Por dentro do Nu: Adaptação do Nubank para o trabalho remoto

Fala pessoal, como vocês estão? Sou o Diodio, engineering manager do Nubank.

Ontem publicamos um Papo Nu falando um pouco sobre como foi o processo para permitir que mais de 2.500 Nubankers trabalhassem de casa, e eu acho que seria legal compartilhar com vocês de maneira um pouco mais detalhada como foi este passo a passo. Vamos lá? :slight_smile:

• 9h45 - Os profissionais de Infosec já chegaram chegando para resolver questões de segurança da informação junto ao nosso time de Infra de TI. Isso é muito Nubank: o cuidado com o cliente e sua segurança, a sofisticação técnica e a vontade da galera de resolver os desafios.

• 10h - A partir das nossas ações mais técnicas, outras áreas - como People and Culture, Internal Comms e Facilities - começaram a trabalhar junto para cuidar dos Nubankers naquele momento delicado e para dar todo o apoio necessário na transição para home office.

• Ao longo de duas horas, foi uma cooperação surreal. Como a estrutura já estava ok, focamos nas contingências, contornos e em endereçar exceções técnicas. Em 43 min, criamos um atendimento remoto especial para 2,5k funcionários, até com respostas automáticas para agilizar o suporte.

• 11h - Mesmo preparada para altas cargas, nunca havíamos colocando tanta pressão na nossa VPN (rede virtual privada) e no ecossistema de acessos em seu entorno. Assim, junto com líderes e outras áreas, fizemos um teste de larga escala. O resultado foi positivo: + de 70% de adesão.

• 13h30 - Era isso que o David precisava para fazer seu anúncio. Após o almoço, explicou para todos da empresa o que estava acontecendo e comunicou nossa virada para remoto. No mesmo dia, a maioria já estava trabalhando de casa.

Tenho muito orgulho de ver como nossa infraestrutura estava bem estruturada, segura e preparada para este momento. Ela já havia sido planejada para atender demandas que desafiassem o status-quo, como um pedido do tipo “Vamos virar 100% remoto neste trimestre”.

Foi um dia com sensação de um mês, tamanha a relevância e impacto de tudo que foi feito com times dando as mão para garantir o home office em poucas horas :slight_smile:

28 Curtidas

Isso daria um filme, e dos bons. :open_mouth:

4 Curtidas

Se tivesse um vídeo, pirava

1 Curtida

Só assisti hoje, mas achei muito esclarecedor, todos as pessoas que trabalham no Nubank sabem como esclarecer qualquer coisa que a gente precisa e nos atualizar até sobre coisas que nem nos passa pela cabeça perguntar ou ter alguma dúvida. Deixei até meu curtir lá

1 Curtida

Dahora demais!

É muito gratificante quando você coloca aquela carga na infra que você preparou e ela segura de boa :massage_man:

Parabéns aos envolvidos :clap:

2 Curtidas