Pequenos problemas de acessibilidade

Acho importante falar sobre alguns probleminhas que estão comprometendo a acessibilidade de algumas funcionalidades do App para IOS com o leitor de telas Voiceover.

  1.  Na função para pedir um empréstimo, não consigo fazer muita coisa.
    

Não é possível, por exemplo alterar o valor da simulação do crédito e
alguns botões estão sem um rótulo textual que possa ser lido pelo
sintetizador de voz.
2. Na seção da nuconta, no histórico de transações, quando você
transfere algo para a função economizar dinheiro, a entrada no
histórico de transações fica truncado e difícil de ler com o leitor de
telas.
3. No histórico de faturas, o botão voltar fica muito mal posicionado
entre os botões de seleção dos meses, é difícil de achar, fazendo o
usuário perder bastante tempo quando usa um leitor de telas.

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Seja bem vindo a comunidade!

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@leonardo.gleison bem-vindo.
Olha @endydealmeida mais um com bronca de IOS!?

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Seja bem-vindo a comunidade @leonardo.gleison!

Fez muito bem em observar e reunir o que compromete sua navegação e com certeza de tantos outros, acredito que isso não pode ser passado em branco, então irei marcar nesses posts os administradores da comunidade, mas não é certeza que eles verão, por isso recomendo que você envie seu feedback por e-mail para todomundo@nubank.com.br ou pelo chat de atendimento, pois nesses canais é certeza que um funcionário do Nubank irá coletá-lo e repassar para a área responsável :wink:

@cmarcelo @RaquelF

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Oi!

Eu enviei para todomundo@nubank.com.br tem algum tempo, infelizmente ainda não foi resolvido, mas imagino que pode ser por causa de todas essas novidades saindo sobre a conta PJ.

Em todo caso resolvi postar aqui, na expectativa de que alguém possa solucionar esses pontos que são bem chatos no dia-a-dia.

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Muito provável que esses problemas são devido as limitações do iOS referente a multitarefa.

É claro que também pode ser devido a muitas aplicações abertas, mas acredito ser algo nativo da plataforma.

Não, infelizmente não tem nada a ver com o desempenho do aparelho, são problemas de desenvolvimento de software: Falta de rótulos textuais em botões, posicionamento de elementos na tela, componentes de interface inadequados para a tarefa. em fim, pequenos equívocos, que geram impácto no uso do aplicativo para pessoas com deficiência visual, em função das limitações tecnológicas ou do uso semanticamente incorreto de elementos gráficos.

Para conhecimento, o IOS é o melhor sistema operacional Mobile para pessoas com deficiências das mais diversas, o Android atende esse público, mas suas soluções possuem ainda limitações e dificuldades, que podem ser contornadas, mas precisam ser resolvidas em outro nível.

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O que eu quiz dizer foi exatamente este aspecto da integração das funções do iOS. Claro que tem a ver com o desenvolvimento de software. Mas hoje existem muitas plataformas híbridas que facilitam a migração das aplicações do Android / iOS.

Para fazer um software bem desenvolvido no iOS, requer muito mais cuidado. Justamente por conta das multitarefas que são codificadas de forma diferente do Android.

O que pode ter acontecido, é um desenvolvimento em uma plataforma híbrida, que ao ser repassada para iOS ficou com pequenas falhas!

E concordo! Se bem desenvolvido; os programas no iOS são os mais operacionais. Mas requer plataforma dedicada e muito mais tempo de desenvolvimento que programas multiplataforma e Android.

Como o @leonardo.gleison esses problemas apresentados no programa para iOS tem que ser resolvidos em outro nível. Mas o que quis dizer de forma bem simples é que para um desenvolvimento de software único, dentro de um SDK híbrido; o iOS tem essas dificuldades. Que poderiam ser resolvidas com testes e ajustes antes de lançar cada nova versão!

Mas Me parece que no caso do Nubank, os aplicativos IOS e Android são desenvolvidos separadamente, já usei aplicativos desenvolvidos em plataformas híbridas e eles parecem mais com páginas web travestidas de APP e essa não é a impressão que tenho no caso do Nubank.
Realmente, são necessários apenas pequenos ajustes na interface do aplicativo para IOS, nada muito complexo nem difícil de fazer.
Normalmente eles corrigem isso rápido quando notifico por e-mail, mas por algum motivo estão demorando um pouco mais dessa vês.

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Então…os modelos híbridos mais parecidos com web são baseados em Java, CSS, Webview, AngularJS e outros.

Já as híbridas como a PhoneGap e especialmente a Cordova e Ionic são mais robustas e quase nãos e consegue discernir se o app foi feito em plataformas distintas ou nelas!

Talvez alguma alteração, após a notificação do erro, pode estar demorando para ser aprovada, até porque, o controle e aprovação do iOS são bem melhores, mas também mais demorados que o Android.

Pode ser, que sim.

Visualmente, essas plataformas se parecem muito com apps nativos, mas para quem usa Leitor de telas, a experiência de navegação é muito similar a uma página web. o comportamento dos elementos que compõem a tela são idênticos e até as ferramentas de navegação são ativadas como se você estivesse em um site.

Muitas dessas ferramentas tem como base o HTML5 + CSS e Javascript rodando por baixo do capô.

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Opa, valeu por me chamar aqui hehe!

O iOS é um sistema excelente quando se trata de acessibilidade. Existem inúmeros recursos de grande utilidade para quem precisa deles. O sistema é muito elogiado quanto a isso.

Eu mesmo já fiz vários testes com o VoiceOver, e com a tela totalmente desligada você consegue navegar por todo o sistema. E a galera que já é habituada com isso mexe no iOS com uma velocidade absurda!

Conforme o @leonardo.gleison pontuou, depende do Nubank adequar o comportamento dos elementos do app de forma que fique mais amigável para melhorar sua acessibilidade.

Vamos aguardar para ver se eles mexem nisso. Quanto mais pessoas cobrarem, melhor :wink:

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Obrigado, vamos aguardar.

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Pits, infelizmente não podemos fazer nada, o que resta é você enviar de novo e esperar uma atualização :confused: Espero que eles consertem isso logo

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Olá Leonardo, tudo bem?

Aqui no Nu nós buscamos constantemente aperfeiçoar nossos serviços, então agradecemos bastante por compartilhar sua experiência!

Faço parte do time de engenheiros Mobile e entendemos como a acessibilidade é um ponto importantíssimo!

Nosso trabalho é fazer com que a usabilidade do app seja cada vez mais agradável e estamos sempre trabalhando para oferecer a melhor experiência possível para nossos clientes. Estamos trabalhando para arrumar os pontos mencionados e as correções estarão em alguma atualização futura, surgindo qualquer novidade, avisaremos a todos. :wink:

Abraços,

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