Uma das grandes vantagens do Nu é pensar e agir em prol dos seus clientes mais simples, aqueles que contam com pouco ou nenhum conhecimento sobre o mundo das finanças. Na verdade, a fintech é a grande responsável pela desvirginação de milhões de pessoas que nunca tiveram conta bancária, muito menos cartão de crédito, que constituem a maior parcela dos seus clientes.
Do mesmo modo, o Nubank tem ampliado seus horizontes, internacionalizando os seus serviços, e hoje conta com “filiais” no México e Colômbia, causando nesses países o mesmo impacto que tem causado no setor financeiro aqui no Brasil.
*Os clientes desejam uma plataforma de negociação mais performante.
Há um velho ditado que afirma: “não se meche em time que está vencendo”. Por essa razão continuo torcendo, sempre, para que o Nu continue cumprindo esse importante papel como banco inovador, educador e acessível a milhões de pessoas.
Todavia, nem tudo são flores, especificamente no segmento dos investimentos na Bolsa, o Nubank tem recebido muitas críticas, inclusive por membros dessa comunidade (constituída em sua maior parte por fãs e admiradores da instituição bancária).
Visto que o aplicativo fornecido pela fintech precisa de melhorias tecnológicas e funcionalidades que permitam ver as cotações em tempo real, sem o inconveniente delay que dá nos nervos dos investidores, além dos travamentos e outros problemas que precisam ser repensados e corrigidos.
Super App ou plataforma de negociação Nubank?
Noto que o Nu tem trabalhado de modo a construir um super app. Embora isso pareça formidável em termos comerciais, talvez não o seja em se tratando de experiência do usuário. Especialmente se ele continuar apresentando os mesmos problemas.
Nesse caso, adicionar mais funcionalidades pode ter efeito contrário ao esperado. Por isso imagino que dispor de uma plataforma de negociação do Nubank independente possa ser uma boa ideia, principalmente para atender para traders iniciantes e avançados.
*O Nucoin Explorer pode servir de referência para criação de uma bela plataforma de negociação.
Antes de tudo, creio que parte do processo de instruir os clientes a avançarem dando passos maiores no mundo das finanças é fornecer a eles, além de educação básica nesse segmento, ferramentas que se adequem a etapa em que se encontram nesse processo.
Plataformas de trading para diferentes níveis de usuário
Ainda que pareça algo apenas para negociadores especializados, uma plataforma de negociação pode atender diferentes níveis de usuários. Tanto é, que a maioria das corretoras oferecem três tipos de plataformas:
- Básica: destinada a usuários que desejam operar na bolsa com simplicidade, de modo prático e sem complicações. Geralmente é muito intuitiva e apresenta boa usabilidade, ou seja, não precisa de fazer qualquer curso compreender como funciona.
- Intermediária: esse tipo de plataforma conta com um pouco mais de recursos para atender usuários com maior conhecimento sobre o tema e desejam dar passos maiores no mundo dos investimentos. Algumas corretoras costumam oferecer tutoriais para que os usuários conheçam suas ferramentas.
- Avançada: voltada a traders especializados com conhecimento mais profundo sobre investimentos na bolsa. Esse tipo de plataforma conta com um vasto número de ferramentas para análise técnica, links para notícias atualizadas sobre os ativos disponíveis para negociação e outros recursos inovadores.
Uma das vantagens das corretoras online são as diferentes plataformas de trading que elas disponibilizam para investidores novos e experientes, mas todas oferecem praticidade e intuitividade.
Tipos de plataformas de trading online
Outro ponto importante a destacar é que as corretoras online oferecem suas plataformas de trading em diferentes modalidades que podem atender os seus clientes em distintas situações:
- Aplicativo: para usuários que desejam mobilidade, ou seja, que querem monitorar a partir do smartphone, suas operações de qualquer lugar onde estiverem: em casa, na rua, viajando, etc…
- Software instalável: programa que pode ser instalado em PCs, notebooks ou tablets. Esse tipo oferece maior performance já que conta todo o poder de processamento do dispositivo físico e quanto melhor sua configuração e a conexão à internet, melhor a experiência do investidor.
- Webtrader: plataforma que pode ser aberta em qualquer navegador mediante login. São ótimas para quem não deseja ou pode levar seu smartphone, notebook ou tablet para determinados locais, mas precisa ter acesso as suas operações na bolsa.
O Nubank precisa fornecer boas plataformas de negociação para atender a real necessidade de muitos usuários que querem usar a fintech para investir online, em ativos tradicionais ou criptomoedas. Posto que elas permitem acesso a gráficos completos, ferramentas de análise técnica, alerta de preços, notícias atuais e outros recursos necessários ao trading online.
Como referência sugiro a plataforma da IQ Option, uma ferramenta interessante que já conquistou milhões de clientes pelo mundo. Tem um aspecto visual belo, intuitivo e dinâmico, se assemelha muito ao design do Nucoin Explorer, com cores vivas e vibrantes. Creio que se o Nubank entregar uma plataforma com essas características causará um impacto muito positivo no mercado e trará de volta os clientes que optaram pela concorrência.