Precisa fechar sua conta? No Nubank, até isso é fácil

Encerrar uma conta em banco é algo burocrático e difícil. Já a NuConta é tão simples que esse processo leva menos de um minuto.

Precisa fechar sua conta? No Nubank, até isso é fácil


A gente sabe que fechar uma conta em banco, seja uma conta-corrente ou conta-poupança, pode dar uma grande dor de cabeça: são muitas burocracias que tornam o processo complexo e cansativo.

Como fechar uma conta em banco

Segundo o Banco Central do Brasil, existe um procedimento a ser seguido para fechar uma conta em banco. O cliente deve:

  • solicitar o encerramento da conta por escrito;
  • devolver à instituição os cartões e folhas de cheque não utilizadas;
  • cancelar os futuros débitos automáticos;
  • manter recursos para pagar contas anteriores.

O banco ou instituição financeira em que o cliente tem conta pode levar até 30 dias para cancelar a conta.

Em alguns bancos, o encerramento pode ser feito logo após a solicitação, caso não exista nenhuma pendência do cliente.

O banco também deve, obrigatoriamente , entregar ao consumidor um termo de encerramento com todas as informações da conta que será fechada – é importante guardá-lo: ele é a garantia de que a conta foi de fato encerrada.

Se você deixou de movimentar uma conta, mas não a encerrou formalmente, fique atento: deixar sua conta sem movimentação não encerra a sua conta. Tarifas de manutenção podem continuar sendo cobradas mesmo com a conta inativa.

E como encerrar a NuConta?

A NuConta é uma conta livre de burocracias. Gerenciar e usar a conta digital do Nubank é fácil – assim como encerrá-la.

Cancelar a NuConta é simples e leva menos de um minuto.

  • No aplicativo do Nubank, basta tocar em seu nome,
  • Escolher “Configurar NuConta” e a opção Cancelar.
  • Se o saldo de sua NuConta estiver zerado, é só confirmar o cancelamento e pronto.

A NuConta já estará cancelada e você receberá um e-mail confirmando o encerramento.

Caso ainda tenha saldo em sua conta, é necessário retirá-lo antes de cancelá-la. Isso pode ser feito através de TED gratuita para outra conta em seu nome, em qualquer banco.

Se você contratou o empréstimo Nubank, é preciso concluir o pagamento para encerrar sua NuConta. É possível antecipar parcelas do empréstimo e quitar os pagamentos quando quiser.

Vale lembrar que a NuConta não tem tarifas de manutenção: ou seja, o cliente não paga nada caso ela fique inativa. Pelo contrário: o dinheiro continua rendendo, todos os dias, a uma taxa maior do que a poupança.

Cancelou sua NuConta e se arrependeu? Não tem problema: caso queira reativar ela em algum momento, é só entrar em contato com a gente.

Seus direitos na hora de cancelar uma conta

Sempre tenha em mente quais são seus direitos ao contratar ou encerrar um serviço ou compra. No caso do encerramento de uma conta em banco, o cliente:

  • sempre pode solicitar o cancelamento da conta: não existe um prazo mínimo para utilização da conta-corrente;
  • deverá, ao longo de todo o processo, ser informado sobre a data efetiva de cancelamento;
  • deve receber o comprovante de encerramento – fornecido pelo próprio banco – e demais documentos que comprovem a quebra de contrato com a instituição;
  • saber quais são as cobranças que devem ser quitadas caso tenha alguma pendência.

Tem alguma dúvida em relação à NuConta? Saiba mais sobre ela aqui ou entre em contato através de nossos canais de atendimento oficiais – chat, e-mail ou telefone.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira.

Fonte:Fala Nubank

3 curtidas

Ótima dica @Luiz_S

2 curtidas

Ótimo tópico, nem cabe comentários. @FilipeL @Binho

1 curtida

tá aí um recurso que jamais quero utilizar kkkkkk :purple_heart:, mas é legal ver que até isso é fácil, porque tô fechando uma em um certo banco laranja, que precisei acionar a justiça pra isso, pois não me deixam.

1 curtida

Ótima dica, mas acho loucura querer deixar o Nubank rs

2 curtidas

encerrei minha conta no Nubank faz um ano, e até hoje recebo email do Nubank… o que tenho que fazer para remover meu email dos cadastros? Não quero mais contato com o Nubank.

Oi, @Sandro_de_Paula
Tem um tópico aqui na comunidade que pode te auxiliar neste assunto, ele é super esclarecedor, dá uma lida lá:

1 curtida

E depois de encerrar a conta, fico recebendo o boleto do cartão de crédito por email?

Se o cartão continuar ativo, sim. São produtos independentes.