interessante para quem possui vários tipos contas e cartões diferentes, mas para quem concentra quase tudo em uma única instituição financeira, não faria muito sentido.
E além dessa questão citada pelo @Alexandre_Niess, ainda temos a questão da segurança pública Tupiniquim. Imagina uma dessas quadrilhas que fazem sequestro PIX, tendo acesso esse aplicativo, que contém todas as contas da vítima, conectadas em um só lugar?
Seria a mina do tesouro para ladrão!
Contudo, não quero dizer que a proposta do App é ruim, muito pelo contrário, a meu ver, ela é excelente, mas infelizmente nem todo território brasileiro está preparado para essa inovação, principalmente Rio e SP, que salvo engano, são as cidades com maior índice de vítimas do sequestro PIX.

5 curtidas

Pelo próprio site da Plaid eles suportam mais países: Global coverage - North America, UK, and Europe | Plaid

E também olhando a documentação de API parece ser algo de iniciativa do próprio Nubank: Quickstart | Plaid Docs

1 curtida

Seu ponto de vista é importante, mas como a própria Plaid explica em diversos momentos no seu site, quem define a permissão de acesso aos dados é o próprio dono:

Plaid helps you link your financial institutions | Plaid

O objetivo é simplificar o acesso aos dados financeiros que já são seus, permitindo, por exemplo, que conecte com o aplicativo:

Finotion: Your finances in Notion, automatically

Afinal, se os dados são seus, você tem direito de ter o controle de como quer utilizar.

4 curtidas

O Nubank comprou um tempo atrás a Olívia, que tinha justamente essa função de conectar contas de outros bancos a fim de facilitar a organização financeira. Acredito que se o Nubank fosse trabalhar em alguma funcionalidade relacionada a essa conexão, eles iriam usar o que eles já tem (Olívia) ao invés de procurar outras empresas.

12 curtidas

Sim, claro, com certeza.
Mas perceba duas coisas:

  1. O usuário vai ter um app com todo esse potencial pra usar de forma restrita? Acho que perderia o propósito né não?
  2. As quadrilhas evoluem também e o meliante sabendo desse app, pode e vai ameaçar/coagir a vítima a liberar os controles para limpar suas contas.
    Repito, a proposta do App é ótima, mas a nossa segurança pública, torna o Brasil inapto a usufruir 100% dessa ótima ideia, pelo menos por enquanto.
6 curtidas

Acredito que seja uma ideia boa, mas com a aquisição da Olivia (como citou o @Alexandre_Niess) o Nubank está focada na integração da Olívia no App e há problemas culturais e de viés tecnológico de uma disponibilização massiva dos dados bancário à terceiros.

6 curtidas

Eu acredito que no Brasil o caminho para isso seja o OpenFinance. Gostaria muito de conectar todas as minhas contas/cartões/investimentos e opera-las num único app que tenha o controle financeiro, para que eu faça minha contabilidade. Entendo que isso tmabem seja uma mina de outro no que diz respeito a análise de dados e prospecção de novos negócios para as empresas que tiverem os melhores apps

2 curtidas