Os bancos podem ou não?

Gente, eu sou daquele tipo de pessoa que quando vai fazer cartão de crédito ou conta corrente com cartão de crédito nem leio o contrato e já avanço pra próxima parte, rsrs… Como to recomeçando minha vida financeira e gosto de me planejar, a minha grande questão é: os bancos podem te cobrar por não estar usando a conta ou o cartão?

2 curtidas

Depende do tipo de conta ou cartão. Existem contas que não tem qualquer cobrança como a Conta Fácil nos bancos tradicionais e contas digitais normalmente não cobram nada como NuBank, Inter, C6 e etc. Mas se houver contratação de uma cesta de serviços ela será cobrada todo mês, mesmo que não utilize.

Já no cartão é quase a mesma coisa. Se houver anuidade ela será cobrada, embora alguns cartões isentem a anuidade se você tiver gastos acima de X reais (a depender do cartão), outros cartões como o da NuBank por exemplo são gratuitos e não cobram nada (exceto se você contratar o NuBank Rewards que é totalmente opcional).

2 curtidas

No caso de cesta de serviços ,se vc não utiliza Não podem cobrar, vc pode solicitar o cancelamento da cesta,e se já cobraram, vc pode pedir seu dinheiro de volta “amigavelmente” ou através do consumidor.gov😉

2 curtidas

Já q tá recomeçando sua vida financeira, melhor começar a ler os contratos tbm, pq dependendo da instituição, essas letras miúdas podem ter ferrar bastante…

Depende da instituição…
Tive uma conta no Itaú q mesmo não usando eles cobravam, e se não tivesse dinheiro na conta, entrava no cheque especial… Já no Santander, se não tivesse movimentação, eles não cobravam e se depois de 6 meses ainda não tivesse nada, a conta era cancelada, mas o cartão de créditos deles se eu não gastasse no mínimo 100$ por mês, tinha q pagar anuidade de quase $50/mês

7 curtidas

Depende do tipo de conta que você está abrindo e os serviços que está consumindo.

O BACEN obriga as instituições financeiras a oferecerem a conta essencial de serviços, que é gratuita, admite dois saques, quatro transferências e quatro consultas em terminal eletrônico. Essa é, por imposição legal, gratuita.

Não se tratando da conta essencial, vai da liberalidade de cada banco cobrar ou não pela prestação dos serviços.

6 curtidas

Depende de cada banco e do contrato (precisa ler).

Atualmente o Nubank não está cobrando taxas em cima , por desuso (só do Rewards).

Mas não sabemos daqui um tempo ou anos, então LER É NECESSÁRIO, SEMPRE!

Evite sustos!

2 curtidas

Conta: Sim, eles podem te cobrar, se você não se atentou ao tipo de pacote de serviços quando abriu a conta.
Cartão: Também sim, como você mesma alegou que não lê os contatos, o banco pode te empurrar um cartão com anuidade, daqueles que você você paga mesmo sem usar.
Enfim, sempre saiba que tipo de servirço produto você está contratando.

3 curtidas

Obrigada pelas respostas pessoal, vou ficar mais atenta e passar a ler tudinho.

3 curtidas

Podem sim. E se você concordou com isso no contrato, não vai poder reclamar depois.

Logo, sugiro que leia sempre qualquer coisa que estiver contratando. :wink:

4 curtidas

Pior que podem sim amigo, já que você contratou a cesta com determinados serviços e eles estavam disponíveis para você durante o período. Se não usou, azar do cliente.

É bom ficar esperto nisso!

3 curtidas