Paguei meu cartão e ele não desbloqueou, e agora?

Olá, meus roxinhos, tudo bem?

Hoje tô aqui pra conversar, e tranquilizar alguns de vocês, ok?

A gente sabe que, quando a fatura entra em atraso, o roxinho pode ser bloqueado temporariamente até que a gente reconheça o pagamento.

Tá, mas eu paguei minha fatura em atraso e meu cartão ainda não foi desbloqueado!

Caso seu cartão ainda esteja bloqueado por algum atraso na fatura, vamos às dicas pra você ficar tranquilx:

Paguei na sexta-feira, hoje é segunda-feira e o aplicativo ainda não sinalizou meu pagamento.

Fique tranquilo, o prazo são de 3 dias úteis, então, sua agência pagadora (agência lotérica, bancos, correspondentes bancários, aquele mercado da sua cidade que recebe boletos) não transfere essas informações pra gente em fins de semana ou feriados, tá bem?

Já faz 3 dias úteis que fiz o pagamento e ainda não desbloqueou, e agora?

É válido aguardar até o fim do terceiro dia, pois a agência onde você fez o pagamento, pode nos repassar essas informações até o fim do prazo.

Acabei de fazer o pagamento, posso mandar o comprovante para desbloquear na hora?

Mesmo que você tenha acabado de fazer o pagamento e tenha o comprovante, ainda assim, precisamos aguardar o repasse bancário. Quando o pagamento constar, o cartão será desbloqueado automaticamente. :slight_smile:

Fiz o pagamento e já se passaram os 3 dias úteis, e agora?

Eita! Nesse caso, é importante entrar em contato com qualquer um de nossos canais de atendimento, junto com o comprovante de pagamento e informar a situação para que possamos entender como te ajudar.

Certo, por que devo guardar o comprovante de pagamento?

O comprovante de pagamento contém o código de autenticação do pagamento junto à agência recebedora desse pagamento. Então, com essas informações, nosso time consegue localizar de uma forma mais rápida seu pagamento e organizar tudo para você.

Ou seja, se seu cartão estiver bloqueado por alguma falta de pagamento em suas faturas, é só fazer o pagamento e aguardar até que a gente receba essas informações e desbloqueie o cartão automaticamente. Por procedimento do Banco Central, o prazo de reconhecimento para pagamento de boletos é de até 3 dias úteis.

É importante lembrar que quando sua fatura fica em atraso, na sua próxima fatura, haverá encargos de multa, juros moratórios e remuneratórios pelos dias que ficaram em aberto, e quando o aplicativo sinalizar o recebimento de pagamento, você consegue utilizar seu roxinho como quiser :sunglasses: :partying_face:

27 Curtidas

Faltou só especificar o tempo de atraso.

Porque tem uma pessoa na comunidade que está com o cartão bloqueado e uma fatura em atraso desde Maio. Ela pagou a fatura, o sistema reconheceu o pagamento como você disse, mas o cartão não foi desbloqueado.

Ela foi no chat questionar porque o cartão ainda estava bloqueado. Ao consultarem o cartão dela, constataram que o cartão estava cancelado.

Então só pagar a fatura não vai garantir que você poderá utilizá-lo novamente. Precisa confirmar se o cartão só está bloqueado ou se já foi cancelado.

3 Curtidas

É bom ficar atento, pois há um relato aqui na comunidade de cobrança de juros e multa do Nubank em um pagamento de cartão ser realizado após feriado municipal e por algum erro por parte do Nubank, não foi considerado esse feriado:

Sempre olhem a fatura, pois o Nubank pode errar.

6 Curtidas

Só que tem um porém, @lucas.andrade: se essa pessoa a qual você se refere é a que queria o dinheiro de volta, ela além de pagar a fatura com três meses de atraso, só pagou uma parte da fatura e não o pagamento integral. Não tem nem como o Nubank desbloquear, aliás, instituição nenhuma desbloquearia, já teriam cancelado.

13 Curtidas

Que gostoso nunca ter passado por isso :joy:

1 Curtida

@lucas.andrade Você levantou um ótimo ponto!

Mas é importante separarmos algumas coisas, ok? Vamos lá!

A gente sabe que um longo período com as faturas em aberto, traz o cancelamento efetivo do cartão, o que é uma informação contratual e ao longo do período do atraso o cliente é informado que o procedimento pode acontecer, enquanto nosso time tenta encontrar opções pra ajudar a prevenir isso.

Esse tópico se refere a clientes em atraso com o bloqueio temporário, e não com o cancelamento do cartão que são status diferentes de atraso, e o aplicativo sempre informa o status do cartão, seja ele desbloqueado, bloqueado por atraso, ou cancelado.

2 Curtidas

Isso aí @ree os feriados sempre constam no nosso sistema, já que seguimos o calendário da Febraban de feriados e pode acontecer de algum feriado não constar nesse calendário.

Então nesses casos é válido nos informar que foi feriado na sua cidade e dizer que não conseguiu fazer o pagamento na data por isso, é só chamar a gente em qualquer canal de atendimento que a gente consegue ajudar e verificar essas informações.

1 Curtida

Perfeito. Isso não tinha ficado claro.

1 Curtida