No app, pensando nos idosos principalmente, poder habilitar opção para Pix demorar 1 hora para sair. Nos golpes acontece muito da pessoa perceber logo depois de fazer o Pix que foi um golpe
Boa tarde, obrigado por compartilhar sua sugestão conosco! Certa forma essa funcionalidade já existe, seria o Pix Agendado.
Oi @Bhola_Bhala, seja bem-vindo à comunidade.
Obrigado por compartilhar sua sugestão, mas me permita fazer um contraponto?
Sua sugestão, embora venha chei de boas intenções, poder ser interpretado como um discriminação à pessoa idosa e poderia ser visto como uma ação estigmatizada ou exteriotipada.
Então, na minha opinião, ela poderia causar só que soluções.
Outras alternativas podem ser utilizadas, como a que o @ranielreis citou.
Não sei ao certo como seria tecnicamente essa funcionalidade pra você, mas imagina o tanto de gente virando idoso pra aplicar golpe com a função anti golpe criada pra idosos não cairem em golpe…
@Bhola_Bhala No passado eu tinha a impressão que os idosos eram mais propensos a cair em golpes, mas algumas pesquisas indicam o contrário.
No geral, independente da idade, quem usa serviços financeiros precisa ler muito, ficar atento e sempre duvidar de ofertas mirabolantes.
É verdade viu @BrayanRampin A se ver pelo MED, que é uma ferramenta criada pelo BC para auxiliar quem caiu em golpes mas que também pode ser usada para aplicar golpes. Os criminosos sempre estão um passo a frente.
E sobre isso…
- Os jovens adultos caem no golpe, pois não tem paciência de ler e só busca ganhos fáceis (um dos tipos comuns)
- Os idosos caem no golpe, pois leem tudo, mas acredita que todo veículo de midia é verídico, logo, verdadeiro aquela informação. (Um dos tipos comuns)
Os experientes são aqueles que já cairiam ou/e tem controle emocional. Pode ver que sempre, os golpes são compre aqui mais barato! ou ganhe % de rentabilidade em pouco tempo (rentab. passada não é garantia de retorno futuro)… E por aí vai.
No marketing, chamamos de vieses. E assim como o consumismo atrai através desses vieses (no “bom” sentido), os golpistas utilizam do mesmo estilo. Só que, utilizam os “vieses”, mas não te dão retorno. As vezes, o retorno vem de 1° bônus, (“cadastre aqui no naoseioquebet”) e depois tu começa a se perder entre aposta, compras mais baratos (do que o original), fantasias de marketing que cabe no seu bolso e por ai vai…
Resumindo: Controle a sua mente, pois, o algoritmo das redes sociais, vai te “obececar” de tantas informações desejosas, mas no fundo, no fundo, vai sair do seu bolso e não vai ter retorno algum. Serve pra tudo na vida!
O meu gatilho, mantra pessoal é o seguinte:
“Se tá fácil demais, barato demais, simples de resolver , acordaaaaa muleque!”
Que artigo massa, @MaxC. Muito bom mesmo.
Obrigado por compartilhar.
Show de .
Gostei Lucas. É isso mesmo, desconfiar e verificar sempre!
Três indicativos que são alertas importantíssimo para acender o sinal de alerta.
Equivalem à duas máximas que gosto muito:
a) quando a esmola é demais, o santo desconfia.
b) Não existe almoço grátis.
Não vai resolver o problema.
Sabe o que vai resolver o problema dos golpes? Educação financeira.
Todo santo dia aparece uma alma perdida aqui que mandou PIX pra um desconhecido por conta dos motivos mais banais. Alguns golpes beiram a infantilidade de tão bobos, mas infelizmente as pessoas só pensam na possibilidade de lucros rápidos, ainda que desconexos com a realidade.
E a gigantesca maioria dessas pessoas não vai recuperar o dinheiro, até porque a responsabilidade civil e penal é do golpista, e não do Banco. E assim que o golpista recebe a grana, ela vai sumir em questão de segundos.
Oi @Reynad.
Aqui onde?
Banco ou Delegacia?
Mas, só responde se puder mesmo, se não deixa só o emorion “pensativo”.
Aqui na comunidade mesmo xD
Quis dizer que todo dia tem alguém abrindo um tópico falando que caiu em algum golpe
Pessoas incautas que se deixam levar por propagandas enganosas de ganhar muita grana de modo rápido. Se na vida real você não encontra pessoas de bom coração que podem te ensinar a ficar rico em uma semana, por que vou acreditar que na internet elas existem?
Uma excelente pergunta retórica, @Edson_Bezerra.
Se a fizéssemos, diante de situações de possíveis golpes, ajudaria a não cair.