Oscar: Curiosidades
Boa tarde gente!
Seguindo nossos tópico relacionado ao Oscar, trazemos agora pra vocês as curiosidades mais relevantes relacionadas a esse incrível comemoração. Vamos lá?
- Em 2019, a audiência do Oscar, nos Estados Unidos, contou com quase 30 milhões de espectadores. (Algo me diz que sei o motivo)
-
A primeira cerimônia do Oscar foi realizada em 16 de maio de 1929 , em um hotel localizado em Los Angeles. Contou com a presença de 270 pessoas, que pagaram U$5 para poder assistir à cerimônia que premiou as melhores produções de 1927 e 1928.
-
O prêmio Oscar é oficialmente chamado até hoje de “Academy Award of Merit”, mas o apelido de Oscar surgiu de fontes “incertas”, onde uma delas é a que a bibliotecária Margaret Herrick, que mais tarde foi secretária executiva da Academia, em seu primeiro dia de trabalho, olhou para a estatueta e disse que ela parecia com seu tio Oscar, e consequentemente um crítico de cinema chamado Sidney Skolsky, teria ouvido a frase e publicado o possível apelido em sua coluna. Outra versão seria a que o mesmo crítico de cinema Sidney Skolsky, havia sugerido o apelido à Academia, buscando humaniza-lo, fazendo uma referência aos espetáculos de Vaudeville, cujos comediantes brincavam com os regentes de orquestra dizendo “Você tem um charuto, Oscar?”. A terceira versão é a possibilidade de a atriz Bette Davis ter afirmado, durante muitos anos, que ela era madrinha do prêmio, e comparar a parte dorsal da estatueta com a de seu marido, na época, Harmon Oscar Nelson. A denominação de “Oscar”, aconteceu oficialmente na cerimônia de 1934, onde o colunista Skolsky se referiu ao prêmio, em sua coluna, como Oscar, ao anunciar a premiação feita a Katherine Hepburn, por sua atuação em “Morning Glory” (Manhã de Glória).
-
A estatueta do Oscar é composta de 92,5% de estanho e 7,5% de cobre, e é banhada em platina e ouro de 14 quilates, medindo 34,29 cm e pesando 3,85 kg.
-
A estatueta possui o formato de um cavaleiro segurando uma espada verticalmente na frente do seu corpo, sobre um pedestal em forma de um rolo de filme.
-
Nos primeiros anos das premiações, a Academia dava às crianças vencedoras estatuetas em miniatura; O ventríloquo Edgar Bergen e seu boneco, Charlie McCarthy, em 1937, ganharam um Oscar por atuação especial, cujo Oscar era feito de madeira com uma boca articulável; Walt Disney foi honrado pela Academia com um Oscar em tamanho normal e sete estatuetas em miniatura, pela obra “Branca de Neve e os Sete Anões”.
Quer saber mais sobre os destaques do Brasil no Oscar? Clica aqui!
Brasil no Oscar:
- Um dos longas nacionais com maior reconhecimento internacional, ’ Cidade de Deus ', ganhou quatro indicações no Oscar de 2004 , incluindo a de ’ Melhor Diretor ’ para Fernando Meirelles .
- Em 1999, a atriz Fernanda Montenegro foi indicada a ’ Melhor Atriz ’ pelo filme ’ Central do Brasil ', e foi a única brasileira a conseguir tal feito.
- ’ Orfeu Negro ', o primeiro filme de língua portuguesa a conquistar a almejada estatueta, em 1959. O filme foi filmado no Brasil , com atores brasileiros e baseado em uma peça de Vinícius de Moraes . No entanto, financiado majoritariamente com dinheiro da França, foi considerado pela Academia como filme francês.
- ’ Democracia em Vertigem ', dirigido por Petra Costa , conquistou indicação de ’ Melhor Documentário de Longa-metragem '. Não conseguiu a vitória, mas chamou muita atenção da crítica especializada.
E aí, qual curiosidade mais te pegou de surpresa? Escreve aqui em baixo!