Muito obrigado pelo conteúdo @erika.p
Pix foi uma revolução no sistema de pagamentos.
O principal impacto na minha vida é ouvir diariamente: “Me faz um pix de…” kkkkk
Brincadeiras a parte, o pix acaba com a problemática de falta de moedas para trocos; com o incômodo de guardar, transportar e manipular papel moeda e proporciona mais agilidade em pagamentos, inclusive finais de semanas, feriados e no período da noite.
Gostaria muito que as taxas do Nubank fossem menores para operações de Pix via crédito, além de outros benefícios para quem é UV e NCN .
O Pix tem sido significativo em vários aspectos, a facilidade e rapidez nas transações, permitindo transferências e pagamentos em tempo real, 24 horas por dia, todos os dias da semana. Isso me facilitou muito a minha vida eliminando a necessidade de esperar horas ou até dias para que uma transação fosse concluída. Acesso ao Pix é muito fácil e qualquer pessoa com uma conta em banco pode realizar transações de forma fácil, mesmo sem precisar de uma conta corrente tradicional. Isso democratiza o acesso a serviços financeiros, especialmente para aqueles que não têm cartão de crédito ou preferem não utilizá-lo, diferente das TEDs e DOCs, que muitas vezes envolvem taxas, não tenho que pagar taxas pelo serviço pois o Pix é gratuito para pessoas físicas em grande parte das transações. Isso tem gerado uma economia significativa para mim que sou um muquirana profissional. O que me deixa preocupado é com fraudes, sei que o Pix é protegido por sistemas de segurança robustos, como autenticação por biometria e senhas, mas a bandidagem estácada vez mais tecnológica o que preocupa, mas a possibilidade de realizar transações rápidas diminui o risco de ter que carregar grandes quantias de dinheiro.
Eu me beneficio da agilidade e das transações via Pix, facilitando o pagamento de compras no comércio, O Pix mudou meu comportamento como consumidor que agora prefiro fazer pagamentos digitais em vez de dinheiro ou cartões, aumentando a digitalização da economia, o pagamento entre pessoas, tornando mais simples dividir contas, fazer vaquinhas, ou enviar dinheiro para familiares e amigos.
Esses fatores dentre outros foram os que me impactaram , transformando a forma de como passei a interagir com o dinheiro e trazendo mais conveniência e inclusão financeira no meu dia a dia.
Para mim o pix foi algo bom demais, foi não está sendo. Só o fato de tirar do meu bolso as células de dinheiro, ja agradeço, era cada nota que agente pegava, uma pior do que a outra de sujeira, etc. Hoje o que eu não passo no cartão vai no Pix.
Me ajudou de muitas formas, a praticidade de não precisar andar com o dinheiro na mão e enviar valores a distância de forma imediata tem sido muito útil!
Mesmo com os golpes e fraudes relacionados ao Pix, não se pode negar ou diminuir a importância dessa ferramenta na nossa vida financeira!
O meu uso do Pix está mais relacionado com o pagamento à pessoas do que compras ou pagamentos no comércio e ainda para transferência entre minhas contas!
Por incrível que pareça, aqui no interior tem alguns comerciantes mais velhos que não aceitam. Só dinheiro em espécie. Não se adaptaram a tecnologia.
De 2020 a 2023 foi o método que mais usei. Mas agora estou usando mais a wallet do celular por aproximação. É muito mais prático do que os vários passos para fazer um Pix. Mas acho que com o lançamento do Pix por aproximação no começo do ano de 2025 o que já é bom vai ficar ainda melhor.
O pix facilitou e muito a vida de geral, mas eu odeio pagar com pix, fico indignada quando a única alternativa de pagamento é pix ,desisto de comprar ou o desconto tem que ser muito bom p eu levar no pix.
Tenho passado muita raiva na praia, até o tiozinho do sorvete só aceita pix, aí pago na força do ódio
Acho extremamente perigoso ficar fazendo pix em certos locais, então evito ao máximo, e óbvio que prefiro pagar tudo com cartão para ganhar cashback, utilizo o pix mais para transferências.
Confesso que tô bem curioso para ver essa transição ainda nessa geração, o momento da virada de chave. Não sei se vai ser nos próximos anos porque tem muitas variáveis, mas adoraria ver como seria a transição, porque o Pix é fantástico.
Na minha vida o impacto do pix foi bem positivo, geralmente oque não passo no cartão vai no pix Uso bastante o pix no crédito minha taxa tem sido bem acessível em comparação com outras instituições, como ja falaram so gostaria que tivesse cashback e retorno na NuCoin ai sim seria uma maravilha