Boa noite. Golpistas clonaram minha conta de whatsapp e aplicaram um golpe na minha mãe que fez o pagamento de um boleto. Informaram que o boleto demora 3 dias para ser compensado. Já enviei e-mail para o NuBank informando o ocorrido e solicitando para que não seja compensado, por se tratar de um golpe. Porém a resposta do Nu Bank foi que apenas o emissor/pagador do boleto poderia tomar qualquer providência. Minha mãe fez o pagamento do boleto em uma lotérica e no comprovante de pagamento temos todos os dados de CNPJ/CPF da pessoa que está aplicando o golpe e podemos disponibilizar ao banco para que ele tome as devidas providências e nos ajude a evitar o golpe antes que o boleto seja compensado. O golpe ocorreu hoje (16.10.2023) às 10:36. Sendo que estamos reportando que trata-se de um golpe, por que o Nu Bank não pode tomar as devidas providências? Peço por favor que alguém entre em contato e nos ajude a impedir que golpistas tenham sucesso em mais um caso. Fico no aguardo
Boa noite @PaulaAC e boas vindas a comunidade.
Sinto muito pelo ocorrido, aqui somos uma comunidade de clientes como vc. Não temos capacidade de te da atendimento referente a isso.
Você pode entrar em contato com o nubank por telefone para mais informações, porem pelo seu relato o nubank informou para você tentar entrar em contato com o banco cedente. Sendo assim, já tentou entrar em contato com o banco que consta no boleto que foi pago?
Complicado essa situação por aqui fica dificil mesmo ajudar como ja foi falado aqui somos todos clientes tbm
Se você foi vítima de golpe, além de contatar o Nubank, você precisa fazer o Boletim de Ocorrência e também denunciar o golpe.
Mandou bem na resposta! Rápida e certeira
Eu fiz o boletim de ocorrência pela internet e, adivinhe só, por se tratar de fraude não recebi nem o protocolo, nem o número do BO, nada… Tenho que aguardar análise para ver se o boletim será aprovado ou não. Não há nem previsão de quando eu conseguirei o boletim. Não somos correntistas do Nu Bank… o golpista usou um boleto do Nu Bank e a resposta do Nu Bank foi que somente o correntista (golpista) pode fazer alguma coisa. Enfim… estamos correndo contra o tempo para tentar reverter a situação, mas está bem difícil.
Obrigada pela resposta e pela indicação dos canais de atendimento.
Complementando o que já foi sugerido, você também tem a opção de contatar a ouvidoria.
Ouvidoria
0800 887 0463
ouvidoria@nubank.com.br
(dias úteis das 9h às 18h)
E quando você denuncia, pode evitar que essa conta seja usada para aplicar outros golpes.
Espero que dê certo
Entre em contato com o banco emissor do boleto, talvez eles tenha uma ideia mais específica do que deva ser feito nesses casos.
Obrigado @Nina_B.P, minha querida parceira de dança.
O Banco Central tem orientações especificas para situações de golpe. Sugiro checar a página de “Golpe envolvendo Pix” para mais orientações, que embora se refira à pix, trata de uma situação bastante similar à sua:
No caso foi boleto do Nubank
E para dificultar foi na lotérica provavelmente com dinheiro.
Acredito que deveria usar o canal do Nubank de denuncia ao CPF do emissor do boleto email com o B.O. sem ele vai ser impossível o Nubank tomar providência.
Não consigo ver uma outra maneira além disso, espero que dê tudo certo
Olá a todos.
Visto que a polícia demora muito para emitir o BO eletrônico e a ouvidoria do NuBank só poderia fazer qualquer averiguação com o BO, fomos ao procon como penúltima tentativa (a última seria contatar advogado).
Fomos muito bem atendidas no procon mas vimos que este e muitos outros golpes são aplicados a todo momento, infelizmente. Eles entratam em contato com o NUBank e o dono da conta já tinha outros processos abertos contra ele que o próprio Procon não estava conseguindo resolver com o NuBank.
O Procon entrou em contato com diversas pessoas do NuBank relatando mais um caso e, 24h depois, o NuBank informou que fará o ressarcimento da minha mãe (talvez dos demais casos também) e que tomará as providências judiciais cabíveis com relação ao titular da conta.
Desejo que nunca ninguém caia em golpe do boleto, mas se cair, seguem as lições que aprendemos:
1 - Faça BO na delegacia, porque o tempo é precioso nesses casos e o BO online não ficará pronto à tempo de te ajudar.
2 - Faça todas as denúncias que puder (bancos, procon, delegacia), pois provavelmente não somos os únicos e nossa denúncia corrobora denúncias anteriores.
3 - Procure o Procon antes do boleto ser compensado (nos ajudou muito em nosso caso).
4 - Caso nada funcione, você tenha condições e ache válido, procure um advogado para te auxiliar no caso.
Muito obrigada a todos que responderam e tentaram ajudar.
Abraços
Que bom que deu certo @PaulaAC
E obrigado por trazer seu relato de conclusão.
A comunidade está aqui pra isso mesmo.
Abraço!
Agradeço pelo retorno assim podemos nos proteger e auxiliar mais pessoas, sucesso
Otima Noticia, que bom