PIX: Privacidade e Segurança

Pessoal, estou com uma dúvida em relação ao PIX da qual eu não vi ninguém falando: o registro dessas chaves personalizadas (email, celular ou CPF) vai exigir alguma comprovação de posse? Eu não quero ter essas chaves personalizadas porque qualquer pessoa vai ter acesso ao meu nome completo e CPF. Mas o que é que vai garantir que ninguém vai usar o meu número de celular, o meu email ou o meu CPF como chave no meu lugar?

Eu vi que tem a tal da reivindicação de chave, mas há pouquíssimos detalhes sobre esse mecanismo.

1 curtida

Você se preocupa em outras pessoas cadastrarem algum dado seu (telefone, e-mail) na conta delas?
Não se preocupe, eu acredito que para o e-mail, vai funcionar como o telefone no Nubank, você informa o dado, e é enviado um código para esse dado. Tem uma confirmação, entende?

3 curtidas

Se voce tem posse de uma chave, por exemplo celular, outra pessoa pode entrar com pedido de revindicação da chave, porem o detentor dela terá oportunidade de defesa da posse.
Caso o solicitante não consiga comprovar as alegações a chave não será entregue.

Cada caso será analisado, pode ser aprovado ou negado.
Solicitações indevidas serão negadas
Seguindo o mesmo exemplo, a chave é seu celular, você comprova ter a posse do numero em questão, não há sentido de efetivar a transferência de chave.
A mesma regra poderia ser aplicada ao fato que um (.) ponto em local diferente do Gmail, tambem não seria valido quando é sabido que a posição do (.) é irrelevante e a variação será associada ao mesmo usuario, o mesmo para a quantidade do mesmo.

Quanto aos dados, já foi relatado que alguns dados serão mascarados
Será publicado nome completo para validação
Os demais dados serão mascarados
Exemplo
Meu nome completo
CPF 123.456.789-00
banco 260 agencia 0001 conta 9000909-9

Será exibido
Meu nome completo
CPF 123.xxx.xxx-00
Banco 260 Agencia 00xx conta xxxxx09-9

6 curtidas

Muito esclarecedor, @Jgoncalves. Espero que esse mecanismo de reivindicações funcione bem, especialmente em relação a números de celular. Vejo tantas notícias de números sendo clonado por falha na operadora.
Não sabia que parte dos dados serão mascarados. Me deixou menos preocupado. Muito obrigado pela informação.

1 curtida

Gostaria que fosse assim, @Alexandre_Niess, com confirmação de posse do dado informado. Mas considerando essa forma de reivindicações que o @Jgoncalves explicou, e considerando a maneira como as contas digitais (Nubank, Ame, Recarga Pay, etc etc) estão apenas coletando as chaves nessa fase de pré-cadastro, sem citar nada sobre a necessidade de ser um dado “próprio”, acredito que não vá ter esse mecanismo de confirmação no cadastro da chave.

1 curtida

Neste momento ninguém registrou chave alguma ou tem direito sobre determinada chave.
A partir de 05 de outubro o sistema de cadastros será aberto, nos termos de pré-cadastro tem a informação sujeito a disponibilidade ou seja se uma instituição pediu o registro primeiro o segundo pedido será negado para a mesma chave
Haverá um dispositivo de revindicação que será disponibilizado em breve.

3 curtidas

Muito obrigado pelos esclarecimentos, @Jgoncalves. :smiley:

1 curtida

@Jgoncalves não tinha conhecimento sobre isso, mas realmente causa preocupação. :+1:

Será :interrobang::thinking: quem está com a razão :interrobang::roll_eyes:

Infelizmente sempre estaremos sujeitos a fraudes mas eu prefiro um sistema mais barato para fazer essas transações. Por ser novo realmente o PIX vai precisar de tempo para ir corrigindo os problemas de segurança e outros que surgirem l e chegar num ponto que poderemos chamar de ideal.

Boa matéria essa que trouxe!!

1 curtida