Preço do NuCoin - quem define?

Quando vou vender meus Bitcoins sou EU quem define o preço que eu quero, e o mercado pode aceitar ou rejeitar minha oferta.
O mesmo ocorre na compra, sou EU quem define o preço da ordem de compra, e alguém pode aceitar ou não minha ordem.

Mas no caso do NuCoin NÃO é possível definir o preço algum!!! nem de compra nem de venda!!!

Isso me deixa em dúvida!

QUE PREÇO É AQUELE QUE APARECE COMO VALOR DO NUCOIN???

DE ONDE VEM AQUILO SE NINGUÉM PODE DEFINIR UM PREÇO DE OFERTA???

PARECE QUE QUANDO ESTOU VENDENDO UM NUCOIN, ESTOU VENDENDO DE VOLTA AO NUBANK, E NÃO PARA OUTRA PESSOA, É ISSO MESMO?
:thinking:

1 curtida

Olá, @Bruno61, seja bem-vindo à nossa Comunidade.

Pelo que eu entendi, o Nucoin usa um sistema chamado pool de liquidez.

Neste sistema, existe uma reserva de Nucoins de um lado, e uma reserva de Reais do outro lado, e, em qualquer momento, as duas reservas são sempre equivalentes em valor.

Não sabemos o tamanho do pool de liquidez ainda, ou seja, quantos Nucoins tem, nem quantos Reais, e esperamos que esses números passem a ser conhecidos assim que o explorador de blocos do Nucoin estiver público. De todo modo, o preço instantâneo de negociação é obtido ao se dividir a quantidade de Reais no pool pela quantidade de Nucoins no pool.

Cada Nucoin comprado tira Nucoins do pool e coloca Reais. Cada Nucoin vendido tira Reais e coloca Nucoins. É com essa dinâmica que o preço varia.

Tentei explicar melhor como eu entendi o funcionamento deste pool de liquidez no tópico abaixo:

14 curtidas

Eu acho chato é a variação de preço entre o que você vê na tela e o que aparece no comprovante. As vezes você até sai no preju. Creio que seria melhor se o comprador ou vendedor mesmo pudesse definir o preço até que surgisse contrapartes querendo vender ou comprar no mesmo valor.

Mt obrigado pela resposta, mas ela foi PREOCUPANTE!!!

Primeiramente parabenizar pelo esforço e empenho na explicação do pool. Li o tópico e é digno de elogio.

Agora, sobre o preço vir do tal pool de liquidez há duas coisas TERRÍVEIS que deixam qualquer um apavorado:

1) a falta de explicação do Nubank:
Em nenhum momento ou lugar achei a explicação oficial do Nubank para o preço. Foi por isso que abri esse tópico, e como você mesmo deixou claro, aquela é a SUA explicação de como vc entendeu, deixnado livre outros usuários para explicar melhor. Não foi a explicação do Nubank. Jamais foi. É extremamente decepcionante.

2) a falta de transparência:
Assumindo que o preço venha do algoritmo da troca justa, mesmo assim, onde está ele? qual o tamanho do pool? de fato NÃO é lastreado (como nós imaginamos) ou será que é (pra dar mais segurança)?
NADA disso sabemos.
NÃO há transparência.
É PAVOROSO!

Resumindo, o Nubank controla a negociação da Nucoin e controla o preço, mesmo que de forma automática. O banco pode parar a negociação na hora que quiser! e isso já ocorreu.

Dessa forma não dá para saber a direção do ativo, não é sustentável. Acho a ideia boa, como recompensa, mas como investimento estou totalmente decepcionado pela falta de transparência e falta de livre mercado!

Todos os criptoativos que não são moedas oficiais de países (às chamadas CBDC), não possuem lastro.

Além de não possuírem lastro, também não possuem seguro do governo (Tesouro) e nem do FGC (Fundo Garantidor de Crédito).

Às CBDC (Central Bank Digital Currency), são moedas digitais emitidas por bancos centrais que funcionam como uma versão virtual do dinheiro de um país.

No caso do Brasil, a nossa CBDC é a moeda digital DREX.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 7 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.