Poupa Troco (Pix ou Cartão)

Gostaria muito de ver um sistema que ajudasse a guardar dinheiro através da diferença do valor pago e arredondar. Deixa eu explicar melhor:

Se faço uma compra de 8,75 o valor era automaticamente arrendodado para 9,00 e eu pagaria 8,75 e 0,25 iria para uma caixinha como poupança.

Seria ótimo se pudesse ter esse sistema no cartão e pix, mas imagino que poderia começar com maior facilidade somente no pix.

4 curtidas

Seja bem vindo @thi_adriano

Existe esse sistema, chama-se “Educação Financeira” com MBA em auto controle e disciplina.

É só você mesmo criar uma caixinha de poupança e você mesmo ter disciplina pra ir colocando regularmente uma quantidade X de dinheiro lá à cada período de tempo que você achar adequado.

É só ter responsabilidade e assumir o controle da sua vida meu caro.

6 curtidas

Adriano, muito boa sua ideia. Isso acontece comumente em compras, exemplo nos totens do Burger King, para doação. Eles sugerem arredondar e a diferença é doada para alguma instituição de caridade.

Seu ponto de vista é muito importante para pessoas que, por falta de conhecimento em gestão financeira pessoal, (não aprendemos isso em nossa vida) tem dificuldade em poupar.

E um dos pontos que mais é ensinado hoje é que guardar pouco por muito tempo é muito melhor do que guardar muito por pouco tempo, afinal, o que faz a diferença para quem poupa são os juros compostos, considerando investimentos em renda fixa. Bruno Perini fala muito isso em seu curso “Viver de Renda”.

Poderia por exemplo, ser configurado para esse valor ir para uma caixinha específica, rendendo 100% do CDI, superior a poupança.

7 curtidas