Gente, eu sou daquele tipo de pessoa que quando vai fazer cartão de crédito ou conta corrente com cartão de crédito nem leio o contrato e já avanço pra próxima parte, rsrs… Como to recomeçando minha vida financeira e gosto de me planejar, a minha grande questão é: os bancos podem te cobrar por não estar usando a conta ou o cartão?
Depende do tipo de conta ou cartão. Existem contas que não tem qualquer cobrança como a Conta Fácil nos bancos tradicionais e contas digitais normalmente não cobram nada como NuBank, Inter, C6 e etc. Mas se houver contratação de uma cesta de serviços ela será cobrada todo mês, mesmo que não utilize.
Já no cartão é quase a mesma coisa. Se houver anuidade ela será cobrada, embora alguns cartões isentem a anuidade se você tiver gastos acima de X reais (a depender do cartão), outros cartões como o da NuBank por exemplo são gratuitos e não cobram nada (exceto se você contratar o NuBank Rewards que é totalmente opcional).
No caso de cesta de serviços ,se vc não utiliza Não podem cobrar, vc pode solicitar o cancelamento da cesta,e se já cobraram, vc pode pedir seu dinheiro de volta “amigavelmente” ou através do consumidor.gov😉
Já q tá recomeçando sua vida financeira, melhor começar a ler os contratos tbm, pq dependendo da instituição, essas letras miúdas podem ter ferrar bastante…
Depende da instituição…
Tive uma conta no Itaú q mesmo não usando eles cobravam, e se não tivesse dinheiro na conta, entrava no cheque especial… Já no Santander, se não tivesse movimentação, eles não cobravam e se depois de 6 meses ainda não tivesse nada, a conta era cancelada, mas o cartão de créditos deles se eu não gastasse no mínimo 100$ por mês, tinha q pagar anuidade de quase $50/mês
Depende do tipo de conta que você está abrindo e os serviços que está consumindo.
O BACEN obriga as instituições financeiras a oferecerem a conta essencial de serviços, que é gratuita, admite dois saques, quatro transferências e quatro consultas em terminal eletrônico. Essa é, por imposição legal, gratuita.
Não se tratando da conta essencial, vai da liberalidade de cada banco cobrar ou não pela prestação dos serviços.
Depende de cada banco e do contrato (precisa ler).
Atualmente o Nubank não está cobrando taxas em cima , por desuso (só do Rewards).
Mas não sabemos daqui um tempo ou anos, então LER É NECESSÁRIO, SEMPRE!
Evite sustos!
Conta: Sim, eles podem te cobrar, se você não se atentou ao tipo de pacote de serviços quando abriu a conta.
Cartão: Também sim, como você mesma alegou que não lê os contatos, o banco pode te empurrar um cartão com anuidade, daqueles que você você paga mesmo sem usar.
Enfim, sempre saiba que tipo de servirço produto você está contratando.
Obrigada pelas respostas pessoal, vou ficar mais atenta e passar a ler tudinho.
Podem sim. E se você concordou com isso no contrato, não vai poder reclamar depois.
Logo, sugiro que leia sempre qualquer coisa que estiver contratando.
Pior que podem sim amigo, já que você contratou a cesta com determinados serviços e eles estavam disponíveis para você durante o período. Se não usou, azar do cliente.
É bom ficar esperto nisso!