Pra quem gosta de centralizar todos os gastos no cartão de crédito do roxinho mas não abre mão de um bom gerenciamento financeiro, desenvolvi uma planilha no Excel que facilita um pouco este trabalho (Já que o “Organizador de gastos” do app não está mais disponível para os usuários).
Funciona da seguinte forma:
Mensalmente eu exporto os gastos mensais do cartão de crédito em formato CSV através do site https://app.nubank.com.br/. No meu caso exportei todos os meses disponíveis para fazer uma análise mais profunda;
Em seguida, armazeno estes arquivos CSV (Ex.: nubank-2024-03.csv) em uma pasta chamada “Faturas”;
E por fim, abro minha planilha que consolida automaticamente todos os arquivos CSV desta pasta através do PowerQuery, normaliza os dados e gera alguns gráficos dinâmicos com análise financeira. O resultado final é a planilha abaixo:
Desta forma, consigo identificar os “vilões do orçamento”, definir “tetos de gasto” e evitar surpresas no final do mês.
Baixe a planilha aqui:
Observações:
Não esqueça de alterar a linha “Fonte = Folder.Files(“C:\Users\danie\OneDrive\Documentos\Nubank\Faturas”),” no editor avançado do PowerQuery.
Algumas categorias de gastos fornecidas no arquivo CSV não são muito precisas. Por conta disso, é importante que o usuário categorize corretamente estes gastos no app do nubank antes de fazer a exportação.
Show. Nem lembrava dos arquivos .csv no Nubank. Vou tentar exportar tambem e vou fazer uma analise mais profunda usando o PowerBi. Nele eu consifo ceiar alguns graficos usando a estrutura de dados do Nubank e outros que tenho aqui e que sao importantes no meu dia a dia.
@Francisco47 Legal saber que existem outras soluções para atender esta necessidade.
MAS fico preocupado com qualquer solução que utilize a API do Nubank para extrair informações pois são inúmeros os relatos de usuários que tiveram suas contas bloqueadas definitivamente devido ao uso indevido do site da Nubank.
É nestas horas que eu penso: “Utilizar um serviço não homologado por conta e risco é risco demais para minha vida financeira”. Por isso, eu particularmente, não utilizo ao mesmo tempo que admiro a coragem de quem o faz.
Eu até imagino uma situação comum que pode acontecer ao utilizar estas API’s não homologadas: Imagine por exemplo, por força de algum bug ou inexperiencia de desenvolvimento, que esta API resolva “bombardear” repetidamente os servidores da Nubank fazendo inumeros “requests” num intervalo curto de tempo e o Nubank resolva bloquear definitivamente sua conta corrente por conta disso… É possível de acontecer? Sim. Vale o risco (na minha opinião)? Não.
E garanto que nenhuma empresa terceira que vendeu sua solução se responsabilizará por este pequeno transtorno pontual ocorrido com um dos seus clientes.
Sugiro a leitura do post: Existe alguma API para desenvolvedores? - Conta do Nubank - NuCommunity
EM TEMPO: No site desta empresa EASYEX existe a seguinte imagem estampada no marketing do serviço (Powered by Nu):
Isso teoricamente indicaria que o Nubank foi responsável/co-responsavel pelo desenvolvimento deste serviço e isso definitivamente NÃO é verdade pelo fato de que não existe nenhuma relação comercial entre Nubank e EasyEx Ltda. Nos próprios termos de serviço desta empresa nada disso é mencionado. Enfim: Deixo esta conclusão para os usuários.
Daniel, li o post que você mencionou e não encontrei nenhum relato negativo. Fiquei um pouco preocupado, pode evidenciar onde você viu esses relatos de contas bloqueadas de forma definitiva?
Existem vários serviços, alguns até bem grandinhos, que utilizam a API do nubank, mesmo que de forma não oficial, mas nunca ouvi falar de problemas em relação a isso.
E além deste aviso, devem existir vários casos de usuários que tiveram estes cancelamentos. A questão é que o Nubank, quando bloqueia/cancela a conta de alguém, não justifica esta ação claramente para o usuário. Geralmente só informa que o usuário feriu o termo de uso do serviço.
Quem sabe, quando o OpenFinance se popularizar mais, esse processo seja mais facilitado e considerado como “Oficial” pelo Nubank.
Bem avisado Daniel! Só não vi relatos de bloqueios definitivos, que é o meu único medo. Pelo custo beneficio eu acabo preferindo tomar o risco do bloqueio temporário.
Como é um assunto que não domino bem (Excel avançado), convido aqui o fera @daniel.b e @FernandoLacerda, onde ambos se completam com suas qualidades multidisciplinares…
Ps: Esqueci o que realmente ia dizer. Era algo engraçado… aff Realmente #sextoou
Obrigado! Ficou ótima. Mas algumas duvidas ficou aqui na minha cabeça.
como faço para alterar a “tag/identificação” nessas duas compras? Pq como pode ver na imagem Lojas Americanas ficou como supermercado e não é. Mesma coisa ocorre com a compra de nome LuanVictorSoares (é meu barbeiro)
Posso criar esse tipo de tag ?? Pq faço compra para meus familiares, tipo uma compra relacionada a PAI, Sogra, Sogro que eu pudesse identificar essas compras
A única forma que eu conheco é recategorizar o estabelecimento ao exibir os detalhes da fatura. Com isso nas próximas exportações do CSV vira com a informação correta. (Pelo menos assim esperamos).
Outra possibilidade eh alterar diretamente os arquivos CSV gerados mas fazendo isso, apenas as compras do passado serão “corrigidas”. O ideal eh corrigir a Categorização no app Nubank.