Portabilidade de salário: Tudo que você precisa saber

#1

O que é a portabilidade de salário, quem pode fazê-la e como funciona esse recurso - tire todas as suas dúvidas aqui.

É muito comum que, ao começar um novo emprego, seja necessário abrir uma conta-salário em um novo banco – normalmente, aquele do qual a empresa empregadora é parceira.

A conta-salário nada mais é do que uma conta aberta por iniciativa do empregador para efetuar o pagamento de salários. Não se trata de uma conta-corrente – nela, o funcionário pode receber somente depósitos do empregador.

Mas, graças à portabilidade de salário , não é necessário receber o pagamento obrigatoriamente neste banco: desde julho de 2018, o brasileiro tem liberdade para escolher onde receber seu salário.

O que é a portabilidade de salário?

A portabilidade de salário é o processo que permite a funcionários de empresas públicas ou privadas escolher o banco em que desejam receber seu salário.

Salários, proventos e recursos do cliente são transferidos da instituição onde possui a conta-salário para uma conta-destino na instituição desejada. No dia do pagamento, é nela que o salário será depositado.

Vale ressaltar:

  • A conta-salário é a conta aberta pelos empregadores para fazer o depósito mensal dos salários de funcionários e não tem nenhum custo para o empregado;
  • A portabilidade pode ser feita para uma conta-corrente ou conta de meios de pagamentos, como a NuConta.
  • Com a portabilidade, a conta-salário continua existindo, mas os depósitos feitos nela pela empresa são transferidos automaticamente para a conta-destino

Essa transferência de recursos é automática, pode acontecer pelo período que o cliente desejar e não tem nenhum custo – os bancos não podem cobrar por ela.

Na teoria, a portabilidade de salário funciona de maneira semelhante às transferências feitas entre contas de diferentes instituições, mas de forma gratuita. As TEDs e DOCs normalmente têm um custo para o cliente.

Como fazer a portabilidade de salário?

Antes de entender como funciona a portabilidade de salário, é importante saber como funciona o pagamento de salário .

Quando uma pessoa é contratada por uma empresa, ela geralmente precisa abrir uma conta-salário na instituição parceira da empregadora para que sejam feitos os pagamentos de salários, férias, entre outras remunerações – na maioria das vezes, é a empregadora que abre essa conta.

É importante saber se a sua conta se encaixa nessa categoria: isso é essencial para poder fazer a portabilidade de salário.

A portabilidade de salário existe para que o empregado possa, mesmo tendo uma conta-salário de outra instituição, receber na conta de depósitos que já utiliza ou em outro banco.

Desde julho de 2018, a portabilidade de salário pode ser solicitada à instituição onde o trabalhador deseja receber seus pagamentos ou ao banco onde possui uma conta-salário. Antes, a solicitação deveria ser feita exclusivamente à instituição onde ele possui conta-salário.

O pedido de portabilidade pode ser feito por qualquer meio eletrônico disponibilizado pelas instituições, tais como e-mail, aplicativo ou internet banking. No caso do Nubank, a portabilidade de salário para nossa NuConta pode ser solicitada no nosso próprio aplicativo. O processo de transferência, depois que você realiza o pedido pelo app, leva até dez dias.

Quem pode fazer a portabilidade de salário?

Funcionários de empresas privadas ou públicas que tenham uma conta-salário. Quem recebe em conta-corrente, por exemplo, não consegue fazer a portabilidade de salário.

O que é necessário para fazer a portabilidade de salário?

Na solicitação é necessário informar o CNPJ da companhia e o banco no qual a pessoa tem a conta-salário.

É importante ter estes dados em mãos antes de solicitar a portabilidade – se você informar algum deles incorretamente, o processo de transferência de recursos pode ficar mais demorado.

Onde conseguir essas informações?

As informações referentes à empresa em que você trabalha e a instituição em que você recebe seu salário podem ser encontradas em seu demonstrativo ou folha de pagamento – normalmente, tais dados estão no topo do documento, junto de suas informações pessoais.

Portabilidade de salário para a NuConta

Quando o Banco Central permitiu aos clientes solicitar a portabilidade de salário na instituição da conta-destino, permitiu também que a portabilidade fosse feita para contas de pagamentos além de contas-corrente.

Como assim?

Não era possível, por exemplo, pedir a portabilidade para a NuConta – que se encaixa na categoria de conta de pagamentos. Agora, é possível receber seu salário diretamente nela.

E por que receber seu salário na NuConta? Existem algumas vantagens:

  • Seu salário rende mais que a poupança desde o dia do pagamento;

  • Você pode, assim que recebê-lo, separar a quantia que deseja guardar na função Guardar dinheiro;

  • Usá-lo para pagar contas de água, luz e outros boletos;

  • Fazer TEDs ilimitadas e gratuitas para outras contas, sejam elas NuConta ou de outros bancos;

  • Se também for cliente do cartão Nubank, libera seu limite instantaneamente com o pagamento de fatura.

Não existe segredo em solicitar a portabilidade de salário para a NuConta:

  1. Dentro do painel NuConta, toque em Depositar e, em seguida, na opção Receber Salário;

  2. Digite o CNPJ da empresa em que trabalha – aperte Continuar;

  3. Insira o nome do banco onde a sua empresa processa folhas de pagamento;

  4. Coloque a sua senha de 4 dígitos do app do Nubank – e pronto. Você receberá um e-mail avisando que o pedido foi feito e, em até 10 dias úteis, mandamos um novo e-mail confirmando que a portabilidade foi concluída.

No vídeo a seguir, você confere como você faz isso em nosso aplicativo.

Fonte: https://blog.nubank.com.br/portabilidade-de-salario-nuconta-como-funciona/

14 Likes
#2

Para mim, compensou demais fazer a portabilidade de salário.

Fiz todo o processo pelo app do Nubank. Não precisei sequer ir no meu banco (ainda bem!). Assim que o salário cai, é transferido de imediato para o Nubank. Recebo aviso no celular e email. Tudo muito prático. :clap::clap::smiley::smiley:


Tópicos do @Cruz

7 Likes
#3

Tópico completo :clap::+1:

#4

Super concordo com o post completo, só que eu tenho uma dúvida que já esplanei em um post que criei, no meu caso recebo pelo BB e o contracheque é online, será se tem alguma chance de ter acesso a esses contracheques pelo Nubank ou quando eu fizer a portabilidade eles ainda continuaram a aparecer no BB para consulta dos depósitos futuros que deram transferidos para o Nubank?

1 Like
#5

Sou funcionária pública e solicitei a portabilidade do meu salário do x (detentor do meu contracheque) para o banco y.
Acessava meu contracheque diretamente pelo app do banco x e ao fazer a portabilidade, não consegui mais acessá-lo em nenhum dos dois.
Como não é o próprio banco que gera o contracheque (no meu caso) tive que cadastrar uma senha no site do rh da empresa pagadora, no caso o estado do RS, para acessá-lo mensalmente.
Informe-se se existe alguma outra forma de acessar o seu.

2 Likes