Pessoas analfabetas

Prezados, recentemente me veio uma dúvida sobre o processo de cadastramento do Nubank: Pessoas sem escolaridade podem abrir uma conta e ter o cartão de crédito também?

Pesquisei um pouco no termos de condições e contrato, não achei nada a respeito disso.

Qualquer pessoa pode abrir uma conta desde que tenhas os documentos de identificação exigidos. Porém como a conta é de uso pessoal pode ser que para liberar para uso a pessoa precise ao menos saber ler e escrever

12 curtidas

Meu pai resolveu abrir uma conta no banco, ele sabe o básico de leitura e escrita acredito que não seria um grande problema para ele se adaptar, acontece que no RG dele na assinatura consta como “Não alfabetizado” e o mesmo nunca buscou atualizar o documento com a assinatura.

Então, estamos com essa dúvida a respeito disso.

Acho que neste caso, o melhor a fazer pode ser entrar em contato primeiro com nubank para esclarecer duvidas certeza que terá alguma informação melhor.

Mas uma dica, seria bom ele atualizar o documento dele, pois pode facilitar para ele em alguma situação no futuro e não só para este caso.

14 curtidas

Qualquer cidadão maior de 18 anos não alienável pode abrir uma conta bancária. Quanto ao RG, informa para ele tirar uma 2ª via se for muito antigo.

Eis a resposta de um Nubanker sobre a questão:

O que seria um cidadão não alienável? :thinking:

7 curtidas

Interdição judicial

@Christian Você misturou muitos conceitos jurídicos aqui… na interdição a pessoa se torna relativamente incapaz civilmente, enquanto que não alienável se refere a bens que não podem ser transacionados (vendidos).

10 curtidas

É possível usar a acessibilidade do celular para “ler” em áudio o que aparece na tela, assim como o contrato, acredito que isso seja possível se a pessoa se comprometer a usar o Nubank dessa forma, mas é bom avisar ao suporte da condição da pessoa.

8 curtidas

São tudo parentes.

Se na prática ele sabe ler não importa que esteja como não alfabetizado no documento antigamente todos os documentos de pessoas com deficiência visual constavam como não alfabetizado e mesmo assim não há problemas em abrir contas bancárias eu mesmo tenho vários amigos com documentos antigos que são cegos e tem conta aqui tranquilamente se alguma coisa o impedir de criar a conta é só você falar que o documento ainda não foi atualizado e pronto

Meu pai está um pouco frustado por que estava bastante feliz em querer abrir uma conta no Nubank pra se livrar dos bancos tradicionais.

Fizemos o cadastro tudo certinho, enviamos as fotos da documentação e selfie, ficou em análise e dentro de alguns minutos recebemos este e-mail:

São bem distintos e sem nenhuma relação um com o outro (um se refere a pessoas e outro se refere à bens) :sweat_smile:

6 curtidas

Só uma dúvida aí no e-mail eles pedem um documento de identidade mais atualizado esse documento não está vencido ?

Fiquei pensando nisso tambem @Player96, talvez não foi aprovado por este motivo.

1 curtida

O documento usado foi o RG, e a emissão dele foi feita em 2010. RG não tem prazo de validade.

Não tem prazo de validade, mas dependendo da foto e do estado de conservação, pode ser exigida a emissão de uma nova via (como é o caso de pessoas que tiram o RG enquanto criança ou adulto jovem).

Estranho essa negativa em razão do documento. Vocês podem tentar novamente com algum outro documento oficial. São válidos para fins de abertura de conta:

– RG ou CNH originais;
– Carteira de Órgão de Classe (como OAB, CRM, CREA, etc);
– Passaporte brasileiro original.

13 curtidas

Eu pensei que uma pessoa “não alienável” fosse justamente isso! Alguém que eu não posso dar como garantia para o banco caso eu faça um empréstimo! :rofl:

10 curtidas

Se a pessoa for alfabetizada e conseguir ler contratos e mais. Só que não consegue assinar devido um acidente e na identidade consta que ela não consegue assinar.

Na minha opinião esse banco é muito burocrático muito difícil eu mesmo já fiz esse mesmo processo não é tão fácil falaram também que meu documento estava vencido que era um documento antigo Eu também não tenho assinatura porque sou deficiente visual por isso que eu prefiro o banco picpay não é libera cartão de crédito rápido mas pelo menos tem a conta