Por que a poupança parece render mais que a NuConta?

Antes de mais nada, sou bem leigo em investimentos, mas fiz portabilidade do meu salário para o Nubank.

Estou considerando, pelo menos, os últimos 06 meses. Tenho cerca de 55% do meu dinheiro na NuConta e o restante na poupança de outro banco.

Fazendo uma análise bem rápida, mês a mês, a menor quantia da poupança parece render um pouco mais que a NuConta.

O que está acontecendo? Onde estou errando na conta?

2 curtidas

Vou dar minha opinião, na nu conta quanto vc coloca o dinheiro para render vc estará sujeito a duas cobranças uma é o IR regressivo e o outro é o IOF, se caso vc por dinheiro e tirar com frequência seu dinheiro não vai render o que era previsto.

Mas se você deixa o dinheiro rendendo certinho mês a mês eu acho bem difícil isso acontecer pois a taxa que uma poupança oferece e inferior a taxa que a nubank oferece que se não me engano e 90% do CDI.

1 curtida

Rende 100% do CDI

1 curtida

Isso mesmo correto. Deve ser por este motivo mesmo

Bom neste caso aqui Nubank rende 100% do CDI e a Poupança rende 70% da Selic.

Mas a poupança que o amigo ai falou deve ser o porquinho do Nubank, ele rende 100% do CDI também, ou até mais se for no resgate planejado, então o rendimento é o mesmo das duas a diferença é na questão dos impostos mesmo que da a diferença no rendimento.

5 curtidas

Eu não tiro o dinheiro da Nuconta, ela só cresce desde que fiz portabilidade. Então vou usando a reserva da poupança de outro banco para pagamentos.

Eu me referia à poupança de outro banco. Na Nuconta eu guardo no “porquinho” mesmo.

@LuckPass :eyes:

3 curtidas

Ok. Correto falha minha, uma pergunta, vc movimenta muito este dinheiro da Nuconta? quanto tempo faz +ou- que seu dinheiro está na Nuconta?

Não movimento, só “deposito” todo mês com meu salário, basicamente. Já tenho uns 6 meses com ela. Movimentações eu faço da conta poupança de outro banco. Tenho cerca de 55% a mais na Nuconta do que na poupança do outro banco.

Olha só alguém com mais profundidade neste assunto para dar uma resposta melhor, se fosse recente seus depósitos e tivesse movimentação diria que é o IR e o IOF.

Porem há um fator, o Nubank provisiona o valor do rendimento, ele te mostra o rendimento como se vc fosse sacar o dinheiro no dia, já descontado o IR e IOF provisionado, este valor depois de um tempo começa a render cada vez mais pois estas provisão vão caindo e sendo ajustadas.

Mas o certo seria vc pegar os extratos das 2 contas em um mesmo período e comparar as duas e fazer os calculos.

Outro detalhe a conta Nubank rende um valor diário, e a poupança rende 1 vez no mêsversario do depósito isso também da diferença.
Só calculando período por período para verificar isso.

4 curtidas

Isso é matematicamente improvável.
Você está confundindo alguma informação.

5 curtidas

Tem muitas coisas erradas na sua análise. A primeira delas é a poupança só rende uma vez ao mês, no aniversário do depósito (se você depositou 01 de Janeiro, o primeiro rendimento vai ser 01 de Fevereiro), enquanto que a Nuconta rende todos os dias úteis. Segundo que a poupança está rendendo 70% CDI, enquanto que o Nubank rende 100% CDI - descontos de IR/IOF.

Eu entraria no chat para solicitar um extrato da sua conta, assim você consegue comparar melhor os rendimentos de um e de outro. Mas matematicamente, impossível a Poupança render mais.

6 curtidas

Eu errei aqui a nubank rende 100% do CDI, obrigado aos que me corrigiram!

Para completar eu concordo quando falam que e matemáticamente impossível a poupança render mais do a nubank atualmente.

3 curtidas

Resumindo @Gon, pode deixar seu dinheiro na Nu conta guardado no porquinho que vai está rendendo mais que a poupança. Garanto pra vc, pois tenho guardado la e confiro sempre.

1 curtida

Qual é o banco em que tens a poupança e quanto tempo tens essa conta? Há um diferencial que possivelmente pode valer a pena conferir. Mas poupanças antigas, pra quem deu sorte de manter rendem mais que a Conta do Nubank. Ou seja, poupança antiga é aquela com depósitos realizados até o dia 3 de maio de 2012, quando o governo mudou as regras para esse investimento. O montante depositado antes dessa data rende, por lei, 0,5% ao mês mais TR (Taxa Referencial, que atualmente está zerada), o que dá pouco mais de 6% ao ano. As abertas depois dessa data rendem 70% do Selic mais a taxa referencial que tá zerada, por isso não rende mais do que 100% do CDI.

Porém, se a sua poupança for atual, vale uma comparação de extratos pra ter uma certeza. Porque dinheiro depositado hoje rende menos do que dinheiro depositado mês passado.

Claro, que na poupança antiga não se pode fazer mais depósitos, contas antigas mantém essa poupança junto com a nova. Se depositar de 4 de maio de 2012 pra cá ficará valendo a nova, mas se tem dinheiro de antes renderá mais. O banco é obrigado a informar isso. E os saques da nova saem primeiro do que da antiga. Se acabar o dinheiro da nova, aí que será sacado da antiga.

Bom, pode ser isso, já que o amigo não disse qual banco e quanto tempo tem ainda.

Mas a melhor opção é comparar os extratos das duas contas e ver realmente se a poupança tá rendendo mais do que a Conta do Nubank.

3 curtidas

Eu não diria sorte. Quem ainda tem poupança antiga perdeu oportunidade de ganhar mais por muito tempo.
Hoje parece um bom negócio, mas sempre foi uma opção ruim e dificilmente isso mudará.

5 curtidas

Tanto é que foi o único ativo confiscado pelo governo por anos e que até hoje movimenta milhares de ações na Justiça. Porque é considerado um “investimento” seguro eu nunca vou compreende :joy:

4 curtidas

Kkkkkkkk Boa @Vittoria_Cunha .

1 curtida

Me referi a sorte não no sentido literal… Mas em questão de rendimentos, por render mais que o CDI hoje em dia. Tanto que assim que a taxa selic caiu pra 2%, muitos conservadores passaram a preferir a poupança antiga, que muitos ainda possuem, do que outros investimentos.

De qualquer forma o fato de guardar/economizar dinheiro é benéfico pra qualquer um, independentemente de onde a pessoa deixe a grana. Claro que é melhor um lugar em que os retornos sejam maiores. Porém não julgo alguém por usar a poupança pra isso. Nem todo mundo, infelizmente, tem acesso, ou por falta de conhecimento ou por conveniência, a outros meios de investimento. Daí vale tentar convencer as pessoas a outros meios. Lembrando sempre que com os atuais problemas econômicos que passamos, perigoso um louco no poder confiscar o dinheiro na poupança novamente. Pois a história tende a se repetir. Aí pode ser “sorte” pra quem não quer se arriscar em outro lugar e é bastante compreensível. Pois cada um faz o que quiser com seu dinheiro.

E a poupança antiga foi mudada não por causa dos problemas passados, mas porque ela tava rendendo mais que o Tesouro na época, e justamente por isso fizeram a mudança para proteger o Tesouro e fundos atrelados a Selic, o que é mais garantia pro governo do que com as poupanças de bancos privados. E tem muita gente ainda com essas poupanças ativas.

Bom, de qualquer forma eu dei uma possibilidade hipotética ao camarada que criou o post, que pode ser esse o motivo da poupança, se ele não se enganou, estar rendendo mais que a Conta do Nubank.

Desculpem ter falado demais, só percebi que o texto ficou grande depois que cliquei em responder. :sweat_smile: