Planilhas (Dicas, fórmulas, etc)

Vendo aqui no fórum, percebi que o pessoal é adepto das planilhas para o controle financeiro, gostaria de saber como vocês fazem o controle e quais fórmulas vocês acham interessante de se utilizar?
Eu costumo separar minhas despesas entre os 2 bancos que eu tenho conta e dividir os gastos por categoria, mês, ano, se foi no débito, crédito etc etc. No momento minha planilha me atende bem mas eu queria dar uma incrementada nela, o que vocês sugerem?:moneybag:

21 curtidas

Também quero idéias. Saber organizar é importante

3 curtidas

Bem, o uso de planilhas é bem interessante, todavia torna o processo um pouco complicado. Utilizo um aplicativo no celular chamado Mobills, ele é muito eficiente, tem como criar categorias, sub-categorias, cadastrar cartões de crédito. Ele ainda gera gráficos para saber como anda seu consumo. Prático, rápido e seguro, afinal tem como colocar senha de acesso no app e também as informações ficam salvas na nuvem!

3 curtidas

OI Stefano tudo bom?

Achei seu posto muito bom, mesmo.

Eu sou uma pessoa extremamente ‘data driven’ ou seja, focado em números.

Hoje eu uso uma planilha de excel bem simples, com poucas fórmulas. O importante é termos a noção do que queremos acompanhar.

Você teria vontade de falar um pouco mais sobre isso? Podemos conversar e dar algumas dicas de como montar.

O importante é foco. Uma coluna para colocar todos os gastos, uma coluna ao lado com a categoria dos gastos e uma tabela dinâmica para ver o quanto você gasta por mês/periodo e por categoria.

Se quiser eu posso colocar um exemplo bem simples aqui, mas precisaria saber quais seus anseios com a planilha.

Abração

12 curtidas

Olá Guilherme

Então, hoje minha planilha é divida em 10 abas.
Como eu tenho conta no Santander e uso a Nuconta também eu divido em:

  • Resumo Geral

  • Santander Geral (calendário com todas as entradas e saídas do ano todo)

  • Gastos Santander

  • Ganhos Santander

  • Nuconta Geral (Idem ao do Santander)

  • Gastos Nu

  • Ganhos Nu

  • Cartões de crédito (Aqui eu coloco todos os meus gastos dos cartões que eu possuo e já categorizo)

  • Faturas (Resumo das faturas de todos os cartões e se já foi pago ou não)

  • Categorias (Resumo mensal de quanto eu gastei com cada coisa)

  • Gráficos (Alguns que eu considero interessante como rendimento da nuconta com o passar dos anos e gráfico de gastos por categoria)

Queria trocar ideias com o pessoal pra ver o que dá pra ser implementado na minha e o que vocês utilizam na de vocês que acham interessante e útil

9 curtidas

Legal! A minha tem essa estrutura também. Mas tu tem que preencher tudo isso manualmente? :thinking:

1 curtida

Seria interessante adicionar um script para facilitar a vida

2 curtidas

Opa, Stefano!
Seria interessante vc usar algum aplicativo para marcar também. Assim vc teria um duplo controle de suas finanças: um na palma da sua mão e outro na tela de seu PC.

Isso sem contar a praticidade de alguns aplicativos de finanças que já vem com o layout muito bem feito…

1 curtida

Eu uso uma planilha no Excel para planejamentos, coloco minhas despesas e receitas mês a mês. Tudo bem simplificado. Só que eu uso o APP Guiabolso para ver a quantia real gasta, lá vejo todos os meus gastos. Aí depois eu comparo com o que eu planejei na planilha e assim vou ajustando para chegar ao meu objetivo.

1 curtida

Muito bom seu post @Stefano. :grin::grin:

Eu uso uma planilha simples, cada mês em uma aba diferente e por lá monitoro as entradas, saídas e investimentos. Na tabela entradas, tenho colunas com data, valor e categoria da entrada. Na tabela saídas o mesmo.
Em investimentos divido por data e valor aplicado. Nessa parte também faço uma soma do acumulado dos meses passados para ver o total investido.

Tenho 2 abas diferentes, uma para o #rewards e outra para acompanhar a evolução dos rendimentos indiretos anualmente. Por rendimentos indiretos eu falo locais que rendem uma %, mas não são meus locais principais de investimento, como a #nuconta. Faço anualmente porque pego essa informação no IR (informe de rendimentos) emitidos anualmente pelos bancos.

Como uma forma de validar todos esses dados, uso o app GuiaBolso, acho muito usual.

2 curtidas

Você faz uma divisão mensal dessas abas?

1 curtida

Eu utilizo o https://play.google.com/store/apps/details?id=com.minhaseconomias há dois anos. Esse app me ajudou a organizar minhas finanças.

  1. Para facilitar, eu uso todas as transações apenas com o cartão (seja débito ou crédito) do Nubank.

  2. Ao organizar as transações no Excel, divido as despesas em colunas para classificar os gastos. Exemplos:

  • Alimentação (lanches, refeições…)
  • Transporte (combustível, ônibus, manutenção de veículo…)
  • Bebidas (cervejas e afins)
  • Lazer (entretenimento, cinema, passeios, viagens…)
  • Mensais (cabeleireiro, créditos para ligações, academia, despesas mensais em geral)
  1. Para cada uma dessas cinco categorias, crio uma fórmula para somar cada categoria (para ver com o que estou gastando mais ou menos).

  2. Outra fórmula para somar o total.

  3. Um gráfico de barras onde o valor de uma é as renda que possuo, e a outra é referente aos gastos, seguida de uma fórmula com valor líquido, denominado saldo.
    Screenshot_1
    Imagem ilustrativa

Desta forma que passo mês a mês com o orçamento e as despesas no controle.

Espero ter contribuído.

Abraço!

5 curtidas

Sempre faço minhas planilhas de gastos acho que isso ajudar a ter um controle maior dos gastos, pagamentos e etc… sei que as vezes rola uns imprevistos mais tem que se manter no controle ou pelo menos tentar né! :call_me_hand:

Não, eu alimento uma planilha com todos os gastos, uma, e esses gastos são jogados nessa planilha aqui, acho que fazer uma aba pra cada mês ia ficar maior do que já é hahaha

5 curtidas

Gente, sério, estou chocada com o controle de vocês, eu não consigo anotar meus gastos com tanta disciplina assim, tentei várias vezes, mas só consigo manter por dois meses. De verdade, se alguém souber como manter esse foco, quero dicas, porque eu realmente sou um desastre.

3 curtidas

@Thainan_Campos foca no seu sonho! Se vc desistir de controlar seu dinheiro, vc estará se sabotando. :blush:

3 curtidas

Você tem que simplesmente começar uma coisa simples, não precisa ser tão complexo.

Uma continha no caderno já é um começo

Quando perceber que o dinheiro tá indo embora, sua mentalidade vai mudando aos poucos…e você vai querer controlar mais e mais, e quando descobrir que tem como ganhar dinheiro no mercado, vai querer testar se você está ganhando mesmo ou não…

O tempo vai te levando…

2 curtidas

De verdade, já tentei várias vezes, com aplicativo, caderno, planilha, mas acabo esquecendo de marcar/anotar gastos, e assim, perco o controle de novo. Mas vou tentar mais uma vez!

1 curtida

Coloca um alarme. Põe todo dia um determinado horário pra fazer isso.

Eu ponho alarme pq me esqueço de beber água.

Pode servir pra você

2 curtidas