Opinião Integração Nubank/Nuinvest 💹

Boa tarde pessoal,
sabemos que em grande mudanças a complexibildiade é maior e sei que assim como alguns usuários gostaram da integração outros estão tendo uma experiencia nem tão legal, acredito que com o time de atendimento ao cliente, suporte do Nubenk e demais equipes as melhorias iram ir chegando e deixar a plataforma do jeito que gostamos e precisamos que seja. Bora responder a enquente abaixo para que possamos entender como está o pós integração !!!

Na sua opinião a integração foi positiva ou negativa ?¿
  • :+1:t2: Realmente integrar a solução de investimento em um único aplicativo é melhor e eu prefiro que seja assim
  • :-1:t2: Infelizmente após a integração eu perdir funções/recursos que utilizava e não tenho a mesma experinecia que tinha antes, deixando a minha experiencia como usuário negativa
0 votantes

Bora continuar !!!

Continua cliente Nubank ou vai migrar os investimentos para outra empresa ?¿
  • :smiley: Vou continuar, sei que o time de suporte e desenvolvimento vai melhorar o que precisa e realmente entregar um ambiente/solução que tenha todos os recursos/funcionalidades que precisamos
  • :pensive: Vou migrar para outro lugar, infelizmente não posso aguardar as possiveis melhorias que o time da Nubank pode fazer após essa integração
0 votantes

Comentem !!!

11 curtidas

Difícil responder esta pesquisa. Explico o porquê…

Dependendo do perfil do usuário, a resposta pode variar bastante.

Exemplo 01: Se o usuário for um investidor que já saiu da fase de acumulação e agora está “vivendo de renda”, provavelmente este usuário achará bom a unificação de saldo (conta+investimento);

Exemplo 02: Se o usuário for um investidor iniciante com pouca diversidade de ativos e pouco conhecimento, provavelmente este usuário não sentirá falta do HomeBroker e achará boa a simplicidade do app unificado.

Exemplo 03: Se o usuário for tolerante a mudanças, provavelmente sua paciência no processo de adaptação será maior.

Exemplo 04: Dependendo da faixa etária do usuário e sua familiaridade com o assunto investimentos, etc, etc, e muitos outros etc…

Por esta razão, para identificar a satisfação dos usuários frente a uma mudança é necessário antes identificar com precisão “para quem estamos perguntando”…

9 curtidas

Excelente informação, realmente é bem complexo.
Mais espero que com as respostas possamos entender a situação atual, aqui na comunidade deixar claro qual o nosso sentimento para poder ajudar a Nubank melhorar o que precisa ser melhorado !!!

4 curtidas

Perfeito @Mario_Sergio_Godoy … As pesquisas se bem aplicadas são instrumentos poderosos para promover este tipo de melhoria nos serviços.
E sei que o Nubank dá muito valor pra isso e está constantemente consultando e atendendo os usuários. Com certeza daqui a pouco chegaremos lá e estas novas funcionalidades serão aprimoradas. Esse é o caminho natural para qualquer software. O importante é estar aberto para as críticas e estabelecer canais eficientes que consigam recepcionar estas demandas.

3 curtidas

Foi com o nubank que eu comecei a explorar os investimentos além da poupança, isso faz com que eu não sinta uma diferença absurda com essa mudança visto que sempre fiz aportes pelo app e talvez isso faça com que eu seja uma minoria.

Acompanhando os relatos pela NC eu vejo com a falta de alguns recursos e informações gera uma insegurança enorme para os veteranos em investimenos. Resta aguardar que todo o Know How adquirido com a nuinvest seja implementando em sua totalidade no nubank junto à um portal web.

6 curtidas

Viu como o perfil do usuário é importante neste tipo de questionamento @Mario_Sergio_Godoy ? Este é um outro exemplo de usuário que não está “sofrendo tanto” com a mudança e devido a sua fidelização e aprendizado no quesito “Investimentos” está sendo mais tolerante a paciente na mudança.

Se eu estiver errado na minha avaliação, fica a vontade para me corrigir @Rafael_Ricardo .

4 curtidas

Está corretíssimo! Eu me encaixo nesse seu exemplo.

3 curtidas

Acredito que este é o único motivo para aqueles que acham a mudança interessante. A maioria que hoje vive da acumulação de patrimônio e já investia no passado, não faz uso do Nubank em sua maioria. Entretanto, aqui mesmo na comunidade podemos ver que muitos são iniciantes ou jovens que sempre tiveram mais facilidade com o celular do que pelo computador.

Alguns estão no aguardo pelo que vi, vão esperar por um curto período de tempo algum posicionamento e ação do Nubank, se persistir, devem migrar

• O ponto é que com a mudança será mais fácil do nubank perder clientes do que ganhar, não necessariamente como usuários, mas como investidores pelo banco. A maioria dos investidores com maior experiência, mesmo iniciantes, não fazem uso do celular para aquisição e acompanhamento. E a retirada de muitas vantagens, leva ao afastamento pela instituição. Aqueles que ja faziam uso, pouco vão ser afetados por isso, pois eles conseguiam já investir como fazem pelo próprio Nubank.
  • Outro detalhe é que o mesmo grupo iniciante que só fazia investimento pelo nubank, pouco sabe de títulos com rendimentos maiores e se contentam com rendimentos medianos, isso devido a falta de conhecimento/experiência financeiro.
2 curtidas

Gostaria de saber se alguém tem informações sobre as opções de fundos de investimentos, porque no app da NuInvest tinha diversas opções de fundos (multimercados, de ações, estrangeiros…) e agora só tem uns 6 ou 7. Está horrível assim.

2 curtidas

@JoaoMelo Pelo que eu tenho visto nas “minhas redondezas”, a grande maioria dos meus colegas de trabalho e amigos utilizam o app como interface padrão de investimentos. Eu particularmente, prefiro desktop por vários motivos. Mas definitivamente não é a realidade deles. E incrivelmente algumas destas pessoas não são usuários iniciantes. Pra fins didáticos eu até gostaria de saber qual é o tamanho do público iniciante, intermediário ou avançado nos investimentos. Suspeito que a maioria esmagadora deve ser de iniciantes com requisitos de funcionalidades bem minimizadas. Mas posso estar errado, claro.

A questão aqui é o “timing” que o Nubank levará para implementar as correções e melhorias demandadas. Se demorar demais, acredito também que alguns clientes acabarão indo embora. Mas como te disse antes, não acho que será expressiva esta “debandada”. O “X” da questão é identificar as principais funcionalidades faltantes/equivocadas que precisam ser aperfeiçoadas rapidamente tendo em vista o seu grau de utilização dentro do app e tempo/complexidade necessários para entregar o que é necessário. E acredite: Esta pergunta não é fácil de ser respondida.

Eu como analista de sistemas e engenheiro de software frequentemente observo os comentários do pessoal e as vezes me pergunto: “Será que esta pessoa já utilizou algum outro app bancário?”, “Será que ele realmente sabe o que é um software ruim?” ou mesmo “Porque diabos esta pessoa está reclamando? Do que exatamente? O que teria que ser feito?”, enfim… “** Não é fácil agradar a diversidade de usuários.**”
Não é a toa que publiquei este artigo: ARTIGO: Adianta "reclamar para as paredes?"

É por estas e outras que eu torço pela “flexibilização” dos aplicativos. O correto não deveria ser “O usuário precisa se adaptar ao app” mas sim, exatamente o contrário: “O app é precisa se adaptar as preferências do usuário”. Daí sim, o resultado entregue seria mais satisfatório, pelo menos sob a perspectiva de usabilidade. O problema é o aumento de complexidade e custo gerado por esta simples “inteligência do app”.
Mas enfim, isso é uma longa história…

2 curtidas

Não avaliei toda a mudança ainda, EU, preferia separado, que gerenciava melhor.
De cara já não gostei de uma coisa, os dividendos e proventos, caem na conta misturado com o dinheiro da conta corrente, isso, PRA EU, é péssimo.

Pelo menos deveria vir separado como “investimento”, misturado com a conta, a pessoa que não tem controle ao invés de reinvestir, pode acabar gastando.

A criação das caixinhas é uma idéia tão boa, justamente, pra separar os gastos e objetivos, ae eles integram deixando os proventos do investimento cair direto na conta corrente. Isso não foi legal.

Nubank, por favor, separa isso, pô.

1 curtida

Continuo cliente mas os investimentos já mudaram desde o abandone do NuInvest há alguns anos. Só resta alguns de renda fixa.

Não tenho essa percepção.

Tem bastante coisa que precisa ser aprimorado na seção de investimentos do Nubank. Desde a época da NuInvest que só tenho alguns poucos ativos e deixo a maioria em outras corretoras.

1 curtida

Minha visão é de que a experiência está sendo negativa para os iniciantes mesmo, o avançado já pulou fora faz tempo.

Mas para não dar apenas um tom ruim aqui, vou dizer a quem penso que serve hoje e no médio prazo os investimentos via Nubank.

• Quem nunca investiu na vida e abriu sua primeira conta com a Nubank
  • Quem investe em renda fixa, mas com produtos bem básicos como CDBs e Tesouro Direto
  • Quem utiliza a Nubank na gestão financeira de curto/médio prazo. (Aqui estou considerando as caixinhas)

A quem a Nubank não serve momentaneamente para se investir?

• Quem investe em ações, ETFs e BDRs, pois a interface não está boa ainda, pode melhorar sim, mas hoje é um sinal amarelo
  • Quem investe em Fundos Imobiliários, pois não tem as subscrições no app, além disso, dada a dinâmica de proventos mensais muitos podem ficar confusos nos reinvestimentos já que os dividendos vão cair direto na conta corrente (eu sei que esse último ponto pode ser positivo para outros também)

Para quem a Nubank é péssima ou ao menos inadequada para se investir?

• Quem quer produtos mais avançados de uma corretora, exemplo: aluguel de ações, opções etc.
  • Quem busca por assessoria de investimentos (nunca teve na Nuinvest se estou certo)
  • Quem é trader ou faz certas operações mais avançadas
  • Quem quer ter carteiras recomendadas (isso existia no comecinho da Nuinvest e infelizmente acabou)
6 curtidas

Sou correntista e investidor desde a EasyInvest. Removeram a versão web da NuInvest e não migraram isso para a versão web da Nubank.

Infelizmente vai ser melhor pagar taxa na BTG do que ficar esperando.

Pela primeira vez estou considerando sair completamente da Nubank, estou com eles desde o começo. Porém gosto de mandar tudo em apenas um lugar. E depois de anos, sem se tornar Ultra Violeta, apesar de ter todos os seguros, cartão de crédito e afins.

3 curtidas

Para quem ainda tem esperança de que as coisas possam melhorar e acredita que com mobilização conjunta podemos sensibilizar o Nubank e promover estas melhorias, deixo aqui meu convite para dar uma conferida no tópico abaixo e quem sabe apoiar a ideia.

INVESTIMENTOS: “Como deveria ser” - Sugestões e Ideias - NuCommunity (nubank.com.br)

1 curtida

Minha sugestão se você estiver considerando mesmo migrar pra outra corretora, a menos que o seu aporte mensal seja maior do que uns mil reais não pague essas taxas de corretagem para ações, invista só no Tesouro Direto e em FIIs que tem isenção das taxas.
Para ações utilize outra corretora taxa zero ou mantenha via Nubank mesmo caso ações não sejam a sua prioridade.

2 curtidas

Tem a Clear que é gratuita, pq pagar taxa.

1 curtida

Tenho entendido que a pegada do Nubank em centralizar no App é ótima. EU prefiro assim. Tudo num lugar só. Porém eu não só do tipo “pró trader”, ou seja, não preciso de funcionalidades avançadas. Preciso somente de clareza nas informações de investimento pra diversificar meu dinheiro. Dessa forma, para mim a integração ficou adequada. Posso ter clareza aonde tenho investido e de forma rápida investir e sair do app. Só alegria.

Contudo, “pró traders”, que fazem analise técnica ou analise fundamentalista ou seja lá que tipo de analise que fazem, devem requerer um ferramental mais especifico.

2 curtidas

Nem só trader, análise fundamentalista se aplica a todo mundo que investe e sabe o que está fazendo. Mesmo no pensamento a longo prazo.

5 curtidas