Precificação incorreta de ações no Nubank

Gostaria de expressar minha preocupação em relação a uma situação que observei recentemente em minhas transações de ações realizadas por meio da plataforma Nubank Investimentos.

No dia 12/03/2024, efetuei a compra de ações da CMIG4 com um preço médio de R$ 11,96 por ação. No entanto, ao revisar os registros, constatei que esse valor estava consideravelmente acima do preço de mercado da CMIG4 naquela data. Além disso, no dia 14/03/2024, outra transação foi realizada com um preço de R$ 11,23 por ação, e no dia 19/03/2024, adquiri ações por R$ 11,60 cada.

Realizei uma análise minuciosa e descobri que o preço mais alto histórico da CMIG4 foi de R$ 10,52, conforme informações publicamente disponíveis. Consultei diversas fontes, incluindo o site do Nubank e gráficos que demonstram o histórico da empresa, e não encontrei nenhum indicativo de que o preço das ações da CMIG4 tenha atingido os valores mencionados nas datas das minhas transações.

Diante disso, acredito que houve um erro significativo na precificação das ações no momento das transações, resultando em um prejuízo considerável para mim. A diferença entre o preço pago e o valor real das ações chega a ser mais de R$ 1,00 por ação.

Portanto, solicito formalmente a correção desse erro por parte do Nubank, bem como o reembolso da diferença de preço que paguei a mais em cada uma das transações mencionadas. Agradeço antecipadamente pela atenção dispensada a este assunto e aguardo uma resposta o mais breve possível para que possamos resolver essa questão de forma satisfatória.

4 curtidas

Oi @Murilo_Maciel1, obrigado por compartilhar suas preocupações, percepções e análises.

Assim, ficamos mais atentos nessas operações.

Tenho certeza que o time responsável por está área vai dá uma olhada cuidadosa .

2 curtidas

Todos os preços médios nas minhas compras estão errados.

1 curtida

O preço médio do nubank está sempre errado, principalmente se ocorreu desdobramento ou bonificação. Reveja o quanto foi devidamente abatido no extrado, pois nenhum valor no dia 12/03/2024 superou R$10,00

Dai faça o cálculo: Valor descontado/número de ações adquiridas

2 curtidas

De que forma você fez essa compra? Ordem pelo valor de mercado ou preço desejado?

Pergunto isso, pois não recomendo as ordens por valor de mercado, o spread está muito surreal e infelizmente não podemos reclamar, visto que é algo normal e uma crítica é não termos uma visão como um book de ofertas.

Eu fico bastante decepcionado com os valores, pela Nuinvest eu sempre conseguia um valor muito bom, agora na Nubank existe muita insegurança, infelizmente.

1 curtida

Realizei a compra pelo preço de mercado, entretanto, constatei que fui cobrado um valor superior ao estabelecido pela B3, uma média de R$ 1,00 a mais por ação. Diante disso, decidi contatar um advogado especializado no setor financeiro e iniciar um processo de indenização, visto que tal cobrança se mostra claramente inadequada. Ao me comunicar com a equipe responsável do Nubank, deparei-me com respostas evasivas, e minha demanda não recebeu a devida seriedade, ignorando inclusive as evidências que apresentei, como imagens que comprovam a cobrança acima do valor estipulado. Possuo várias provas que corroboram essa prática, a qual viola tanto o Código de Defesa do Consumidor quanto os acordos de negociação de ações na bolsa de valores.

1 curtida

Eu conferi e eles vacilaram mas decidiram não corrigir ainda. Realizei a compra pelo preço de mercado, entretanto, constatei que fui cobrado um valor superior ao estabelecido pela B3, uma média de R$ 1,00 a mais por ação. Diante disso, decidi contatar um advogado especializado no setor financeiro e iniciar um processo de indenização, visto que tal cobrança se mostra claramente inadequada. Ao me comunicar com a equipe responsável do Nubank, deparei-me com respostas evasivas, e minha demanda não recebeu a devida seriedade, ignorando inclusive as evidências que apresentei, como imagens que comprovam a cobrança acima do valor estipulado. Possuo várias provas que corroboram essa prática, a qual viola tanto o Código de Defesa do Consumidor quanto os acordos de negociação de ações na bolsa de valores.

1 curtida

Ao me comunicar com a equipe responsável do Nubank, deparei-me com respostas evasivas, e minha demanda não recebeu a devida seriedade, ignorando inclusive as evidências que apresentei, como imagens que comprovam a cobrança acima do valor estipulado. Possuo várias provas que corroboram essa prática, a qual viola tanto o Código de Defesa do Consumidor quanto os acordos de negociação de ações na bolsa de valores. Creio que infelizmente vou ter que processar o Nubank para que eles venham corrigir o erro.

2 curtidas

@Murilo_Maciel1
Boa sorte, mas só explicando que mesmo comprando pelo “valor a mercado”, não chegaria a esse valor. O máximo do dia foi de 8,98.
De qualquer forma, você não pagou a mais pela ação. Muito provavelmente está com o erro do valor pela bonificação.
Minha média, por exemplo, na CMIG4 é de 8,22 reais/ação. No Nubank está de 11,22

“A Cemig (CMIG4) aprovou, em assembleia geral ordinária e extraordinária realizada nesta segunda-feira (29/04/2024), o aumento de capital social de R$ 11 bilhões para R$ 14,3 bilhões, por meio da bonificação de ações.”

Nessa bonificação, o valor pelo Nubank foi alterado. Infelizmente o sistema para contabilizar compra e bonificação deles é falho e não confiável como informei. Você não pagou a mais, só não tem uma representação fidedigna do que foi passado.
Meu valor médio na compra ficou “menor” com a bonificação, enquanto que no nubank apresenta um valor “maior” após a bonificação.

Reforçando, você não foi cobrado a mais. Confira o extrado. O mais provável é que o sistema insuficiente apresenta essa falha de valor médio após bonificação. É um erro frequente ao se investir pelo Nubank. A ação provavelmente não dará em nada.

*Edit.: esse ponto já foi reforçado por mim e outros clientes repetidamente. Mas a instituição parece que possui outras prioridades

3 curtidas

Muito obrigado pela explicação esclarecedora, @JoaoMelo.

Vou insistir no meu benefício da dúvida ao Nubank para essa área.

Nesse caso, creio que já devem estar trabalhando muito para corrigir essas inconsistência.

Não deve algo fácil de corrigir. Mas, acredito, ainda, que tudo será resolvido.

2 curtidas

Independente de inconsistências de valores eu recomendo vocês não utilizarem ordens pelo valor de mercado, pois já verifiquei valores muito diferentes do que a cotação de fato variou no dia.

Num exemplo que fiz dias atrás eu poderia “perder” mais de 50 reais se o valor mostrado fosse executado e o detalhe é que a cotação mostrada via app estava correta, mas o saldo a receber após uma venda considerava uma cotação muito inferior, essa margem de segurança que existe no app está na verdade gerando confusão e desconfiança, porque se uma ordem minha for executada daquela maneira eu não poderei reclamar.

Dica: Usem sempre o Home Broker ou a compra/venda por valor desejado no app.

2 curtidas

Os preços que você pagou estão corretos.

O que aconteceu foi que em abril de 2024 a CMIG4 fez uma bonificação de 30% para todos os acionistas. Todos receberam 30% a mais de ações a um preço de R$5,00 por ação. Pode conferir no seu total de ações de CMIG4. A cada 100 ações, você recebeu 30 a mais.

Neste processo de bonificação, o preço de cada ação cai, e os gráficos e preços históricos exibidos em todo lugar são alterados para refletir essa queda. Então acontece essa coisa bizarra de você ter comprado um ativo por R$11 e ao olhar o preço dele nesta data você ver que ele foi vendido por R$10. Mas não foi. Isso foi um ajuste feito nos preços históricos devido a bonificação.

O problema do Nubank com relação a esta bonificação da CMIG4 é que o sistema deles não inseriu o valor correto de R$5 por ação nas novas ações que foram creditadas via bonificação. Então o preço médio de CMIG4 que é exibido pelo aplicativo está errado, para todo mundo. Eu abri chamado no suporte com relação a isso e o atendente me disse que o time está ciente mas que não há previsão para correção :confused:

1 curtida