Orgulho de ser quem você é!

Boa tarde, gente!!! :heart::orange_heart::yellow_heart::green_heart::blue_heart::purple_heart:

Junho é considerado o mês do Orgulho LGBTQIA+ no Brasil e no mundo! Mesmo com muita luta e evolução, esse é um tema que precisa ser debatido e ainda temos muito a aprender. Vamos aprender juntos? Chegaí.

VOCÊ SABIA?

O Dia 28/06 foi escolhido como o dia mundial do orgulho por causa de um acontecimento nos anos 60 que marcou a história mundial. Nessa época, as relações entre pessoas do mesmo sexo eram consideradas crime em todos os Estados americanos e foi descriminalizada somente em 1962. Na madrugada do dia 28 de junho de 1969, em Nova York, vários policiais entraram no bar Stonewall Inn sob a alegação de que a venda de bebida alcoólica era proibida ali, prenderam funcionários e começaram a agredir e a levar, sob custódia, algumas frequentadoras travestis e Drag Queens que não estavam usando vestimentas “adequadas” a seu gênero, como mandava a lei.

A partir daquele momento, a multidão que estava fora do Stonewall começou a se rebelar junto com aquelas pessoas que estavam sendo detidas. Esse foi o estopim para que parte da comunidade LGBT de Nova York, que até então se escondia, fosse às ruas protestar nos arredores do bar durante alguns dias.

A SIGLA LGBTQIA+

Você já se perguntou o significado da sigla e tantas letras? Com o objetivo de abraçar novos grupos, esta sigla já foi modificada muitas vezes, e hoje vamos explicar melhor o que significa cada letra de acordo com o site Catraca Livre:

L, G, B: tratam a respeito da orientação sexual. O L se refere às lésbicas e o G aos gays, ou seja, mulheres e homens, respectivamente, que sentem atração afetiva e/ou sexual por pessoas do mesmo gênero que o seu. Já o B inclui as pessoas bissexuais, que têm essa atração por ambos os gêneros.

T: abrange as identidades de gênero, sendo elas transgêneros, transexuais e travestis. Essas pessoas se identificam com um gênero diferente do que foi designado em seu nascimento. Além disso, é o oposto de cisgênero, que são homens e mulheres que se reconhecem conforme seu gênero de nascimento.

Q: o Q vem de queer, que são as pessoas que transitam entre os gêneros feminino e masculino ou que não seguem a binaridade masculino-feminino (não binário).

I: já o I fala sobre o intersexual, que são pessoas cujo desenvolvimento sexual corporal é não binário, então não se encaixa na lógica masculino-feminino.

A: o A também aborda os assexuados, que não sentem atração sexual por outra pessoa, apesar de a afetiva ainda existir.

+: e o que é o símbolo +? São todas as inúmeras outras possibilidades de orientação sexual e identidade de gênero. Um exemplo são os pansexuais, aqueles que sentem atração afetivo-sexual independente da identidade de gênero.

As bandeiras também foram se estruturando ao longo dos anos e, hoje, dentro da comunidade, existem inúmeras bandeiras para cada causa! Muito bacana, né?
A bandeira que é muito vista e mais conhecida, em suas cores, possui significados muito importantes que precisam ser destacados:

Temos muito orgulho dos nossos colaboradores que se identificam com alguma bandeira da sigla. Por isso, trouxemos alguns em nossas redes sociais/Instagram para ampliarmos a nossa percepção além do arco-íris, pois existem muitas outras cores e particularidades que merecem ser celebradas.

É importante lembrar que, na semana passada, lançamos a nossa Lojinha Oficial que inclui produtos exclusivos com as cores das bandeiras que estão por trás do arco-íris e todo o lucro será destinado à ONG TODXS.

A Todxs é nossa parceira que faz parte dessa iniciativa! Ela é uma organização sem fins lucrativos que promove a inclusão de pessoas LGBTQIA+ na sociedade com iniciativas de formação de lideranças, pesquisa, conscientização e segurança. Cada compra é um ato de caridade! :blush:

Quem aqui já foi em alguma Parada aqui no Brasil ou pelo mundo? Tem histórias engraçadas?

Compartilhem com a gente! :purple_heart:

HAPPY PRIDE!!! :rainbow_flag:

53 curtidas

Olha só, não conhecia o porquê de ser no dia 28 de junho. Interessante conhecer a história por trás de tudo!

:purple_heart:

20 curtidas
20 curtidas

Em 2016 participei de um projeto muito especial sobre a relação das pessoas com o lixo na cidade de São Paulo. Foi uma experiência e tanto, pintamos um dos caminhões da coleta de dourado, cruzamos a cidade fazendo campanhas por alguns meses, criamos até uma websérie com entrevistados dentro do caminhão. :yellow_heart:

Chegamos a visitar muitos eventos locais e um deles foi a Parada de SP. A mensagem do nosso projeto era: “Incentivar a reciclagem é missão de todos, sem exceção.” E a minha mensagem para esse dia tão importante pode ser assim: “ser feliz é um direito de todos, sem exceção”. Happy Pride! :rainbow_flag:

15 curtidas

Muito obrigado pelas informações, eu não conhecia essa história

13 curtidas

Viva à diversidade, viva à igualdade, viva o respeito… e acima de tudo:

viva ao amor :heart: :orange_heart: :yellow_heart: :green_heart: :blue_heart: :purple_heart:

que cada pessoa possa ser visualizada simplesmente por ser humano!

que possamos vencer o preconceito e o ódio!

que cada qual possa ser feliz sendo quem realmente é!

e obrigado, Nubank! Obrigado por sua cultura de diversidade! :rainbow: :heart_decoration:

“And there are many things that I could change so slightly
But why would I succumb to something so unlike me?
I was always taught to just be myself
Don’t change; for anyone…”

14 curtidas

Que todas as formas de amar sejam respeitadas.
Ninguém precisa aceitar, basta respeitar!
O mundo seria bem melhor se fosse assim. Muitos falam de escolha, mas ninguém escolheria sofrer, apanhar, ficar sozinho, ser julgado como abominação. Então que todos tenhamos mais empatia sempre com o próximo!
Parabéns Nubank e obrigado @jessicas pelas informações.
ORGULHO DE SER QUEM VOCÊ É :two_women_holding_hands::couple::two_men_holding_hands: :purple_heart:.

15 curtidas

Obrigado pelo tópico tão informativo @jessicas e pela linda iniciativa do Nu ajudando a incentivar causas LGBTQIA+ através da ONG TODXS. Aguardando ansiosamente meus cardholders adquiridos na Lojinha do Nu pra poder sair por aí com mais orgulho ainda!

Saudade das paradas do Rio e São Paulo. Tanta alegria,cores,festa e felicidade :heart:

Lembro de um perrengue na parada de 2016 de SP. Peguei um busão 13:00 horas do Campo Limpo e fui chegar no Vale do Anhangabaú às 18:00 depois de tanto engarrafamento e uma longa caminhada… Perdi todos os desfiles da Paulista mas mesmo assim deu pra aproveitar um pouco :joy::joy:

Amor não tem gênero,idade,cor ou credo. :rainbow_flag: :purple_heart: Happy PRIDE Day :rainbow:

14 curtidas

Nem perdi meu tempo de lê esse post

1 curtida

Não “perdeu seu tempo” lendo o post, mas perdeu seu tempo; fazendo comentário desnecessário! :man_shrugging: :wink:

21 curtidas

Amei saber mais sobre a comunidade LGBTQI+
Espero que a sociedade aprenda um dia a respeitar as escolhas de cada um, o amor precisa ser maior que o preconceito.

17 curtidas

Que post incrível! Eu amei conhecer um pouquinho mais dessa realidade, desses conceitos e da história de luta que permeia a vida de tantas pessoas. Não estava familiarizada com os termos Queer e Interssexual, então já saio daqui com mais esse aprendizado!

Dedico a toda a Comunidade essa músicas bem curtinha, de menos de um minuto, que foi o fechamento do último episódio do desenho Steven Universe, que trata muito de questões como identidade, preconceito, traumas, assédio, aceitação, desenvolvimento pessoal e tantas outras temáticas incríveis de uma maneira lúdica e divertida :two_hearts:

I don’t need you to respect me, I respect me
I don’t need you to love me, I love me
But I want you to know you could know me
If you change your mind
If you change your mind
If you change your mind
Change your mind

Não preciso que você me respeite, eu me respeito
Não preciso que você me ame, eu me amo
Mas eu quero que você saiba que poderia me conhecer
Se você mudar de ideia
Se você mudar de ideia
Se você mudar de ideia
Mudar de ideia

17 curtidas

Caramba que ótimo tópico!
:clap::clap::clap:
E que a luta não pare, siga sempre firme, até o dia em que o mundo esteja livre de toda e qualquer forma de preconceito.

16 curtidas

:clap: :clap: :clap: :rainbow: :top:

11 curtidas

Que belo tópico @jessicas!

Aproveitando que estamos no #pridemonth, venho compartilhar essa foto que tirei ontem:

19 curtidas

Minha compra Pride na Lojinha!
:rainbow::grin::sunglasses:

16 curtidas

Eu tenho muito orgulho de fazer parte desta comunidade. Eu espero que um dia o mundo seja mais inclusivo para todos nós. :heart:

13 curtidas