Pix: CPF é considerada chave mais segura para cadastro

Para quem estava se preocupando em relação a cadastro de chave com CPF:

Com a data de vigor do PIX se aproximando, novo sistema de pagamento instantâneo do Banco Central, aumenta a preocupação de especialistas com a segurança do sistema. Segundo dados do BC, até sexta-feira (16), quase 40 milhões de chaves já haviam sido cadastradas no país.

O especialista em segurança da Kaspersky no Brasil, Fabio Assolini, diz que, apesar de poder escolher entre e-mail, número de telefone e CPF, o dado mais confiável para cadastramento da chave PIX é o CPF.

“O dado mais seguro é o CPF porque ele não vai mudar, por isso é considerado a chave mais valiosa. E-mails e celular você pode perder o controle no caso de um ataque cibernético”, disse em entrevista à CNN.

Ele também lembrou que as chaves serão usadas para o recebimento de dinheiro, mas os golpistas atualmente tentam roubar dados pessoais e bancários para a aplicação de fraudes futuras, quando o sistema já estiver funcionando.

“As chaves problemáticas são o e-mail e número de telefone porque sabemos que existem golpes aos quais os fraudadores conseguem desativar o número do celular e ativá-lo em outro chip e isso é preocupante”, ressaltou.

Para evitar fraudes, Assolini recomendou o cadastramento de chaves Pix mesmo que não haja interesse imediato em usar o serviço.

“Do ponto de vista de segurança, estamos orientando para fazer o cadastro das chaves. Primeiro, para descobrir se alguma instituição financeira fez o cadastro sem sua aprovação e, segundo, para impedir que fraudadores possam cadastrar a chave sem seu conhecimento”.

Fonte: Pix: CPF é considerada chave mais segura para cadastro

8 curtidas

Acho q independente de ser seguro ou não, vão arrumar jeito de aplicar golpe, infelizmente tem muita gente querendo ganhar dinheiro fácil, assim como MTA gente sem conhecimento/inocente e q acaba caindo nessas coisas…

9 curtidas

Muito pertinente esta colocação.

Via varias pessoas comentarem na questão de passar os dados de tudo mais que é perigoso por passar informações, mas hoje a gente passa dados iguais para um TED.

Porem está reportagem traz uma outra visão, a pessoa que não cadastrou seus dados ou apenas 1 mas não é muito ligado ai vai alguém cadastrou seu numero de telefone em outra conta já para induzir isto. Ou até trocou de numero de telefone e não trocou a chave e passou o numero novo e corre o risco deste estar cadastrado em outra conta, pois as operadoras aproveitam números desativados.

O pessoal hoje já erra dados na hora de fazer um TED ou DOC sem prestar atenção, porem existe mecanismos que não maioria das vezes dão erros nas transferências mas o PIX não terá está validação de dados, Vc pega um contato da sua agenda seleciona no PIX aparece lá que ele tem uma conta cadastrada vc faz a transferência e simplesmente nem sabe para onde foi o dinheiro.

6 curtidas

Infelizmente os golpistas possuem meios para se apossar de números de telefones e e-mails. E pensando por esse lado, o CPF acaba sendo mais seguro mesmo.

Entretanto tem gente que diz que não irá gostar de ficar passando o CPF para os outros, prefere outra chave.

Então acho que eu só terei opinião formada depois de um tempo de uso do Pix. Mas essa colocação do especialista é bem pertinente.

7 curtidas

Acredito que o mais seguro será a chave aleatória e o CPF, mas vamos esperar para ver como vai funcionar.

1 curtida

Compartilho da mesma opinião. Só vendo como vai funcionar pra ter certeza, vou esperar mais um pouco pra usar essa ferramenta, aguardando os relatos dos usuários.

2 curtidas

Acredito que o jeito mas seguro será as chaves aleatórias juntamente com o CPF ,pra evitar tantos roubos .no país que vivemos tem sem sempre um espertinho tentando roubar :roll_eyes: