Posso usar "Saldo positivo" como adicional de limite?

Realmente fiquei bastante confuso. As páginas do nubank falam uma coisa, o aplicativo fala outra, e a atendente do nubank não soube me confirmar:

Sem nenhuma dívida/parcela pendente no cartão, se eu mesmo assim pago uma fatura, fica como “saldo positivo”. Na hora que paguei a fatura extra veio a mensagem:

“Seu pagamento será maior que sua fatura atual. A diferença será um valor adicional ao seu limite para novas compras.
As próximas faturas não serão descontadas do seu pagamento adicional”

O aplicativo e nas páginas dão a entender que pode funcionar como um aumento de limite. Por exemplo meu limite é R$800, pago uma fatura de com saldo adicional de R$10 e então no aplicatico fica: “Limite disponível: R$810”

Posso usar esses R$810 para uma compra parcelada em loja online ou não?

A atendente do Nubank disse que o cartão “pode” recusar minha compra pois meu limite é de apenas R$800, mesmo com o saldo positivo.

Muito confuso. Alguém sabe explicar se realmente posso usar esse limite total ou não em compra parcelada?

Valeu!

1 Like

Olá @rodrigonh, boas vindas a Nucommunity!
Pode usar sim, tranquilamente!

Não é comum, mas o atendimento pode ter cometido um equívoco, afinal somos humanos…

Vá simbora usar, sem medo de ser feliz… :+1:t3:

16 Likes

Como disse o @Mr.Xis, pode usar tranquilamente! Inclusive, eu já realizei diversas compras usando saldo positivo.

14 Likes

Pessoal, muito obrigado pelas explicações.

Caso souberem me explicar alguns desdobramentos: Enquanto estava sendo atendido no chat fui fazendo operações no cartão, zerei minhas faturas e meu limite voltou ao total. Então paguei fatura de R$10 e ficou como “saldo positivo”. Neste ponto a atendente me disse que estes R$10 adicionais seriam usados para quitar (total ou parte) de alguma proxima fatura do cartão. Por outro lado a mensagem do apliccativo

“… As próximas faturas não serão descontadas do seu pagamento adicional”

Está dizendo o contrário. Qual é a situação real então? É descontado ou não? Se o caso realmente é que não serão descontadas, este saldo fica preso? Até quando?

Mais confuso ainda pois a atendente me disse que se quiser eu poderia pedir para retornar estes R$10 adicional ao saldo em conta. Digo confuso pois se parcelo algum produto, pela lógica este adicional deveria ficar comprometido (pois fiz uma compra que inclui o valor do saldo adicional como limite).

O que estou tentando reproduzir é o seguinte: Tenho R$800 de limite e preciso comprar um equipamento de R$2000. Então pagaria uma fatura de R$1200 (saldo positivo), e parcelaria a compra de R$2000. Como se estivesse pagando R$1200 à vista. Então neste caso os R$12000 ficariam comprometidos e utilizados pelo cartão para pagamento das parcelas futuras.

Na prática é isso que posso esperar que vai acontecer?

2 Likes

Quando vc faz um pagamento antecipado num valor maior q o da fatura e fica com saldo positivo, seu limite aumenta temporariamente. Ou seja, seu limite nao vai ficar pra sempre nesse valor…

Sim e não…O valor q vc antecipou fica para pagamento da próxima fatura, se a fatura for de valor menor q o saldo positivo, ai a diferença vai pra proxima fatura ate q acabe esse saldo positivo, mas se vc continuar a usar o cartao, vai continuar a descontar desse valor e pra proxima fatura pode ficar um saldo menor pro pagamento da fatura

Utilizando o seu exemplo de 2.000 com saldo positivo de 1.200, e considerando 10 parcelas de 200, oq aconteceria é q vc por ja ter pago de forma antecipada, as primeiras 6 parcelas iriam descontar do saldo positivo e vc iria precisar pagar so as 4 parcelas restantes (mas isso vc nao pode mais utilizar o seu cartão ate q seja consumido todo o saldo positivo pelas faturas, ou vc pode antecipar as parcelas pra q assim utilize o saldo positivo)

4 Likes

Muito obrigado Lorena, muito esclarecedor.

Se eu quiser consumir todo o saldo positivo no próximo ciclo, adianto todas as parcelas (até a soma de R$1200), mas antes do fechamento da fatura?

Acredito que este desconto sobre o saldo positivo deva ocorrer automaticamente no fechamento da fatura, é isso mesmo? Neste caso eu teria que adiantar as parcelas antes do dia do fechamento (e então esperar o dia de fechamento para ser descontado automaticamente).

Procede?
Obrigado

4 Likes

Isso mesmo, vc tem q fazer antes de fechar a fatura do mês, pois depois q fechar a desse mes por exemplo, se vc adiantar as parcelas elas vão ficar só pro próximo mês

6 Likes