PQ meu crédito não é aprovado?

Navegando pelos tópicos aqui na NuCommunity não é incomum nem difícil de achar clientes reclamando que sua solicitação de crédito não foi aprovada.

Ou ainda que o valor concedido não corresponde ao valor pré aprovado. Outros reclamam que apesar de terem quitado sua dívida, um novo empréstimo não foi concedido.

Também, somado ao acima exposto há as reclamações sobre as taxas de juros cobradas no rotativo do cartão de crédito, do não aumento do limite, da redução do limite etc etc etc.

Na edição de hoje (25/abril/2023) do Cafeína no Investnews, temos uma boa explicação sobre este cenário que tanto causa frustração nas pessoas.

Vale a pena dar uma checada e os principais aprendizados são (na minha opinião):

1) Crédito não é renda;
2) Seu uso constante acende um alerta nas instituições;
3) Você não é um Banco Central que pode emitir moeda para pagar seus débitos;
4) Os juros são compostos tanto para investir como para dívidas;
5) Organização financeira é sua arma mais poderosa.

#cartao-de-credito #emprestimos

25 curtidas

Os detalhes nas dicas finais ficou simplesmente genial. :heart_eyes_cat::joy:

14 curtidas

Então Raniel, esse “lance” de crédito (empréstimo) tem uns detalhes importantes e sabemos que o :imp: mora nos detalhes.
Um empréstimo para comprar uma moradia tem taxas menores porque o crédito concedido é direcionado para um bem imóvel. Já para financiamento de veículos, a taxa aumenta pois o risco aumenta, já que o bem é físico mas, móvel (automóvel :wink:).
Daí, o crédito pessoal tem taxas bem altas, pois o risco aumenta muito, já que se pode “gastá-lo” do jeito que quisermos: de “brusinha da Shein” a abrir um negócio ou ainda quitar uma dívida à vista por exemplo.
E finalmente, o limite do (antigo) cheque especial e rotativo do cartão de crédito são os mais caros justamente porque o risco :rocket:: neste caso “a maionese já desandou”, o indivíduo está inadimplente e está financiando (rolando) uma dívida.

14 curtidas

Esse é um dos pensamentos que tenho sobre cartão de crédito, não adianta ter o limite astronômico se a renda não for compatível com esse limite, isso só vai facilitar a visitinha no Serasa / SPC e uma dor de cabeça junto para quitar essa dívida.

Um bom planejamento financeiro não são só linhas preenchidas no Excel, é também estar preparado para as mais adversidades que de fato possam ocorrer como uma boa reserva, saber gastar e poupar, resumidamente ter uma educação financeira.

O tanto de eletrônicos que já vi nas famosas lojas chinesas que tem de tudo e quis comprar não cabe nesse post, só que mais vale um desejo contido do que o nome sujo na praça por isso.

12 curtidas

Perfeita colocação, @anon30102627! :clap:t3::clap:t3::clap:t3::slightly_smiling_face::handshake:

13 curtidas

@anon30102627 eu sempre aprendo alguma coisa com você. Acho legal demais.

9 curtidas

Com a facilidade atual das coisas, as pessoas acabam pensando q td é fácil, rápido e do jeito q elas querem mas ao mesmo tempo não se atentam com as letras miúdas e/ou não se lembram/sabem de como funciona o crédito/empréstimo…

Esses dias mesmo recebi email da Digio falando q tinham liberado o cartão de crédito (eu tentei solicitar uns anos atrás pq precisava de um cartão da visa, mas foi negado na época), eles já colocam de cara o valor, só q bem na parte de baixo do email, com letras bem pequenas (tive q dar zoom pra tirar print), tem o aviso de q o valor ainda passará por análise…
image

image

Minha mãe sempre me ensinou q cartão de crédito é pra usar com moderação, não é pq tem limite alto q pode sair gastando por aí, até pq vc tem q pagar depois, e q uma das coisas mais importante q temos é o nome limpo (e educação tbm)

9 curtidas

Outro ponto que acredito que deveria destacar é o relacionamento com a instituição.

Particularmente falando, acredito que meu limite é bem mais alto que minha renda por causa do meu relacionamento com o Nubank. Uso o Nu faz mais de um ano, e esse relacionamento eu faço pelos meus investimentos no app do Nu, pelas transferências que faço pelo Pix, as compras no débito e crédito. Enfim, minha conta é movimentada :grin:

5 curtidas

Eu acredito que tudo pode melhorar quando existe dedicação. Muitos clientes querem créditos, mas não fazem por onde. Eu prefiro provar pro banco que sou merecedor de um aumento, e digno de confiança

3 curtidas