Pix: como você usa?

E aí, comunidade?

Vocês sabiam que o Pix é o meio de pagamento mais popular do Brasil? Em 2023, ele foi usado quase 42 bilhões de vezes! :hushed:

O sucesso é tamanho que é até raro encontrar um lugar ou serviço que não use Pix, não é?

Das lojas físicas às compras online, dos boletos aos serviços públicos, dos pedágios às catracas do transporte público, quase todo mundo aceita Pix.

E pensando nas formas de usá-lo, existem também muitas possibilidades. É possível fazer Pix:

  • Usando o QR Code, que pode ser dinâmico, criado na hora do pagamento, ou estático, com um código que nunca muda;
  • Usando uma chave Pix, que pode ser registrada com um CPF ou CNPJ, e-mail, número de celular ou chave aleatória;
  • Usando o Pix Copia e Cola, onde você pode copiar um código fornecido pelo recebedor e colar no campo de pagamento do Pix no aplicativo.

Clientes do Nubank também têm opções como o Pix no Crédito e o Pix Programado.

Mas e aí, qual é a que vocês mais usam? Respondam aqui:

  • QR code estático
  • QR code dinâmico
  • Chave Pix com CPF
  • Chave Pix com CNPJ
  • Chave Pix com celular
  • Chave Pix com e-mail
  • Chave Pix aleatória
  • Pix Copia e Cola
0 votante

Aproveita e diz também qual foi o impacto do Pix na sua vida :purple_heart:

33 curtidas

Muito obrigado pelo conteúdo @erika.p :purple_heart:
Pix foi uma revolução no sistema de pagamentos.

O principal impacto na minha vida é ouvir diariamente: “Me faz um pix de…” kkkkk

Brincadeiras a parte, o pix acaba com a problemática de falta de moedas para trocos; com o incômodo de guardar, transportar e manipular papel moeda e proporciona mais agilidade em pagamentos, inclusive finais de semanas, feriados e no período da noite.

Gostaria muito que as taxas do Nubank fossem menores para operações de Pix via crédito, além de outros benefícios para quem é UV e NCN .

25 curtidas

Ótima enquete! Primeiro eu uso cartão de crédito nu ultravioleta. Não podendo usar daí vou pro cartão de débito e em último caso PIX.

18 curtidas

O Pix tem sido significativo em vários aspectos, a facilidade e rapidez nas transações, permitindo transferências e pagamentos em tempo real, 24 horas por dia, todos os dias da semana. Isso me facilitou muito a minha vida eliminando a necessidade de esperar horas ou até dias para que uma transação fosse concluída. Acesso ao Pix é muito fácil e qualquer pessoa com uma conta em banco pode realizar transações de forma fácil, mesmo sem precisar de uma conta corrente tradicional. Isso democratiza o acesso a serviços financeiros, especialmente para aqueles que não têm cartão de crédito ou preferem não utilizá-lo, diferente das TEDs e DOCs, que muitas vezes envolvem taxas, não tenho que pagar taxas pelo serviço pois o Pix é gratuito para pessoas físicas em grande parte das transações. Isso tem gerado uma economia significativa para mim que sou um muquirana profissional. O que me deixa preocupado é com fraudes, sei que o Pix é protegido por sistemas de segurança robustos, como autenticação por biometria e senhas, mas a bandidagem estácada vez mais tecnológica o que preocupa, mas a possibilidade de realizar transações rápidas diminui o risco de ter que carregar grandes quantias de dinheiro.
Eu me beneficio da agilidade e das transações via Pix, facilitando o pagamento de compras no comércio, O Pix mudou meu comportamento como consumidor que agora prefiro fazer pagamentos digitais em vez de dinheiro ou cartões, aumentando a digitalização da economia, o pagamento entre pessoas, tornando mais simples dividir contas, fazer vaquinhas, ou enviar dinheiro para familiares e amigos.
Esses fatores dentre outros foram os que me impactaram , transformando a forma de como passei a interagir com o dinheiro e trazendo mais conveniência e inclusão financeira no meu dia a dia.

15 curtidas

Eu mais uso CPF e telefone. Porém se tratando da região e da idade de alguns que mexo é e-mail, depois celular.

O difícil é quando um tem chave em cada banco e quer transferir pra X banco e não lembra a chave pix cadastrada por lá… E dose.:pensive:

13 curtidas

Obrigado novamente, pelo excelente tópico @erika.p

16 curtidas

Para mim o pix foi algo bom demais, foi não está sendo. Só o fato de tirar do meu bolso as células de dinheiro, ja agradeço, era cada nota que agente pegava, uma pior do que a outra de sujeira, etc. Hoje o que eu não passo no cartão vai no Pix.

Faz o pix @erika.p :face_with_hand_over_mouth::face_with_hand_over_mouth::face_with_hand_over_mouth::face_with_hand_over_mouth:.

14 curtidas

O que será que vem por aí? Não perderia por nada essa oportunidade de ter acesso antecipado! :eyes:

Bem lembrado! O Ultravioleta é inigualável :purple_heart:

7 curtidas

Me ajudou de muitas formas, a praticidade de não precisar andar com o dinheiro na mão e enviar valores a distância de forma imediata tem sido muito útil! :purple_heart:

21 curtidas

Na minha foi uma revolução, e o principal motivo que aboli o uso de dinheiro em espécie totalmente.

O PIX sem dúvida é uma das melhores funções dos últimos anos do setor bancário.

18 curtidas

É transação pra caramba einn. :open_mouth:
A extinção do papel moeda está logo ali.

17 curtidas

Olá @erika.p ,realmente o pix é um sucesso nacional.
Há quem

Desses números uma boa parte podem ser creditadas a nós,clientes Nubank .

13 curtidas

Mesmo com os golpes e fraudes relacionados ao Pix, não se pode negar ou diminuir a importância dessa ferramenta na nossa vida financeira!
O meu uso do Pix está mais relacionado com o pagamento à pessoas do que compras ou pagamentos no comércio e ainda para transferência entre minhas contas!

16 curtidas

Impressionante mesmo @erika.p ! :hushed:

Por incrível que pareça, aqui no interior tem alguns comerciantes mais velhos que não aceitam. Só dinheiro em espécie. Não se adaptaram a tecnologia.

De 2020 a 2023 foi o método que mais usei. Mas agora estou usando mais a wallet do celular por aproximação. É muito mais prático do que os vários passos para fazer um Pix. Mas acho que com o lançamento do Pix por aproximação no começo do ano de 2025 o que já é bom vai ficar ainda melhor.

15 curtidas

O pix facilitou e muito a vida de geral, mas eu odeio pagar com pix, fico indignada quando a única alternativa de pagamento é pix ,desisto de comprar ou o desconto tem que ser muito bom p eu levar no pix.
Tenho passado muita raiva na praia, até o tiozinho do sorvete só aceita pix, aí pago na força do ódio :rage: :triumph:
Acho extremamente perigoso ficar fazendo pix em certos locais, então evito ao máximo, e óbvio que prefiro pagar tudo com cartão para ganhar cashback, utilizo o pix mais para transferências.

15 curtidas

É incrível como o Pix se tornou parte do nosso dia a dia tão rapidamente! :clap:

19 curtidas

Ótimo conteúdo, @erika.p.

O Pix veio para revolucionar :clap::clap::smiley:

12 curtidas

Confesso que tô bem curioso para ver essa transição ainda nessa geração, o momento da virada de chave. Não sei se vai ser nos próximos anos porque tem muitas variáveis, mas adoraria ver como seria a transição, porque o Pix é fantástico. :clap:

14 curtidas

Na minha vida o impacto do pix foi bem positivo, geralmente oque não passo no cartão vai no pix :face_with_hand_over_mouth: Uso bastante o pix no crédito minha taxa tem sido bem acessível em comparação com outras instituições, como ja falaram so gostaria que tivesse cashback e retorno na NuCoin ai sim seria uma maravilha :heart_eyes:

10 curtidas

:flushed::flushed::flushed:

5 curtidas