Preço médio de ação não atualiza no aplicativo

Olá, no último dia 30 de abril a Cemig(CMIG4) fez a bonificação de 30% para seus acionistas, sendo assim houve aumento de capital, com isso o preço das ações foi corrigido para baixo.

Verificando no aplicativo da NuInvest percebi que o preço médio das minhas ações CMIG4 ainda estão com o preço médio antigo e o aplicativo NuBank mostra que estou perdendo capital nesta ação, porém pelos meus cálculos deveria estar mostrando um ganho de capital, bem como o preço médio ajustado.

Alguém de vocês está com o mesmo problema nessa ação?

3 curtidas

Depende. A bonificação veio do que? Venda de ativos?

Geralmente, a empresa vende um galpão (exemplo) com lucro e isso quera um bônus a mais. Porém o galpão era do portfólio da empresa, ou seja, o valor da ação na Sexta era um contando com o galpão. Hoje o preço da ação será outro, subtraindo do seu portfólio a venda do galpão com o lucro que conseguiu na venda desse galpão.


Analogia

E como o seu patrimônio que é tudo que tem ser avaliado em R$100 mil, mas a venda da geladeira da sua casa você havia pagado R$1 mil, e conseguiu vender ela por R$1100,00. Ou seja, conseguiu um lucro de 100. Então hoje o seu patrimônio está avaliado em 100 mil - 1000 = 99 mil. E na sua carteira você vai receber 1100,00, mas o valor do patrimônio agora é 99 mil.

Isto é, a ação é o resultado do seu patrimônio, logo, o patrimônio da empresa. Mas, a bonificação será os 1100,00. Ou seja, no seu caso, a ação caiu de preço por seu valuation, além da macroeconomia. E por isso, o preço caiu. Nada mais é bonificação do que lucro de uma venda.

E mais complexo que isso, só pra “facilitar” a explicação.


Então, não se assuste o preço do mercado pode oscilar não só por causa da bonificação, mas devido a macroeconomia e oferta/demanda também. O que recomendo é procurar informar as situações do preço ter caído, e não acredito que seja devido a integração dos app nuinvest e nubank.

Tem um site chamado status invest pode te ajudar a esclarecer o que é essa bonificação, além do Hub3 para ver informações de mercado, se tem algum dado americano que mexeu com o preço ou outro motivo não aparente.

6 curtidas

Olá Lucas, obrigado pela análise, mas meu questionamento é por quê o preço médio não foi corrigido no aplicativo da NuInvest/Nubank.

Eu conversei com pessoas que tem a mesma ação em outras corretoras que tiveram a correção feita depois da bonificação de 30% em ações.

2 curtidas

Hum… A bonificação veio em ações.

Então, neste caso é melhor consultar o atendimento da nuinvest ou do nubank nesse caso mais específico. Deve ter algum prazo para o acréscimo, não? :thinking:

O e-mail geralmente informa isso ai. Da uma olhadinha quando Recebeu essa bonificação.

5 curtidas

Sim, eu já recebi, no meu caso foram 450 ações, porém como disse, o preço médio continua o mesmo de antes da bonificação.

É bug do sistema da Nubank mesmo, não afeta meu investimento porém fica ruim para analisar pois não corresponde ao valor real.

1 curtida

Já tem tempo que eu sequer olho para o preço médio mostrado pela NuInvest, mas, até onde eu me lembro, a NuInvest:

  • não atualiza o custo médio dos ativos em caso de bonificação;
  • não considera as taxas da B3 no cálculo do custo médio;
  • não atualiza o custo médio em caso de agrupamentos e desdobramentos;
  • não atualiza o custo médio no caso de exercício de subscrições nem de aquisição em ofertas públicas;
  • [EDIT] não atualiza o custo médio em caso de amortização parcial.

Em resumo, usar o custo médio mostrado para o ativo só vai fazer sentido se o ativo foi adquirido no mercado secundário e não passou por eventos de bonificação/agrupamento/desdobramento, e nisto ainda não terá considerado as taxas da B3, estará com um desvio pequeno.
Nos demais casos, o desvio poderá ser gigantesco.

A mensagem: não confie no custo médio fornecido pela NuInvest, faça os próprios cálculos.

Fica a expectativa de que, nesta integração NuBank–NuInvest venham melhores ferramentas de cálculo do custo médio. Mas, mesmo que venham, não tira a responsabilidade que é do próprio investidor de fazer este cálculo.

14 curtidas

Obrigado pelas informações, Fernando!

Também espero melhorias nas ferramentas de investimento do app com essa integração.

Vamos ficar na torcida.

3 curtidas

para preço medio normalmente eu uso um controle por fora,
pq sempre que tem bonificação, split , subscrição ou qualquer outra coisa acaba bugando em todas as corretoras.

talvez a opção de definir manualmente o preço medio seja uma boa, e depois ele vai só atualizando confirme as compras.

7 curtidas

Ei ia até falar da Receita, mas deixa pra lá, não quero passar raiva. :sunglasses:

Eu não confio nos dados do NuInvest para rendimento e custo médio, mantenho o acompanhamento por terceiros. Os dados não são confiáveis.

2 curtidas

Espero que mude isso a partir desta integração.

1 curtida

Toda sugestão é bem vinda… :pray:

Só vamos ter um pouquinho de calma, pois toda integração é assim mesmo. Não tem como ser perfeito.

1 curtida

Estou com um problema similar.

A bonificação foi em cima da quantidade das ações com um valor nominal de R$5.00, porém o Nubank está calculando os 30% em cima do valor investido ao invés adicionar a quantidade de ações e realizar o cálculo com o valor nominal da bonificação, logo subindo o valor do custo médio significativamente, no meu caso chegou a me deixar negativo, no meu controle estou positivo.

Entrei em contato com eles faz uma semana e estou no aguardo da resposta, me deram um prazo de 3 dais úteis, mas nada ainda.

Pode ser que esteja passando pelo mesmo problema, consulte o valor aplicado informado no app e em seu controle e verifique se n está com 30% de aumento no app.

2 curtidas

Consulte o portal da B3 e suas notas de corretagem as corretoras sao muito bugadas

No portal da B3 tem o calculo do valor médio? Procurei e não achei lá.

Não tem.

EDIT: :point_down:

Mas ali vai ter boa parte do histórico de transações, com os preços envolvidos. Se só tiver eventos de compra e venda, agrupamento e desdobramento, talvez seja possível usar só os dados da B3.

Mas acredito que não tenha valores no caso de eventos como bonificações, amortizações, dentre outros, e para isto seria necessário procurar o que foi declarado nos comunicados emitidos pela empresa dos registros feitos junto à CVM.

3 curtidas

Eu lanço as minhas notas em planilha para sempre conferir e fazer o IR e tambem lanço no site do investidor 10 para conferir com a planilha, faço tudo isso manualmente na hora que invisto algo

2 curtidas

Nao tem mesmo, eu entrei na minha conta, faz o seguinte, cadastra no status invest e conecta com a b3 que ele puxa seus dados automatico

1 curtida

Gostaria de relatar uma situação preocupante que observei em relação às minhas transações de ações realizadas por meio da plataforma Nubank Investimentos.

No dia 12/03/2024, efetuei a compra de ações da CMIG4 com um preço médio de R$ 11,96, no entanto, ao revisar os registros, percebi que esse valor estava significativamente acima do preço de mercado da CMIG4 naquele momento. Adicionalmente, no dia 14/03/2024, outra transação foi realizada com um preço de R$ 11,23 por ação, e no dia 19/03/2024, adquiri ações por R$ 11,60 cada.

Após uma análise mais detalhada, constatei que o valor mais alto histórico da CMIG4 foi de R$ 10,52, conforme informações disponíveis publicamente. Pesquisei em diversas fontes, incluindo o site do Nubank e gráficos que demonstram o histórico da empresa, e não encontrei nenhum indicativo de que o preço das ações da CMIG4 tenha atingido os valores mencionados nas datas das minhas transações.

Diante disso, acredito que houve um erro significativo na precificação das ações no momento das transações, o que resultou em um prejuízo considerável para mim. A diferença entre o preço pago e o valor real das ações chega a ser mais de R$ 1,00 por ação.

1 curtida