Para aqueles que participaram dessa pesquisa do BC , é ficar esperto com “Gerentes” fazendo contato!
Pior é a desculpa de “erro operacional” … sinto cheiro de medo da LGPD
Valeu meu amigo @Itamar
Na reportagem versa:
“As pessoas que tiveram seus dados potencialmente expostos serão notificadas pelo BC por meio de carta…”
Ora, se dados completos, incluindo endereço de quem teve os dados vazados, o que impede de receberem uma correspondência física para endossar um golpe?
Isso demonstra que as “brilhantes mentes pensantes” dos sistemas públicos e privados não estão preparadas para utilizar a tecnologia disponível, por mais simplória que seja.
É como dar uma granada para um bebê, em algum momento ele vai puxar o pino.
Pessoal envolvido nessa pesquisa,vai ter que colocar em prática todas as dicas de segurança pra tratar desse assunto!
Sinceramente, eu desconfio de todas as pesquisas que pedem muitos dados, Inclusive aqui na NuCommunity!
Depois do vazamento, não adianta ter muitas desculpas pra pedir!
Compartilho das mesmas intenções para qualquer pesquisa, TCC e etc.
E por isso, criei um método meu, parece demorado, pensar assim, mas é a forma que encontrei de ativar o “gatilho de segurança”.
Utilizo dos seguintes passos, antes de inicia-lo:
- 1° passo: tem Termos e condições/privacidade p/assinalar?
Sim?? Um item a menos. Próximo passo
Não?? Então, não é uma pesquisa empresarial.
- 2° passo: tem LGPD?
Sim?? Um item a menos. E um bônus para o próximo passo
Não?? Então está pesquisa não é confiável o suficiente (mas arrisco seguir, se tiver o 1° passo)
- 3° passo: O assunto da pesquisa tem relação com a quantidade de dados exigidos (Ex: CPF e RG) ???
Sim?? Um item a menos. Próximo
Não?? Então, está pesquisa não é confiável o suficiente (mas arrisco seguir, se tiver o 1° passo)
- 4° passo: Seguindo a pesquisa, desconfiei das perguntas. Tem como cancelar o registro dos dados?
Sim?? Somente antes de confirmar a pesquisa, pode ir voltando nas respostas e ir apagando o que respondeu.
Não?? Então, largo de ir até o final e não confirmo a resposta.
Este é um jeito meu que eu mesmo criei para gatilhos em segurança de dados… E coloco em prática todos as vezes com pesquisas em que não conheço.
E cada um tem o seu método de segurança, o meu é este que descrevi. Encontre o seu e ative o modo “não perturbe” da vida (contém ironia)
Ps: Se a plataforma de pesquisas for o google forms, os dados ficam “pré salvo”, no seu usuário e não passa a diante em quanto não confirmar o envio…