Pesquisa ou Golpe?

Há um mês atrás recebi um e-mail do Nubank (todomundo@nubank.com.br), para responder algumas perguntas e se eu atendesse os critérios poderia ser selecionada para participar de uma pesquisa com direito a receber uma bonificação de R$200,00 (ver anexo, só consegui inserir um, mas no e-mail para o NuBank enviei vários).

Respondi as perguntas, fui selecionada, me enviaram um código para validar no aplicativo e no dia 07 de Agosto deste ano, entraram em contato comigo via WhatsApp (+55 11 999327041) e realizamos a videochamada atráves do Google Meet, que durou cerca de 40 minutos.

Nessa videochamada foram me apresentadas novas funcionalidades do NuPay por meio de protótipos no Figma. Nenhum dado pessoal foi solicitado e nenhum aplicativo foi baixado no meu celular, ou coisa do tipo.

A video chamada foi encerrada e em 10 dias eu receberia a bonificação na minha conta, já se passou mais de um mês e ainda não recebi :clown_face:

Entrei em contato pelo número do WhatsApp (que é verificado), e não obtive respostas, no chat do Nubank falaram que entrariam em contato comigo em 3 dias, o prazo passou e não entraram, então, novamente mandei mensagem no chat, mas dessa vez disseram que eu teria que enviar um e-mail e explicar a situação para o meajuda@nubank.com.br.

A resposta do e-mail foi que a pesquisa se tratou de uma empresa que se passa pelo Nubank ??? Sendo que em um tópico aqui na comunidade a resposta foi outra → Golpe elaborado? Pesquisa secreta? ou falta de organizacao? (mesmo número que entrou em contato comigo).

Até agora estou tentando entender como esse tal ‘golpe’ funciona, pois em nenhum momento a ‘pesquisadora’ (ou gospista?) solicitou meus dados pessoais, além de saber muuuuuito sobre o NuPay, ter as telas do protótipo muito bem feitas, e passar 40 minutos conversando comigo apenas sobre isso!

Encaminhei a resposta do tópico que mencionei para o meajuda@nubank.com.br e não recebi mais nenhuma resposta! Infelizmente o que consegui entender até agora é: nunca aceitar participar de nenhuma pesquisa do Nubank, a falta de coerencia e organização é evidente! Já participei de pesquisas no mesmo formato realizadas pelo Mercado Pago e pelo OBoticário e foram super tranquilas, uma pena não ter sido assim com a NuBank.

7 curtidas

Lendo o post relacionado com uma resposta oficial, parece realmente ser o mesmo caso. Uma falha no processo só.

O número do whatsapp é o mesmo, o email também é o mesmo. E como não pediram dados, não parece ter sido golpe como alegado.

Espero que consigam resolver esse caso assim como resolveram o outro. Aguardando uma resposta oficial. Tanto pelo alívio de que não era golpe, quanto pelo valor acordado.

2 curtidas

@Helo_M desculpa o ping, mas é que parece se tratar do mesmo caso no post relacionado ao qual você respondeu dizendo que era uma pesquisa oficial mesmo. Imaginei que poderia ajudar também nesse caso.

2 curtidas

Olá, @ffabianesouzaa, tudo bem? Te escrevi uma mensagem na DM para falarmos sobre o seu caso. Te espero por lá!

17 curtidas

Olá, pessoal. Tudo bem?

Confirmamos que a pesquisa é oficial e pedimos desculpas pela confusão gerada. A segurança dos clientes é nossa prioridade máxima e falhas como essa são tratadas com seriedade.

@ffabianesouzaa te agradecemos por compartilhar sua experiência e por ter sido tão cautelosa. Nós seguimos com a resolução do caso pela DM e estamos por aqui caso você precise de ajuda novamente. Obrigada.

15 curtidas

Olá. Também recebi email hoje o valor oferecido foi de 250 reais, nenhum indício de golpe, porém ao clicar para responder a página direcionada apresentou data para março. Entrei em contato com o chat enviei os prints e recebi a resposta que não foi o nubank que enviou o e-mail. Fiz contato com a ouvidoria e disseram a mesma coisa, quando disse que os moderadores daqui da comunidade postaram que é verdadeira a pesquisa, questionei pois outros clientes relatando que receberam o valor, a ligação caiu e não retornou, tentei várias vezes e não completa a ligação quando digito meu CPF, cai novamente. Como confiar na segurança sem indícios de golpe?

2 curtidas

Poxa @LuRaffin, sinto muitíssimo pela sua experiência.

A pesquisa é mesmo verdadeira e você pode entrar novamente no seu e-mail para prosseguir com o seu cadastro, tudo bem?

Houve um erro no disparo da comunicação e é por isso que a data estava errada no questionário, mas isso já foi ajustado.

Mais um vez, pedimos desculpas pelo ocorrido e lamentamos pela sua experiência. Qualquer dúvida ou problema, não hesite em nos procurar. Muito obrigada.

11 curtidas

Agradeço sua disponibilidade em acolher minha solicitação… Pesquisa respondida… Mas é bem complicado o pessoal do chat e a própria ouvidoria não ter a informação correta e insistir que era golpe. Ainda bem que aqui temos uma comunidade que faz jus aos nossos interesses… Grata Erika :purple_heart:

3 curtidas