Posso usar "Saldo positivo" como adicional de limite?

Realmente fiquei bastante confuso. As páginas do nubank falam uma coisa, o aplicativo fala outra, e a atendente do nubank não soube me confirmar:

Sem nenhuma dívida/parcela pendente no cartão, se eu mesmo assim pago uma fatura, fica como “saldo positivo”. Na hora que paguei a fatura extra veio a mensagem:

“Seu pagamento será maior que sua fatura atual. A diferença será um valor adicional ao seu limite para novas compras.
As próximas faturas não serão descontadas do seu pagamento adicional”

O aplicativo e nas páginas dão a entender que pode funcionar como um aumento de limite. Por exemplo meu limite é R$800, pago uma fatura de com saldo adicional de R$10 e então no aplicatico fica: “Limite disponível: R$810”

Posso usar esses R$810 para uma compra parcelada em loja online ou não?

A atendente do Nubank disse que o cartão “pode” recusar minha compra pois meu limite é de apenas R$800, mesmo com o saldo positivo.

Muito confuso. Alguém sabe explicar se realmente posso usar esse limite total ou não em compra parcelada?

Valeu!

1 curtida

Olá @rodrigonh, boas vindas a Nucommunity!
Pode usar sim, tranquilamente!

Não é comum, mas o atendimento pode ter cometido um equívoco, afinal somos humanos…

Vá simbora usar, sem medo de ser feliz… :+1:t3:

16 curtidas

Como disse o @Mr.Xis, pode usar tranquilamente! Inclusive, eu já realizei diversas compras usando saldo positivo.

14 curtidas

Pessoal, muito obrigado pelas explicações.

Caso souberem me explicar alguns desdobramentos: Enquanto estava sendo atendido no chat fui fazendo operações no cartão, zerei minhas faturas e meu limite voltou ao total. Então paguei fatura de R$10 e ficou como “saldo positivo”. Neste ponto a atendente me disse que estes R$10 adicionais seriam usados para quitar (total ou parte) de alguma proxima fatura do cartão. Por outro lado a mensagem do apliccativo

“… As próximas faturas não serão descontadas do seu pagamento adicional”

Está dizendo o contrário. Qual é a situação real então? É descontado ou não? Se o caso realmente é que não serão descontadas, este saldo fica preso? Até quando?

Mais confuso ainda pois a atendente me disse que se quiser eu poderia pedir para retornar estes R$10 adicional ao saldo em conta. Digo confuso pois se parcelo algum produto, pela lógica este adicional deveria ficar comprometido (pois fiz uma compra que inclui o valor do saldo adicional como limite).

O que estou tentando reproduzir é o seguinte: Tenho R$800 de limite e preciso comprar um equipamento de R$2000. Então pagaria uma fatura de R$1200 (saldo positivo), e parcelaria a compra de R$2000. Como se estivesse pagando R$1200 à vista. Então neste caso os R$12000 ficariam comprometidos e utilizados pelo cartão para pagamento das parcelas futuras.

Na prática é isso que posso esperar que vai acontecer?

2 curtidas

Quando vc faz um pagamento antecipado num valor maior q o da fatura e fica com saldo positivo, seu limite aumenta temporariamente. Ou seja, seu limite nao vai ficar pra sempre nesse valor…

Sim e não…O valor q vc antecipou fica para pagamento da próxima fatura, se a fatura for de valor menor q o saldo positivo, ai a diferença vai pra proxima fatura ate q acabe esse saldo positivo, mas se vc continuar a usar o cartao, vai continuar a descontar desse valor e pra proxima fatura pode ficar um saldo menor pro pagamento da fatura

Utilizando o seu exemplo de 2.000 com saldo positivo de 1.200, e considerando 10 parcelas de 200, oq aconteceria é q vc por ja ter pago de forma antecipada, as primeiras 6 parcelas iriam descontar do saldo positivo e vc iria precisar pagar so as 4 parcelas restantes (mas isso vc nao pode mais utilizar o seu cartão ate q seja consumido todo o saldo positivo pelas faturas, ou vc pode antecipar as parcelas pra q assim utilize o saldo positivo)

5 curtidas

Muito obrigado Lorena, muito esclarecedor.

Se eu quiser consumir todo o saldo positivo no próximo ciclo, adianto todas as parcelas (até a soma de R$1200), mas antes do fechamento da fatura?

Acredito que este desconto sobre o saldo positivo deva ocorrer automaticamente no fechamento da fatura, é isso mesmo? Neste caso eu teria que adiantar as parcelas antes do dia do fechamento (e então esperar o dia de fechamento para ser descontado automaticamente).

Procede?
Obrigado

4 curtidas

Isso mesmo, vc tem q fazer antes de fechar a fatura do mês, pois depois q fechar a desse mes por exemplo, se vc adiantar as parcelas elas vão ficar só pro próximo mês

6 curtidas

Eu tenho a mesma dúvida dele.
Mas quando eu vou comprando no crédito, o saldo positivo vai sendo descontado automaticamente…

Supondo o mesmo exemplo que ele deu, antes aparecem os 1200,00 de saldo positivo quando vc olha seu saldo. E mais 800,00 de limite, ao todo 2000,00 de limite.
Se houver uma compra de mesmo valor, parcelada em 10x de 200,00, como vai aparecer na conta? Você fica sem limite, pois já usou 2000,00. Mas isso não é descontado automaticamente no saldo positivo de 1200,00?

1 curtida

É isso mesmo, pois o saldo é somente para a fatura em aberto, pois é um limite temporário, e conforme vc for usando ele vai sendo consumido até ficar somente o seu limite original.

Pra não utilizar esse saldo na sua fatura ou vc não usa mais o cartão até o saldo positivo consumir todas as parcelas referente ao valor adicionado a mais, ou vc adianta a quantidade de parcelas e com isso vai abater o valor na sua fatura em aberto.

É meio complicado de explicar, e eu não uso a função tem um tempo então não tenho como tirar print, mas esse saldo positivo é baseado na sua fatura atual… se continuar usando o cartão, vai descontar desse saldo positivo na fatura atual, e com isso talvez o seu limite até mostre na verdade depois como negativo (pois vc usou a mais do q o original)

4 curtidas

Estou com um saldo positivo de R$ 1.162, eu consigo usar esse valor para abater outras compras totalmente? Não ficou muito claro com as respostas anteriores se seria possível.

Esse valor é um limite temporário e valido somente pra fatura atual (so se vc nao utilizar ele td ate fechar sua fatura, q vai pra proxima), e quando vc vai usando o cartao, vai descontando desse valor de saldo positivo

Se vc ja tem compras parceladas, vc pode adiantar as parcelas (para q elas sejam cobradas no mes atual) e assim vai descontar desse saldo

5 curtidas

Tenho uma dúvida. Meu limite total é 1600. Quero fazer uma compra de 2000 parcelada em 10x. Se eu colocar 400 pra ficar com esse valor de saldo positivo, consigo fazer a compra de 2.000 parcelada em 10x?

Consegue.

6 curtidas