PGBL e VGBL: qual a diferença entre eles?

Ter um plano de previdência privada pode ser vantajoso, mas é preciso saber qual - e como - escolher entre um deles.

Você provavelmente já ouviu falar em aposentadoria privada – uma que você contrata por conta – e vontade – própria e é complementar à que receberá do governo brasileiro através do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Existem dois tipos de previdência privada que se pode escolher – PGBL e VGBL ; mas qual a diferença entre eles?

Basicamente, as siglas correspondem a Plano Gerador de Benefício Livre e Vida Gerador de Benefício Livre, que são planos de aposentadoria privada , cada um com suas características.

Como funciona um plano de previdência privada?

Em um plano de previdência privada são feitas aplicações (ou investimentos) periodicamente, com a possibilidade de escolher com o quanto vai contribuir e com qual frequência – sempre pensando na quantidade que deseja receber ao se aposentar.

Uma pessoa pode escolher por contribuir com R$ 1 mil por ano, por exemplo, e o valor que receberá no futuro como “aposentadoria” será proporcional a esse valor. Também é possível, claro, resgatar o valor investido em um plano de previdência antes da data estipulada para resgate, “desistindo” do plano.

Em um plano de previdência privada, é possível escolher entre sacar o montante de uma só vez ou transformá-lo em renda mensal no futuro, quando desejar começar a recebê-lo.

Neste post, você entende o que é o PGBL e VGBL, como é feita a tributação em cada um deles e quais as principais diferenças que têm entre si.

O que é PGBL?

O Plano Gerador de Benefício Livre é um plano de previdência privada que tem como principal característica – e vantagem – a dedução doimposto de renda .

Como assim?

Quem possui um PGBL pode deduzir até 12% de sua renda tributável (salário, horas extras, férias, direitos autorais, valores recebidos do INSS, aluguéis, rendimento de investimentos, benefícios, pensões, entre outras fontes de renda) ao declarar o Imposto de Renda – e, consequentemente, ser menos tributado.

Além disso, também é característica do PGBL a forma como a aplicação é tributada pelo Imposto de Renda: o IR incide sobre o valor total da aplicação – valor investido + rendimentos do período.

O imposto é retido na fonte no momento do saque deste montante.

O que é VGBL?

O Vida Gerador de Benefício Livre é, hoje, o plano de previdência privada mais vendido do Brasil – isto é, o mais comum entre as pessoas que possuem um.

Diferente do PGBL, sua vantagem é que os impostos incidem somente sobre os rendimentos da aplicação, e não sobre o total dela; mas, ao mesmo tempo, ele não garante nenhuma dedução do Imposto de Renda.

PGBL e VGBL: quais as diferenças?

A principal diferença entre os dois tipos de previdência privada, como explicamos acima, é na tributação. Por isso, cada um deles é indicado para um perfil específico de pessoa – e podem ser mais ou menos vantajosos dependendo do tipo de declaração do Imposto de Renda pelo qual essa pessoa opta.

“Não entendi”. Fica tranquilo: é mais simples do que parece.

Considerando que o PGBL garante deduções no Imposto de Renda , o modelo de declaração mais indicado para quem possui um destes é a declaração completa do IR – que, por sua vez, é a recomendada para quem possui mais gastos dedutíveis ao longo de um ano, já que todas as deduções são consideradas.

Por outro lado, o VGBL não garante deduções no Imposto de Renda , mas sua tributação incide somente sobre os rendimentos do montante do plano de previdência. Os impostos pagos, portanto, serão menores. Este plano de previdência é indicado para quem opta pela declaração simples do IR, que utiliza um desconto padrão de 20% e não considera demais deduções.

Na prática, portanto, para escolher um plano de previdência privada é preciso avaliar sua vida financeira num geral – e também, a sua vida tributária: quais são suas rendas tributáveis, seus gastos dedutíveis ao ano, etc, para não sair em desvantagem por conta da tributação.

Fonte: https://blog.nubank.com.br/pgbl-e-vgbl-qual-a-diferenca-entre-eles/

1 curtida

Oi, @blade, aqui na comunidade eu criei recentimento um tópico sobre esse mesmo assunto:

Quando vc esta criando um tópico aparece uma aviso, que avisa que já existe algo semelhante na comunidade, e o ideal seria respeita aquele aviso, evitando assim a desorganização da comunidade!

1 curtida

Ok tudo bem

Ainda bem que você replicou a matéria aqui.

Já pensou se eu tivesse que ir lá no blog ler? :roll_eyes:

1 curtida

Boas informações