Estou criando este tópico para compartilhar com vocês minha experiência ao fazer a portabilidade da minha chave PIX (e-mail) cadastrada em um banco para um outro banco:
Eu tinha minha chave PIX (e-mail) cadastrada no banco “A” há 3 semanas.
*Eu decidi mudar esta chave PIX (e-mail) para outro banco.
Fui no banco “B” - banco que eu queria transferir minha chave PIX (e-mail) e fiz a solicitação de cadastro (até este ponto nem precisei dizer se já estava cadastrada em outro banco)
Um dia depois, eu entrei no app do banco “B” novamente e ele me informou que o e-mail que eu queria cadastrar já estava cadastrado em outro banco, e me pediu que confirmasse que se eu queria fazer a portabilidade e eu confirmei.
Algumas horas depois, entrei no app do meu banco “A” e tinha uma mensagem me perguntando se eu autorizava a portabilidade da minha chave PIX (e-mail) para o banco “B” e eu confirmei.
Mais algumas horas depois minha chave PIX (e-mail) estava cadastrada na minha conta do banco “B”
Espero que esta informação ajude quem tem dúvida neste procedimento ou se sentia inseguro da portabilidade da sua chave ser feita sem sua autorização.
Eu queria mudar o e-mail de um banco para outro também, só que ao invés de pedir a portabilidade, eu fui no banco “A”, excluir o e-mail, depois entrei no banco “B” e cadastrei o e-mail. Confirmou na hora.
Entendi. Você queria apenas confirmar o que aconteceria se alguém tentasse usar uma chave sua.
Neste caso, caso alguém tentasse cadastrar o seu e-mail, o banco iria te informar que alguém está tentando fazer esse cadastro e ao invés de você confirmar, era só cancelar.