Oque a congnitect criou?

Aí fala q essa empresa é responsável em criar 2 funções inovadoras nos bancos, quais? Aí n fala

4 curtidas

Não sou da área de desenvolvimento, mas pelo que entendi a Cognitect criou dois sistemas usados na área de programação, conforme essa parte retirada da matéria:

A consultoria ajudou a revolucionar o mercado de engenharia de software e foi responsável por criar dois sistemas muito usados na programação: Clojure e Datomic .

2 curtidas

Sim mais quais são esses sistemas e oque esses sistemas fazem?

Como te falei não é minha área, então tive que me socorrer no Google, segundo a Wikipédia:

  • Clojure é um dialeto da linguagem de programação Lisp criado por Rich Hickey. Clojure é uma linguagem de programação de propósito geral com ênfase em programação funcional.
  • Datomic é um banco de dados distribuído e implementação do Datalog. Possui transações ACID, junções e uma linguagem de consulta lógica, Datalog

Acho que alguém da área conseguirá de dar uma explicação mais clara e didática, me socorre aqui @ree :sweat_smile: :sweat_smile: :sweat_smile: :sweat_smile:

6 curtidas

Eles criaram uma linguagem de programação chamada Clojure e o banco de dados Datomic.

O Datomic confesso que não conhecia, mas o Clojure é muito bem conhecido e está na história do Nubank desde o início do desenvolvimento, e é muito conhecido no mundo de programação.

Assim como na Linguística temos vários idiomas, como Português, Inglês, Francês, e podemos com qualquer linguagem:

Pedir um suco, falar que estamos tristes, confessar um segredo.

Dependendo de uma linguagem ou outra, o tempo para escrever é maior, basicamente é assim que funciona as linguagens de programação, com cada uma delas podemos desenvolver o mesmo sistema, porém algumas são mais interessantes em setores específicos, como apps de celular, sites de internet, fóruns como o nosso aqui que é feito em Ruby pela Discourse. O app do Nubank é em Flutter(Que usa como base o C++) o Blog do Nubank em PHP.

O Clojure entra na parte de infraestrutura do Nubank, ele que faz a parte interna de transações, cadastros, consultas e por aí vai, é o :heart: do Nubank.

O Datomic é o Banco de Dados, tem outros como MySQL, Microsoft SQL Server, PostgresQL, MongoDB e etc, é por ele que é definido toda a estrutura de como o Nubank vai armazenar os dados do sistema deles.

15 curtidas

Esse é Blog do Nubank que o pessoal da engenharia criou:

Aqui tem um artigo falando como o Conjure ajuda o Nubank na parte de cálculos bancários:

9 curtidas

Isso vai auxiliar no desenvolvimento do app como software, mas em termos de funcionalidades pra nós usuários, acho que nao ira mudar muita coisa… se mudarem o algoritmo p analise de crédito ja será um avanço kkk

2 curtidas

Caramba @ree, aí tu deu palestra mano! Voltei no túnel do tempo, às minhas aulas na cadeira de Programação!
:clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap:

4 curtidas