Por dentro do Nu: Adaptação do Nubank para o trabalho remoto

Fala pessoal, como vocês estão? Sou o Diodio, engineering manager do Nubank.

Ontem publicamos um Papo Nu falando um pouco sobre como foi o processo para permitir que mais de 2.500 Nubankers trabalhassem de casa, e eu acho que seria legal compartilhar com vocês de maneira um pouco mais detalhada como foi este passo a passo. Vamos lá? :slight_smile:

  • 9h45 - Os profissionais de Infosec já chegaram chegando para resolver questões de segurança da informação junto ao nosso time de Infra de TI. Isso é muito Nubank: o cuidado com o cliente e sua segurança, a sofisticação técnica e a vontade da galera de resolver os desafios.

  • 10h - A partir das nossas ações mais técnicas, outras áreas - como People and Culture, Internal Comms e Facilities - começaram a trabalhar junto para cuidar dos Nubankers naquele momento delicado e para dar todo o apoio necessário na transição para home office.

  • Ao longo de duas horas, foi uma cooperação surreal. Como a estrutura já estava ok, focamos nas contingências, contornos e em endereçar exceções técnicas. Em 43 min, criamos um atendimento remoto especial para 2,5k funcionários, até com respostas automáticas para agilizar o suporte.

  • 11h - Mesmo preparada para altas cargas, nunca havíamos colocando tanta pressão na nossa VPN (rede virtual privada) e no ecossistema de acessos em seu entorno. Assim, junto com líderes e outras áreas, fizemos um teste de larga escala. O resultado foi positivo: + de 70% de adesão.

  • 13h30 - Era isso que o David precisava para fazer seu anúncio. Após o almoço, explicou para todos da empresa o que estava acontecendo e comunicou nossa virada para remoto. No mesmo dia, a maioria já estava trabalhando de casa.

Tenho muito orgulho de ver como nossa infraestrutura estava bem estruturada, segura e preparada para este momento. Ela já havia sido planejada para atender demandas que desafiassem o status-quo, como um pedido do tipo “Vamos virar 100% remoto neste trimestre”.

Foi um dia com sensação de um mês, tamanha a relevância e impacto de tudo que foi feito com times dando as mão para garantir o home office em poucas horas :slight_smile:

34 curtidas

Isso daria um filme, e dos bons. :open_mouth:

5 curtidas

Se tivesse um vídeo, pirava

1 curtida

Só assisti hoje, mas achei muito esclarecedor, todos as pessoas que trabalham no Nubank sabem como esclarecer qualquer coisa que a gente precisa e nos atualizar até sobre coisas que nem nos passa pela cabeça perguntar ou ter alguma dúvida. Deixei até meu curtir lá

2 curtidas

Dahora demais!

É muito gratificante quando você coloca aquela carga na infra que você preparou e ela segura de boa :massage_man:

Parabéns aos envolvidos :clap:

4 curtidas

Impressionante a competência da equipe de TI do Nubank. Se outros bancos tivessem gente do mesmo naipe com certeza os problemas envolvendo falhas de sistemas não ocorreriam com tanta frequência.

2 curtidas

Na verdade até tem bastante gente do TI, falo isso porque fico testando software diferentes.
Mas o que diferencia o nubank do resto é a sua organização e o pessoal do chat, que são muito atenciosos e são bem treinados.

O nubank parece um bom lugar para trabalhar, mas, ainda é um sonho que está longe. Mas talvez quando fizer o meu mestrado e doutorado na área da computação eu tente uma vaguinha.
Quando tiver um tempinho vou ver se aprendo um pouco sobre Android, trabalho com banco de dados e GPS, então talvez role algum projeto legal.

De acordo com que a Cristina Junqueira (co-fundadora) já mencionou no seu Instagram, isso está sendo cada vez menos considerado no mercado de trabalho. Ela costuma falar muito que observa os mais os resultados que são entregues do que a formação. Com isso, acredito que o Nubank siga o mesmo princípio.

3 curtidas

Concordo. A não ser que o interesse seja a área acadêmica, uma pós stricto não faz muito sentido.

4 curtidas

Obrigado por informar!
Eu sou formado em eletrônica, lá aprendi um pouco sobre programação, como gostava da área eu fiquei deslumbrado pelo conhecimento que aprendi.
Bom, fiz Enem algumas vezes, mas, não consegui passar em ciência ou engenharia da computação (minha interpretação naqueles textos do Enem era braba), então optei por matemática.
Não era bem o que queria, mas, acabei gostando do ambiente e de algumas raras disciplinas, e também conheci algumas pessoas que me auxiliaram em um projeto de programação que estava tocando sozinho. Então decidi continuar no curso, iria me formar ano passado, mas, deu essa pandemia e acabou mudando os meus planos.

Não sei se o nubank empregaria alguém com a minha formação. Sou muito curioso e por isso aprendi um pouco sobre programação web e banco de dados.

Pelo visto você se interessa bastante pela área de programação né?

A minha dica é: foque em cursos específicos da área. Aprenda a programar e a resolver problemas. No mundo de hoje, conseguir entregar o trabalho é muito mais importante do que a sua titulação. Ainda mais pós-graduações do tipo stricto sensu (mestrado e doutorado), que possuem o foco na área acadêmica e de pesquisa.

Mas claro, se possível tente finalizar esse curso que você iniciou, já que você já investiu tanto nele e está quase no fim.

Boa sorte e sucesso. :wink:

3 curtidas