Pq tanto interesse dos bancos e fintechs pelo PIX ❓

https://www-jornalcontabil-com-br.cdn.ampproject.org/v/s/www.jornalcontabil.com.br/por-que-o-banco-quer-tanto-o-seu-pix/?amp_js_v=a2&amp_gsa=1&fbclid=IwAR0-zyvY0v8tA_xCqrGceOVK2pRclUGBVZkEbSvEkdqJIjdjuXyz-dW3in4&amp&usqp=mq331AQFKAGwASA%3D#aoh=16024571315078&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&amp_tf=Fonte%3A%20%251%24s&ampshare=https%3A%2F%2Fwww.jornalcontabil.com.br%2Fpor-que-o-banco-quer-tanto-o-seu-pix%2F

9 curtidas

Olá @ArtGravata, muito interessante essa matéria. Obrigado por compartilhar!

2 curtidas

Valeu @ArtGravata, esse artigo é uma ótima leitura…
Finalmente entendi o porque dos bancos estarem fazendo promoções para que seus clientes ativem as chaves PIX neles primeiro.

6 curtidas

Olá. Obrigada por postar. Até então não sabia o porquê disso. Essa reportagem nos mostra o" lado oscuro " do cadastramento do pix.

4 curtidas

Muito obrigado @ArtGravata, por postar , eu já tinha esse pensamento sobre o interesse dos bancos no pix

4 curtidas

Tanto é verdade, que o Banco do Brasil admitiu estar usando essa tática “O objetivo é fazer com que os clientes cadastrem no BB as três chaves principais – CPF, telefone e e-mail”, informou o banco.

Pois é, comigo o BB cadastrou o meu CPF “na marra”! :sweat_smile:

4 curtidas

Realmente essa e a idéia deles, pegar tudo que pode. Mas ainda existe boas almas no sistema financeiro como o Nubank. Não precisa chamar de puxa saco tá.:rofl:
E que existe uma norma no banco central de que você pode cadastrar a chave PIX que quiser, e não necessariamente o dado que você usou para abrir a conta no banco e ter até 5 chaves PIX por instituição mas o CPF e único e só pode em um banco, e poucos respeitam isso hoje.
No meu caso foi o seguinte. Meu CPF está no Nubank, meu telefone principal no Santander, meu email principal no Inter. Com essa regra de editar chaves e eu ter criado um email especial pro PIX e ainda ter mais um número de celular meu além do principal ficou assim.

Nubank: CPF, e-mail secundário, telefone secundário. Nubank permite a edição de e-mail e telefone para o cadastro PIX seguindo a norma do BC

INTER: e-mail principal (o Inter só permite usar como chave PIX e-mail e telefone usado no cadastro original, ou seja não pode editar contrariando as normas do BC para cadastro PIX. (talvez por motivo de segurança)

Santander: telefone celular principal usado na abertura da conta. Sinceramente não me atentei se permite editar ou não as chaves ou só pode a original usada na abertura da conta.

Resumindo

Nubank: CPF/ E-MAIL SECUNDÁRIO/ CELULAR SECUNDÁRIO.
3 CHAVE PIX

Inter: E-MAIL PRINCIPAL
1 CHAVE PIX

Santander: CELULAR PRINCIPAL
1 CHAVE PIX

CHAVES ALEATÓRIAS: Ainda está em aberto. Mas se seguir as regras poderá ter mais duas chaves aleatórias por banco.

Aí pode vir e pergunta como já perguntaram pra mim. Mas para que tanta chave? Por que não fazer uma para cada banco e só? Simples. Inter mal uso, só tenho uma reserva de emergência lá. Santander e salário. O Nubank e meu favorito para uso e contas a pagar e me sinto mais seguro caso tenha que receber valor de um terceiro se passar uma chave que e secundária e não tenha meus dados principais. E se for conhecido de minha confiança posso passar meu CPF sossegado.

Os grandes bancos se não permitir a edição de dados vão ficar pegando a migalha de um cliente aqui de outro ali. Já os que permite editar, o pessoal vai começar a usar números de celular e e-mail alternativos porque todo brasileiro gosta de ter um número de celular e um e-mail a mais mesmo que seja pra aprontar escondido e aí os outros bancos e fintech vão ter muito mais movimento financeiro dos que os grandes. Cuidem o que estou dizendo.:wink::+1:

3 curtidas

Eu também acho que isso aí não pode não. Tem que deixar cadastrar qualquer e-mail ou telefone, desde que eu confirme a posse :thinking:

3 curtidas

Olá pessoal, saúde e paz :pray:t3:

Por nada, estamos aqui para nos ajudarmos mutuamente, tamo juntos :+1:t3::grin:

E eu sempre me questionei, pq um serviço gratuito q provavelmente substituirá os serviços q geram receitas pros bancões, estão sendo tão disputados pelos mesmos :interrobang::thinking::grin:

3 curtidas

Comigo tbm, quando fui cadastrar uma chave lá, já estava o CPF :hushed: mas, como tem a opção de apagar eu apaguei, para cadastrar o CPF em outra instituição e cadastrei meu telefone no BB :+1:t3:

E vamos nos informando melhor, para aproveitarmos dessa concorrência :+1:t3:

Verdade, assim, mesmo perdendo receita, ficando com o cliente dentro do seu sistema, podem induzí-lo a usar algum outro serviço pago além de ficar com o volume de dinheiro dele, para movimentar :+1:t3:

Mas, terá q fazê-lo, pois, é norma do BCB pra todos :+1:t3:

É isso aí @endydealmeida eu não tenho conta no Inter, mas, em todos os outros q tenho, são permitidos, então, creio se eles não tem essa opção agora, mas, terão q oferecer, pq é norma do BCB pra todos :+1:t3:

Legal mesmo é os comments da publicação original :stuck_out_tongue:

1 curtida

Realmente! :sweat_smile:

image

4 curtidas

A guerra está tão grande que tem banco liberando até crédito para segurar o cliente. Sou cliente do Santander também pois recebo o salário por lá. Todo mês ganho aumento de limite de crédito. Já está mais alto que meu salário.:rofl:
Mal sabem eles que assim que liberar o PIX vou fazer um rapa na conta e trazer tudo pro Nubank como eu tinha antes deixando só a taxa e o valor mínimo do Santander Free só pra não perder. Tenho que confessar que o Santander não e ruim o sistema deles de pagamento não. Nunca tive problemas. Mas o Nubank também nunca tive. E aqui me sinto em casa.

1 curtida

Tá todo mundo se mexendo :+1:t3::grin:

1 curtida

Esse pessoal adepto de teorias da conspiração devem se imaginar igual o Neo que acabou de sair da Matrix e descobriu que é tudo uma mentira manipulada. :crazy_face:

4 curtidas

Eu adoro ler essas teorias malucas e tentar descobrir como o povo chega nessas conclusões! :sweat_smile:

2 curtidas

Pois é :grin: muita imaginação :roll_eyes::joy::joy::joy: tbm num planeta q tem aproximadamente 8 bilhões de habitantes e ainda tem o ditado q diz: “cada cabeça é um mundo” :thinking: já imaginou, né :question: O tanto de teorias inexplicáveis q existe por aí :roll_eyes::thinking::man_facepalming:t2:

1 curtida

Pois é @WalterRsNh bom pra nós clientes :+1:t3: espero q as mudanças no sistema financeiro, como: PIX, Openbank, etc, fortaleçam a concorrência e tragam pra nós muitos benefícios, assim como foi no campo das telecomunicações :+1:t3::clap:t3::clap:t3::clap:t3: