Fala pessoal, tudo bem com vocês? Eu espero que sim!
Um quarto do ano de 2021 já se passou (sim, eu sei que parece mentira, mas a produção já confirmou essa informação) e continuamos com a sensação de estarmos presos num filme de terror (2020 - Parte 02: O Retorno), não é mesmo?
No final do ano passado fiz uma postagem aqui sobre Renda Extra para tentar trazer novas ideias a esse assunto tão necessário em momentos de crise. Tinha prometido também uma parte 02 e estava em débito com vocês desde então. Com muitas pessoas ainda impossibilitadas de saírem para trabalhar e muita gente precisando de uma fonte de renda, acho que não existe momento melhor para trazer mais algumas dicas.
Pontos, Milhas e Pesquisas: isso dá dinheiro mesmo?
A maioria das pessoas concentra suas compras no cartão de crédito para tentar aumentar o limite e postergar todos os pagamentos para uma única data. Muitos cartões possuem um programa de fidelidade atrelado, mas poucos sabem ou fazem uso desses pontos, de modo que eles acabam expirando. Mesmo que você não seja um amante de viagens ou não tenha interesse nos produtos e serviços ofertados nesses programas, dá para transformar essa bonificações em dinheiro que será revestido naquilo que realmente te interessa.
No caso dos programas de milhagem, como Smiles, Latam Pass e Tudo Azul (os mais comuns aqui no Brasil), você pode realizar a venda deles em sites como MaxMilhas, Hotmilhas ou Oktoplus. Funciona da seguinte forma: você acumula suas milhas até formar um lote (pode ser de 5.000, 10.000, 15.000, a quantidade que achar melhor) e oferta elas nesses sites por um valor X. Do outro lado da tela, alguém está precisando comprar uma passagem aérea e comprar milhas pode sair mais barato que adquirir aquele mesmo bilhete pelo valor cobrado pela companhia aérea. É nessa hora que rola o match e o dinheiro cai na sua conta sem suor e sem esforço!
Por conta da pandemia, a cotação das milhas não está em seus melhores dias. Mas pense bem, se você tem pontos a expirar nos próximos meses e não esteja em condições de viajar (seja por falta de dinheiro ou por conta da crise sanitária), pode ser uma boa ideia transformar essas milhas em dinheiro e com isso abater alguns custos mensais.
Outro programa que gosto bastante é o Dotz, uma espécie de moeda digital que você ganha sempre que fizer compra em algum site parceiro. Ou seja, com as suas compras habituais você recebe alguns Dotz que podem ser convertidos em passagens aéreas, produtos, pagamento de boletos ou dinheiro em espécie! Eles podem ser vendidos em lotes, seguindo essa métrica:
DZ 1.500 = 15 reais | DZ 2.500 = 25 reais | DZ 5.000 = 50 reais
O programa admite dez conversões por dia ou ter até DZ 100.000 convertidos no período de um mês, que seria equivalente a mil reais caso alguém consiga atingir esse montante. Nada mal, não é mesmo?
São muitos sites parceiros, como Amazon, Magazine Luiza, Americanas, Casas Bahia, Extra, Natura, Submarino, Ponto Frio, Cobasi e muitos outros. Basta baixar a extensão do Dotz no seu navegador, ativar a parceria no momento de efetuar a compra e em até 45 dias os pontos são creditados na sua conta.
Outra forma de potencializar os seus pontos no Dotz é respondendo pesquisas pelo Heap Up. Você se cadastra no site e passa a receber notificações sempre que houver pesquisas disponíveis para responder. A maioria não demora mais do que dez minutos para serem preenchidas e as bonificações podem ser em pontos Dotz, pontos Livelo, bônus para celular nas operadoras Oi, Claro e Vivo ou em doações para instituições de caridade. Geralmente os pontos estão disponíveis na sua conta em até 48 horas, tudo muito rápido e prático.
Aproveitando o gancho, vamos falar de pesquisa on-line. Em plena era da informação, onde todos temos uma opinião formada sobre tudo, poder ganhar algum dinheiro com isso parece inimaginável, mas é possível sim! Muitas empresas precisam desse feedback para criar novos produtos e aprimorar os já existentes. Existem diversas plataformas de pesquisas online que recompensam os participantes com prêmios, créditos de celular e até mesmo dinheiro.
Já mencionamos aqui o HeapUp que eu particularmente uso e gosto bastante, mas existem muitas outras opções a serem exploradas, cada um com funcionalidades e recompensas diferentes, sendo necessário acessar cada um deles individualmente para verificar qual se adequa melhor às suas necessidade. Vou deixar aqui o link de alguns para que possam dar uma olhada: o MeSeems, o LifePoints, o Toluna, o Market Agent, o Palpito e o Painel Bap.
E essas eram as dicas que eu tinha para compartilhar hoje. Conta para mim, você já colocava essas estratégias em prática ou nem? Conheceu alguma coisa nova e que pretende utilizar a partir de hoje? Sabe de alguma outra forma de fazer renda extra que eu não tenha comentado nesse post e nem no anterior? Conta mais, conhecimento bom é conhecimento compartilhado