Política da falta de privacidade

Ao ler o que diz a nova politica de privacidade fiquei desapontado com algumas coisas. Segue um dos trechos que me fizeram ficar preocupado:

“Você autoriza expressamente o Nubank a compartilhar algumas das suas informações com terceiros e com empresas do mesmo grupo econômico para continuar usufruindo dos melhores serviços e experiência. Podemos compartilhar dados com terceiros para conseguirmos prestar os serviços contratados, tais como, identificação e autenticação; viabilização de ofertas e serviços do Nubank ou empresas do mesmo grupo econômico”

Quase ninguém lê isso e só aceita, mas queria deixar aqui o alerta aos demais.

O Nubank é uma ótima empresa, vi coisas interessantes e importantes relacionadas à nossa segurança, mas vi também uma janela sendo aberta pra que nossas informações sejam passadas a “terceiros” como dito acima. Talvez alguns pontos ali seham mais adequados a uma politica de “falta de privacidade”.

Alguns pontos parecem reforçar nossa segurança, por outro lado, há aqueles que dão espaço pra mais gente ficar ligabdo e oferecendo produtos.

7 curtidas

Edit: Cláusula inserida na nova política de privacidade em Maio desse ano:

Para fins de apuração de eventual fraude, você autoriza o Nubank e empresas do mesmo grupo econômico a compartilhar suas informações - incluindo, mas não se limitando a dados pessoais, histórico de crédito, operações ativas e passivas, serviços e produtos contratados, entre outros – com instituições financeiras e instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, bem como com autoridades policiais.”

Ou seja, se limita a esse tipo de finalidade, acho totalmente plausível, afinal dá mais segurança e rapidez nas transações entre contas bancárias e compras na internet.

Se fosse para fins comerciais, aí faria sentido reclamar.

Já nesse tipo de compartilhamento de informações, quem vai sair prejudicado são os fraudadores.

9 curtidas

@Thiago_Carvalho_Sous tudo bem emtao eu sou Cliente do Nu desde 2016. Mais fiquei meio preocupado quando vi que o Nubank Colocou todos os Seus Colaboradores em Trabalho Remoto ou seja de casa fora da empresa** qual a garantia que temos que as informações não vão vazar e cair em mãos de cibercriminosos sendo que a internet doméstica é super vulnerável.
As informações como número de cartão Cpf e Transações Bancárias como fica o sigilo

@anon33246896 foi explicado tudo sobre segurança no home office dos Nubankers aqui nesse vídeo, dá uma conferida:

4 curtidas

@anon33246896 Tudo bem? No vídeo abaixo eles explicam detalhes de como está sendo o trabalho remoto por conta da pandemia. Pode ficar tranquilo! :wink:

1 curtida

Valeu @ree vc é cliente desde quando?

Eu e meu pai 2018, minha mãe 2017 :slightly_smiling_face:
Do Banco Inter também 2018 e C6 Bank estou junto no começo quando era beta, sou cliente das 3 e uso cada uma igualmente.

1 curtida

Eu sou desde Outubro de 2016 naquela época era mais fácil se vc tivesse indicação de um amigo
Eu fiz sem indicação e cai numa lista de espera :blush:

1 curtida

Meu caro. Primeiramente obrigado por responder, obrigado também pela indicação do vídeo. O que não está claro para mim é aonde entra a preservação da minha segurança quando se fala na “viabilização de ofertas” no quesito de segurança. Vlw pela colaboração.

Ahh @Thiago_Carvalho_Sous quando você falou da nova política imaginei que fosse a inclusão da nova cláusula 10.
Conferindo no Internet Archive, o espelho do contrato em Abril:

http://web.archive.org/web/20200401214716/https://nubank.com.br/contrato/politica-privacidade/

Somente foi incluso, esse trecho que coloquei.

Quanto a essa política, vamos focar nesse trecho que você destacou:

viabilização de ofertas e serviços do Nubank ou empresas do mesmo grupo econômico

Acredito que seja o compartilhamento com a Mastercard, SERASA, empresas do mesmo grupo econômico, no sentido de oferecer crédito em cartão ou empréstimos.

Como todo banco tem uma cláusula parecida, e essa já existia há muito tempo não vejo problema, e também nunca recebi ligação de uma empresa oferecendo serviço e afirmando que me identificou pelo Nubank.

Mas informação oficial mesmo só o Nubank pode responder, pelo e-mail ou chat.

1 curtida

Foi exatamente esse ponto que me causou estranheza, pois me passa a ideia que meus dados servirão para que eu receba ofertas de terceiros. Sobre ligarem dizendo que receberam indicação do Nubank, ou do Inter isso ninguém fará, o fato é que muitos nos ligam com informações adquiridas de outras empresas, creio que na maioria ilegalmente.

Não tenho nenhuma acusação contra o Nubank, aprecio a segurança que oferecem, só não gostei do que li.

Fala @anon33246896, tudo bem?

A rede doméstica pode até ser vulnerável, mas não precisa de se preocupar não. O Nubank não trabalharia sem usar redes encriptografadas, VPN e tudo mais, pois seria uma tremenda irresponsabilidade e traria bastante reclamações a eles. Te recomendo assistir o vídeo que o @Julian_Lopes recomendou. Vai te fazer ficar mais tranquilo

2 curtidas

Verdade, acho que uma lista de empresas que receberem esses dados, já daria um conforto pra a gente ter certeza.

Eu posso confirmar pra você, que a Oi Velox, no tempo que oferecia internet discada, já informava a UOL, todos os novos clientes e seus dados.
Era de praxe, todos receberem uma ligação para contratar o provedor, e muitos atendentes falavam mentiras, que a internet ficaria mais rápida e etc.
Sendo que na época já existia provedor gratuito.

Eu por exemplo, nunca forneço o número de telefone fixo aqui de casa em contrato, pra nenhuma empresa, pelo celular ainda temos apps para bloquear, mas no fixo é impossível.

O pessoal do Nubank me respondeu por email o questionamento que fiz por lá. Foram explícitos, embora não com essas palavras: “Ou concorda, ou cai fora” kkk

Disseram isso, só que com educação rsrs

Pior que é assim em todo banco kkk, até hoje não encontrei um que o contrato não seja assustador quando vamos ler.

Então. Vlw mesmo por colaborar com o debate aqui. Se pudesse te indicaria para o Nubank para trabalhar com eles rsrs. Com a resposta do Nubank que recebi por email já esgotei meus argumentos. Até mais…

1 curtida

Quem dera kkk, já visitei a sede e fui acompanhado pelos moderadores aqui da comunidade @cmarcelo e @RaquelF em diversos setores da empresa, vi até o treinamento de funcionários da parte de Chargeback, foi como se visitasse a cozinha de um restaurante que almoço todos os dias, e gostei do que vi, tenho confiança na empresa, podendo discordar de algumas atitudes, mas eles estão sempre abertos a ouvir.

Não sei se você viu sobre a LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, que está pra ser aplicada a todos os bancos, esperamos que tudo fique mais transparente daqui pra frente.

4 curtidas

Estou aguardando o desfecho disso também.

Ainda sou do tipo que acredita que algumas ou todas essas empresas detentores de nossos dados os vendem. Por isso essa quantidade exorbitante de fraudes no cartão alguns casos em conta corrente, (esses deram uma parada). Não acredito que a partir do momento que exponho meus dados na internet esses estarão seguros, tento me previnir mas sempre sabendo que os mesmos estão abertos. Nesse caso, creio que o Nubank quis deixar mais claro (sem letrasiudas) :slightly_smiling_face:

Faz sentido.

1 curtida