Por que o app do Nubank usa o SDK do Facebook?

Caros,

Por que o app do Nubank usa o SDK do Facebook?

Não faz sentido um app bancário, que deve ter foco total em privacidade e segurança, embutir código de terceiros que causa não só instabilidades recorrentes no funcionamento da aplicação como coleta de informações e metadados altamente sensíveis por uma companhia notoriamente inescrupulosa.

Nubank, explica pra nós: Por que um app bancário usa o SDK do Facebook?

@tch seja bem vindo a Comunidade .
Eu não sabia disso !!!
Entre em contato com setor de proteção a dados do Nubank o dpo
E-mail dpo@Nubank.com.br

Provavelmente usa pra isso:

E como os comprovantes podem ser compartilhados via Whatsapp, deve usar o SDK do Facebook também.

6 curtidas

Você não sabia mas quem implementou sabe.

Praticamente todos os apps que a gente usa no dia a dia usam o SDK do Facebook. Vide aquele problema que deu com o mesmo e fez vários apps além do Nubank ficarem fora do ar, como Spotify e Waze.

Se quer compartilhar convites e comprovantes no Facebook e no Whatsapp, é necessário usar o SDK.

Por mais “perversa” que a empresa seja, eles não são doidos de vazarem dados dos seus clientes através do SDK.

6 curtidas

É para convidar amigos ?? Correto?

Convidar amigos e compartilhar comprovantes.

1 curtida

@Vini.R obrigado!

Segue alguns tópicos aqui mesmo da comunidade:

E principalmente…

1 curtida

“Eles não são doidos…”

  • We found that at least 61 percent of apps we tested automatically transfer data to Facebook the moment a user opens the app. This happens whether people have a Facebook account or not, or whether they are logged into Facebook or not.

Olá perfil enigmático, tudo bem por aí @tch? :wave:

6 curtidas

Convidar amigos e compartilhar comprovantes não justifica.

Tanto o Android quanto o iOS oferecem diversas maneiras de compartilhar links, imagens, texto, etc, utilizando APIs do próprio sistema de forma privada, padronizada e intuitiva para o usuário.

Quais dados? Credenciais da conta? Movimentações financeiras? Ou se eu curti a página da Disney no Facebook?

Que o Facebook e demais empresas do grupo nos monitoram isso todo mundo já sabe. E somos coniventes quando optamos por usar seus serviços, infelizmente.

Se o app permite convidar diretamente pelo Facebook Messenger, justifica sim.

Concordo que seria bem melhor usar os recursos do próprio sistema operacional do aparelho, mas creio que eles optaram por ser dessa forma por alguma razão. Só não sei qual.

7 curtidas

A questão aqui é melhorar o nível de segurança e privacidade do app do Nubank.

Obviamente credenciais da conta e movimentações financeiras não devem estar ao alcance do SDK.

  • If combined, data from different apps can paint a fine-grained and intimate picture of people’s activities, interests, behaviors and routines, some of which can reveal special category data, including information about people’s health or religion.

  • If combined, event data such as "App installed”, “SDK Initialized” and “Deactivate app” from different apps also offer a detailed insight into the app usage behavior of hundreds of millions of people.

Nem todos somos coniventes. Muitas pessoas não usam e não tem conta no Facebook (entre outros apps/empresas) justamente por essas questões (privacidade, segurança).

Enfatizo, a questão aqui é melhorar o nível de segurança e privacidade do app do Nubank.

Concordo com o seu intuito. Se abrir mão do SDK do Facebook e passar a utilizar soluções nativas for melhorar o app nesses quesitos, eu também assino embaixo.

Pois é, foi isso que eu quis dizer. É de conhecimento de todos que o Facebook nos rastreia e colhe nossos dados. Mas resta saber quais e qual a sensibilidade deles.

Acho que somos sim cara. O Facebook tem muitos serviços que acabamos usando, como o Whatsapp (que eu odeio, mas acabo tendo que usar).

4 curtidas

Justo. O Whatsapp é tão entranhado na vida do brasileiro que até por questões profissionais é complicado deixar de usar.

Obrigado pelos argumentos e comentários!

Acredito que todos nós gostamos muito do Nubank, caso contrário não estaríamos aqui discutindo melhorias.

O triste é cogitar outros bancos digitais por esse motivo (e que talvez tenham outros problemas de privacidade e segurança, claro).

2 curtidas